SóProvas


ID
51112
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre um substrato atingido por umidade, localizado em uma parede de alvenaria comum de uma residência unifamiliar térrea, com fundação direta, considere:

I. A pintura deve ocorrer somente com o uso de tintas com base PVA cujo solvente é a água pois, em presença da umidade local, a reação de cura reduz e fará com que a tinta preencha os poros abertos que permitem a percolação da umidade. 

II. A retirada da camada de tinta antiga deve ocorrer com o uso de ferramentas abrasivas, lavagem com solução de hipoclorito de sódio, secagem ambiente e/ou forçada, e aplicação de base selante de elementos químicos de mesma base que a tinta. 

III. A neutralização de camadas de reagentes químicos relacionados à cal deve ser executada antes da aplicação da camada selante e antes da pintura, evitando a higroscopia dos poros da alvenaria, que ficam em contato com a umidade do solo. 


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Peço ajuda aos universitários.

    Por que a afirmativa está incorreta?

  • I. A pintura NÃO deve ocorrer com o uso de tintas com base PVA cujo solvente é a água em presença da umidade local.

    “As tintas látex podem ser de dois tipos: à base de PVA e resina acrílica.

    As tintas à base de PVA são adequadas para aplicações em ambientes internos e elas secam rapidamente. Porém, não é adequada para ambientes externos e com muita umidade e não são laváveis.

    Por outro lado, as tintas acrílicas apresentam propriedades melhores do que as PVAs, mas são mais caras. As tintas acrílicas apresentam impermeabilidade maior do que as PVAs e podem ser utilizadas em ambientes externos, áreas úmidas, como sinalização horizontal em ruas, estradas e pistas de pouso.”

    Referência: Estratégia Concursos

    --

    Acho que esse item ficaria correto assim:

    III. A neutralização de camadas de reagentes químicos relacionados à cal deve ser executada APÓS da aplicação da camada selante e EXECUTADA PELA TINTA DE REVESTIMENTO, evitando a higroscopia dos poros da alvenaria, que ficam em contato com a umidade do solo.

    “4.2.2 Ser quimicamente inerte

    A tinta que reveste uma superfície deve apresentar uma elevada inércia química com os agentes do meio agressivo. Estes agentes, que podem ser físicos ou químicos, serão vistos detalhadamente no Capítulo 7.

    Entre estes agentes, citamos a água. A película de tinta deve representar elevada resistência à ação da água, cujas origens podem ser o vapor d’água na atmosfera, a umidade relativa, o orvalho, a chuva, a neve, o granizo, a neblina e a maresia.

    E seus mecanismos incluem a adsorção, a permeabilidade de íons, a absorção química, a osmose, a eletro-osmose e a própria resistência química à ação dos reagentes do meio ambiente.”

    Referência: Livro Pintura Imobiliária (Paulo Furtado), LTC, 2014

    .

    Gabarito: Letra C