SóProvas



Prova FCC - 2009 - TJ-SE - Analista Judiciário - Engenharia Civil


ID
39142
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere a seguinte recomendação:

Os botões semelhantes da barra de tarefas devem sempre ser agrupados a fim de minimizar o espaço utilizado (Windows XP, edição doméstica).

São formas possíveis de principiar o cumprimento desta recomendação (considerar o modo clássico em quaisquer circunstâncias e mouse destro); clicar em Iniciar com o botão

Alternativas
Comentários
  • seguindo essa ordem,não dá em painel de controle.Vai diretamente em propriedades da barra de tarefas e menu iniciar. T__T
  • A alternativa "c" está errada por que na aba "Barra de tarefas" não há opção "Configurações".
  • Podemos exibir o menu de duas formas: Menu Iniciar e Menu Iniciar Clássico.No "Menu Iniciar" a opção painel de controle de controle é vista de imediato.No "Menu Iniciar Clássico" teremos que ir em configurações e depois em Painel de controle.
  • assertiva 'a' está certinha, são esses os procedimentos a serem realizados no modo clássico,entretanto, no modo windowns XP para se atingir o mesmo objetivo realiza-se procedimentos diferentes.
  • NÃO HÁ ALTERNATIVA CORRETA.A CORRETA SERIA: DIREITO DO MOUSE E ESCOLHER COM O ESQUERDO PROPRIEDADES COM O DIREITO,BARRA DE TAREFAS COM O DIREITO, AGRUPAR BOTÕES SEMELHANTES E OK
  • Direito do mouse e escolher Propriedades ir a aba Barra de tarefas e em seguida clicar na caixa Agrupar botões semelhantes na bara de tarefa
  • A resposta correta é letra A, pois clicando em painel de contrele também vai aparecer a opção barra de tarefas e meu iniciar
  • Complementando o Klevison...

    Para utilizar o modo clássico(estilo de menu de opções anteriores do windows),  basta clicar em Iniciar com o botão direito do mouse, escolher Propriedades  e marcar a opção Menu 'iniciar' clássico.
  • A confusão maior é na redação das frases!

    Primeiro coloque o menu Iniciar no modo clássico. Botão direito do mouse na barra de tarefas, opção Propriedades, aba "Menu Iniciar".

    Feito isso vejamos a resposta!

    Observe que o enunciado já introduz a sequência ao finalizar dizendo "clicar em Iniciar com o botão".

    A) direito do mouse e escolher Propriedades (uma opção) ou com o esquerdo, escolher Configurações e depois, Paniel de Controle (outra opção).

    Trocando em miudos:

    Clicar no menu Iniciar com o botão direito do mouse e escolher Propriedades nas opções que aparecem.

    OU

    Clicar no menu Iniciar com o botão esquerdo (vai abrir o menu), e escolher Configurações, Painel de Controle. É uma forma possível de se chegar na configuração solicitada no enunciado. (você terá ainda que escolher "Barra de tarefas e menu Iniciar".)

    Bons estudos!

     

  • a dificuldade da questão é a vírgula.

  • Não vejo erro algum nesta questão!

    Passei para o modo clássico e, tanto com o botão esquerdo quanto com o direito do mouse, quando clicado o botão iniciar, a resposta (A) é a que atende perfeitamente.

    Às vezes, para responder questões de informática, temos que deixar de lado o internetês e atentar para o correto e bom português!



  • Questão mal formulada. O gabarito está incompleto. Por eliminação, a menos errada é assertiva a)

ID
39148
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma das formas para que os arquivos vitais do sistema não sejam danificados em razão de acessos impróprios é

Alternativas
Comentários
  • SEGUE O PROCEDIMENTO PARA OCULTAÇÃO DOS ARQUIVOS PROTEGIDOS...1-Clique duas vezes em Meu computador na área de trabalho.2-No menu Ferramentas , clique em Opções de pasta .3-Clique na guia Exibir e, em seguida, clique para selecionar a caixa de seleção Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional para ocultar arquivos protegidos do sistema operacional.:)
  • como padrão os arquivos protegidos do sistema operacional vem ocultos, mas se quiser alterar essa configuração para vê-los:Utilize a sequência:1) abrir windows explorer2) localizar a pasta com arquivos protegidos Ex.: "C:\"3) menu "Ferramentas" - "opções de pasta" - "Modos de exibição" - "Configurações avançadas" - "Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional".depois, é bom voltar a configuração para evitar problemas!
  • Letra E. A letra A provoca a tentativa de abertura do conteúdo para exibição. A letra B não faz sentido, além de não existir. A letra C serve para organização, porém arquivos executáveis continuarão sendo mostrados. A letra D é semelhante a letra C, e não cumpre o papel solicitado na questão.
  • Letra E. A letra A provoca a tentativa de abertura do conteúdo para exibição. A letra B não faz sentido, além de não existir. A letra C serve para organização, porém arquivos executáveis continuarão sendo mostrados. A letra D é semelhante a letra C, e não cumpre o papel solicitado na questão.

ID
39151
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Suponha que uma pessoa nasceu na segunda metade do século XX e que, no ano x² , ela terá x anos. Assim sendo, o ano do nascimento dessa pessoa é

Alternativas
Comentários
  • 1) deve estar entre 1.950 e 2.000 (segunda métade do século 20)2) interpretação:sendo:no ano x^2 terá x anos;dado: y é o ano de nascimento;teremos: x.x - y = x3) calculando:x.x - y = xy = x.(x-1)4) achando a resposta:O ano de nascimento(y) será um valor resultande da multiplicação de dois números consecutivos(x e x-1).Assim,O ano de nascimento será próximo de x.x.Assim,Entre 1.950 e 2.000 teremos:45 x 45 = 2.025 -> atende é o mais próximo.Agora, calculamos pelo erro/tentativa:45 x 46 -> não serve, pois irá ser maior que 2.025 e maior que 2.000.45 x 44 -> 1980 - serve, pois está entre 1.950 e 2.000.44 x 43 -> 1892 -> não serve, pois está abaixo de 1.950.Resposta: 44x45 -> x=44 -> resposta: 1980Simples não.
  • Se a pessoa naasceu na segunda metade do seculo XX, entao nasceu entre 1950 e 2000.E se no ano x2 ela tera x anos, quer dizer que para achar o ano atual basta elevar sua idade ao quadrado.Através da tentativa:idade: 30x30=900, nao serveidade: 40x40=1600, nao serveidade: 45x45=2025, serve.Vamos tirar a prova: se no ano de 2025 ela tem 45 anos, entao: 2025 - 45 = 1980.1980 é o ano de nascimento dela.
  • não entendi mesmo

    Alguém faria a bondade de mandar um recado com a explicação

    VLWS
  • Segundo o enunciado, a idade da pessoa ("x anos") ao quadrado dá um certo ano qualquer ("ano x^2").
    Se subtrairmos a idade da pessoa do ano em questão, chegaremos a seu ano de nascimento.

    Fórmula: idade^2 - idade = ano_nascimento.

    Por tentativa e erro, cheguei a idade de 45 anos, que, ao quadrado, dá 2025. Aplicando na fórmula:
    2025 - 45 = 1980.

    Se você tentar com a idade 44 ou 46, o ano de nascimento ficará inferior a 1950 ou superior a 2000.
  • Resolução:

    1950< x² < 2000

    Ela nasceu depois de 1950, temos que fazer testes!

    X = 40 , temos 40² = 1600, ela tem 40 anos e nasceu em 1600- 40 = 1560 ( não serve)

    X = 43 , temos 43² = 1849, ela tem 43 anos e nasceu em 1849 -43 = 1806 ( não serve a pessoa nasceu entre 1951 e 2000)

    X= 44 , temos 44² = 1936 , ela tem 44 anos e nasceu em 1936 – 44 1892( não serve a pessoa nasceu entre 1951 e 2000)

    X = 45 , temos 45² =2025 , conclusão ela tem 45 anos e nasceu 2025 – 45 = 1980

    Resposta letra A

     

    (in http://www.brunovillar.com.br/artigo/matematica/simulado-comentado-para-o-trt-pr?tid=5)

  • Continuo sem entender a questão. 

    Se alguém tiver uma outra forma de resolver e puder me explicar..eu agradeço.

    Obrigada
  • Que redação escrota!


  • que redação kooooo


ID
39157
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Trocando a ordem das letras OEMTSIO obtém-se um adjetivo que é um sinônimo da palavra OBSTINADO. A letra central desse adjetivo é

Alternativas
Comentários
  • A palvra é:TEIMOSOletra central=M
  • mais pq m?

     

  • difícil aceitar que teimoso é sinônimo de obstinado, rs.


ID
45112
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O gestor de um órgão público determina que, em todos os endereços de correio eletrônico, o nome do domínio seja composto pela sigla do órgão (TJ) considerando o padrão de sites governamentais brasileiros para o Estado de Sergipe (SE).

Para cumprir corretamente essa determinação, os e-mails (onde "usuário" representa o nome do remetente) devem ter a seguinte estrutura:

Alternativas
Comentários
  • Queria uma explicação dessa questão..
  • Bom, vou explicar à minha maneira, q ñ sei é a teoria fundamental da coisa, mas é lógica e real.Geralmente quando se registra um site, há e-mails disponíveis para uso de acordo com a url registrada. Ex: - Site: www.heloise.com- Tipo de extensão do e-mail disponível: @heloise.comNeste caso, o endereço do site é http://tj.se.gov.br/.Logo, usuario@tj.se.gov.br
  • O 'br' refere-se ao país ao qual o e-mail pertence.O 'gov' é uma sigla que indica que o site é governamental, da mesma forma que temos 'com' para comercial, 'pro' para professor...O 'se' é a sigla do estado do Sergipe. Por exemplo, o site oficial do governo do estado do sergipe é 'www.se.gov.br'. Provavelmente todos os sítios relativos ao governo são 'www.algumacoisa.se.gov.br'.Então, chegamos ao tribunal de justiça, de forma que o endereço seja 'www.tj.se.gov.br'.Quando se digita isso no navegador ele faz algo como: procurar o site do tribunal de justiça, do estado do Sergipe, site governamental, brasileiro.Da mesma forma procede-se quanto ao e-mail, procura-se o usuário tal, que se encontra no site do tribunal de justiça, do estado do Sergipe, site governamental, brasileiro. É um padrão.
  • Geralmente os endereços de e-mail têm a seguinte estrutura: usuário@provedor.serviço.país de origemEntretanto, nem sempre é necessário ter um provedor para registrar um domínio. O que você precisa na verdade são 2 servidores DNS já configurados para o seu domínio, em geral quem lhe fornecerá isto será o seu provedor de hospedagem, mas quem tem infra-estrutura própria dispensa provedor. Por isso “tj.se” substitui o nome de um provedor como Hotmail, Yahoo e outros.Fonte: http://registro.sc.gov.br/login/ajuda.html#14
  • O domínio do e-mail é aquele que vem após o @, portanto tj deve vir depois. O padrão para os sites governamentais é o .gov, antecedido então da sigla do estado.tj.se.gov.br
  • Geralmente os endereços de e-mail têm a seguinte estrutura:usuário@provedor.serviço.país de origemEntretanto, nem sempre é necessário ter um provedor para registrar um domínio. O que você precisa na verdade são 2 servidores DNS já configurados para o seu domínio, em geral quem lhe fornecerá isto será o seu provedor de hospedagem, mas quem tem infra-estrutura própria dispensa provedor. Por isso “tj.se” substitui o nome de um provedor como Hotmail, Yahoo e outros.Fonte: http://registro.sc.gov.br/login/ajuda.html#14By:Kênia Karla
  • Vamos simplificar a questão:

    O domínio é o que vem depois de @.   assim você mata a questão.

    domínio do Gmail ... @gmail.com.br

    domínio do Hotmail.... @hotmail.com.br

    Se tinha que ser colocado a sigla "TJ" no domínio..... é depois do @.

    Simples e fácil.


ID
45145
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

As questões de números 26 a 30 referem-se ao Código de Organização Judiciária do Estado de Sergipe.


Vagando o cargo de Presidente e o de Vice-Presidente, concomitantemente, o

Alternativas
Comentários
  • O Código de Organização Judiciária do Estado do Sergipe, como em outros estados, tem em sua hierarquia, abaixo do cvice-presidente, os Desembargadores. Os prazos para convocação de eleições são variávieis em cada estado.
  • O Código de Organização Judiciária do Estado do Sergipe determina em seu artigo 19:

    Art. 19 - O Tribunal de Justiça é presidido por um dos seus membros, eleito por dois (2) anos, e dois

    (02) outros Desembargadores, eleitos na mesma oportunidade, e por igual período, exercerão as

    funções de Vice-Presidente e de Corregedor Geral da Justiça, proibida a reeleição para o mesmo

    cargo.

    § 3º - O Presidente do Tribunal é substituído pelo Vice-Presidente, e este e o Corregedor, pelos

    demais membros, na ordem decrescente de antiguidade.

    Só não encontrei onde está escrito que o tempo é de 30 dias...


  • A resposta encontra-se no art 20, paragráfo único da lei nº 88/2003:

    Vagando o cargo de Presidente e o de  Vice- Presidente, concomitantemente, o desembargador mais antigo assumirá a presidência e convocará eleições, no prazo de trinta dias.

     


ID
45148
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

As questões de números 26 a 30 referem-se ao Código de Organização Judiciária do Estado de Sergipe.


Compõem o Conselho da Magistratura, o Presidente do Tribunal de Justiça e o

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Art. 25. O Conselho da Magistratura, Órgão maior de inspeção e disciplina, a quem compete exercer as atribuições que lhe sejam conferidas por Lei e pelo Regimento Interno, compõe-se dos seguintes membros: 

    I - Presidente do Tribunal de Justiça, que o presidirá; 

    II - Vice-Presidente do Tribunal de Justiça; 

    III - Corregedor-Geral da Justiça; 

    IV - dois Desembargadores eleitos, em escrutínio secreto, pelo Plenário do Tribunal.


  • Lei Complementar 88/2003

    Art. 25. O Conselho da Magistratura, Órgão maior de inspeção e disciplina, a quem compete exercer as atribuições que lhe sejam conferidas por Lei e pelo Regimento Interno, compõe-se dos seguintes membros: 

    I - Presidente do Tribunal de Justiça, que o presidirá; 

    II - Vice-Presidente do Tribunal de Justiça; 

    III - Corregedor-Geral da Justiça; 

    IV - dois Desembargadores eleitos, em escrutínio secreto, pelo Plenário do Tribunal. 



ID
45154
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

As questões de números 26 a 30 referem-se ao Código de Organização Judiciária do Estado de Sergipe.


O Tribunal de Justiça

Alternativas
Comentários
  • gabarito: D

    Art. 69 

    Parágrafo único. O Tribunal de Justiça poderá alterar, mediante Resolução, o expediente forense e determinar, quando conveniente, o horário para atendimento exclusivo de serviços internos dos Cartórios Judiciais. 

  • Código de Organização Judiciária do Estado de Sergipe.

    Art. 69. O expediente forense será: 

    Parágrafo único. O Tribunal de Justiça poderá alterar, mediante Resolução, o expediente forense e determinar, quando conveniente, o horário para atendimento exclusivo de serviços internos dos Cartórios Judiciais. 


    http://www.al.se.gov.br/Detalhe_Lei_comp.asp?Numerolei=91



ID
51016
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No BrOffice.org calc (planilha), a recomendação de em todos os documentos produzidos (textos, planilhas e outras) constar, na primeira linha, a data e hora atuais (obtidas do computador) da produção do documento é possibilitada pelo uso da função

Alternativas
Comentários
  • funções:AGORA: determina a hora atual do computador;DIAS360: calcula o numero de dias entre duas datas com base em um ano de 360 dias;DIATRABALHOTOTAL: retorna o numero de dias entre duas datas;DIAÚTIL: retorna o numero de serie da data anteriorou posterior ao numero de dias úteis especificados;DIASNOMÊS: retoma os numerno de dias do mês em que a data inserida ocorre
  • No Calc do BROffice, cliquem no ícone "Assistente de funções" (botãozinho com as letras "Fx" ao lado do campo FÓRMULA).Haverá uma lista de funções. É possível consultar essas funções da questão, dentre outras.a) Diasnomês ().- - - ERRADA!"Retorna o número de dias do mês em que a data inserida ocorre"b) Diaútil ().- - - ERRADA!"Retorna o número de série da data anterior ou posterior ao número de dias úteis especificado".c) Dias360 (). - - - ERRADA!"Calcula o número de dias entre duas datas com base em um ano de 360 dias"d) Agora (). - - - CORRETA!AGORA () - "Determina a hora atual do computador".Não se fala em "DATA e hora", e sim em "HORA". Portanto, a alternativa estaria parcialmente errada, embora seja fácil acertar a questão deduzindo sua lógica em comparação com as demais alternativas.e) Diatrabalhototal (). - - - ERRADA!"Retorna o número de dias úteis entre duas datas"
  • Vou tentar explicar:1º Devemos ter o conhecimento de URL que significa um endereço que aponta para um determinado recurso, seja uma imagem, um comuputador, um usuário, uma página de notícias, etc. Servindo assim para nos orientar dentro da internet por completo.O formato URL determinado para a Caixa postal segue uma convenção determinada há muito tempo como usuário@dominio. Ex: roberto@hotmail.com - significa que roberto pertence ao dominio hotmail.comDiante das informações supramencionadas nao podemos deixar de saber que o .br identifica um endereço brasileiro e o .com o endereço comercial.Analisando as questoes com os conceitos previamente observados chegamos a conclusao que:o nome do domínio seja composto pela sigla do órgão (TJ) (imposto pela questao)sites governamentais brasileiros para o Estado de Sergipe (SE). SE ----- Sergipe.gov -- governo.br --- brasileiroO domínio entao será tj.se.gov.brBasta agora saber o usuário o qual a questao faz a seguinte colocação:"usuário" representa o nome do remetenteResposta correta usuario@tj.se.gov.brletra bEspero ter sido claro valew
  • A questão ja fala: "a data e hora atuais (obtidas do computador)", ou seja no momento em que se esta editando AGORA.No meu caso terça-feira, 9 de fevereiro de 2010 12:33PM
  • É SÓ DIGITAR "=AGORA()" EM UMA CÉLULA E APERTAR ENTER QUE APARECE A HORA E A DATA. OU PODE IR PARA INSERIR-FUNÇÃO-AGORA-PRÓXIMO>>-OK:

  • Exemplo prático:

     
  • Gab. D

     

    Funções de Data e Hora:

     

    ANO

    Retorna o ano de uma data fornecida. O formato da função é:

     

     =ANO(DATA)

     

    Onde Data é uma data qualquer entre “aspas duplas” ou um endereço de uma célula que contenha uma data.

    =ANO("19/12/1970")

    O resultado da fórmula acima com a função ANO será 1970.

     

     

    AGORA

    A função AGORA() retorna a data e a hora atual do sistema.

    Se, por exemplo, hoje é o dia 08/09/2010 e, no momento, são 09:25:10, a função

     

    =AGORA()

     

    retornará 08/09/10 09:25.

    Toda vez que o arquivo é aberto ou que o usuário clica em F9 (função Recalcular) a função AGORA é recalculada. O resultado da função pode ser formatado através do menu Formatar > Células.

     

     

    DIA

    Retorna o dia de uma data fornecida. O formato da função é:

     

    =DIA(DATA)

     

    Onde Data é uma data qualquer entre “aspas duplas” ou um endereço de uma célula que contenha uma data.

    =DIA("19/12/1970")

    O resultado da fórmula acima com a função DIA será 19.

     

     

    DIATRABALHOTOTAL

    Em versões do antigo OpenOffice.org, o nome da função DIATRABALHOTOTAL era DIASÚTEISTOTAIS. A partir da versão 3.1 passou a ser utilizada a nova nomenclatura, também utilizada no LibreOffice. O formato da função, no entanto, continuou o mesmo.

     

    =DIATRABALHOTOTAL(DATA_INICIAL; DATA_FINAL; FERIADOS)

     

    Onde:

    DATA_INICIAL é a data a partir do qual os dias úteis serão contados;

    DATA_FINAL é a data até onde os dias úteis serão contados.

    FERIADOS é um intervalo de células onde serão indicadas as datas que não devem ser contabilizadas na contagem.

     

    Ou seja, a função DIATRABALHOTOTAL conta os dias úteis entre a data inicial e final, descontados os sábados, os domingos e os feriados indicados pelo usuário.

     

     

    DOMINGODEPÁSCOA

    Retorna a data do domingo de páscoa a partir de um ANO inserido como argumento. O formato da função é:

     

    =DOMINGODEPÁSCOA(ANO)

     

    =DOMINGODEPÁSCOA(1989) resulta em 26/03/89.

     

     

    ÉANOBISSEXTO

    A função ÉANOBISSEXTO apresenta como resultado o valor VERDADEIRO (1), se o ano da data inserida como argumento for um ano bissexto, ou FALSO (0), se o ano da data inserida como argumento não for um ano bissexto.

     

    =ÉANOBISSEXTO (DATA)

     

     

    HOJE

    A função HOJE() retorna a data atual do sistema.

    Se, por exemplo, hoje é o dia 08/09/2010, a função =HOJE() retornará 08/09/10.

    Toda vez que o arquivo é aberto ou que o usuário clica em F9 (função Recalcular) a função HOJE é recalculada. O resultado da função pode ser formatado através do menu Formatar > Células

     

    MÊS

    Retorna o mês de uma data fornecida. O formato da função é:

     

    =MÊS(DATA)

     

    Onde Data é uma data qualquer entre “aspas duplas” ou um endereço de uma célula que contenha uma data.

    =MÊS("19/12/1970")

    O resultado da fórmula acima com a função MÊS será 12.

     

    https://wiki.documentfoundation.org/images/9/95/Guia_de_Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0s_Fun%C3%A7%C3%B5es_do_LibreOffice_Calc.pdf

  • FIMMÊS

    A função FIMMÊS possui a seguinte sintaxe:

     

    =FIMMÊS(DATA_REFERÊNCIA; MESES)

     

    Retorna a data do último dia do mês indicado pelo número de MESES a partir da DATA_REFERÊNCIA.

    MESES pode ser um número negativo, se quisermos a data final N meses antes da DATA_REFERÊNCIA, ou um número positivo, se quisermos a data final N meses depois da DATA_REFERÊNCIA.

     

    Por exemplo, se quisermos saber a data final do mês de fevereiro de 2008, podemos utilizar:

    =FIMMÊS("01/02/2008";0)

    Cujo resultado é: 29/02/08

    Se quisermos saber a data do final do mês seis meses depois da data atual, usamos:

    =FIMMÊS(HOJE();6)

    A função HOJE() retorna a data do dia atual e 6 representa o número de meses após a data de hoje.

     

    Outro exemplo possível é descobrirmos a data de pagamento conforme a definição a seguir: “... o pagamento será efetuado no último dia do mês subsequente à assinatura do contrato”. Supondo que a célula C5 contenha a data de assinatura do contrato, teríamos a data de pagamento definida pela seguinte fórmula FIMMÊS:

     

    =FIMMÊS(C5;1)

     

    Considerando a data em C5 igual a 22/06/10, o resultado da função será 31/07/10

     

     

    DIAS360

    Devolve a diferença entre duas datas com base no ano de 360 dias. O resultado é um número inteiro.

     

    DIAS360(Data_1;Data_2)

     

    Se Data_2 for anterior a Data_1, a função devolve um número negativo.

    O argumento opcional Tipo determina o tipo de cálculo de diferença. Se Tipo = 0 ou se o argumento não estiver presente, será utilizado o método dos EUA (NASD, National Association of Securities Dealers). Se Tipo <> 0, será utilizado o método europe

     

     

    DIAÚTIL

    Retorna o número de série da data anterior ou posterior ao número de dias úteis especificado.

     

    =DIAÚTIL (Data inicial; Dias; Feriados)

     

     

     

     


ID
51025
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se, para numerar todas as páginas de um texto, forem usados 225 algarismos do sistema decimal de numeração, quantas vezes o algarismo 3 aparecerá na numeração dessas páginas?

Alternativas
Comentários
  • É preciso estar atento para não efetuar o cálculo tendo em mente que são 225 páginas, mas ALGARISMOS. Assim sendo, temosdo 1 ao 9 -> 9 algarismosdo 10 ao 99 -> 180 algarismos (9 x 2) -----------------Sub-total 189 (- 225 = 36)36 algarismos divididos por 3, já que trata-se de números de centenas, teremos 12. Assim, teremos que calcular quantas vezes o dígito 3 haverá de 1 a 112.de 1 a 99 exceto a dezena de 30 a 39 -> 09de 30 a 39 ----------------> 11de 100 a 112 ----------------> 01 ---- TOTAL 21
  • Devemos simplificar. Lógica deve ser simples. Então vejamos:Imagine a seguinte tabela. Já preenchi as colunas e as linas. Basta imaginar seu preenchimento, ok:As colunas são: 10, 20, 30 .....110, 110 ...Ao unir as linhas com as colunas respectivas teremos por exemplo:coluna 1: 0,1,2,3,4,5..coluna 2 e 3: 10,11,12,13,14...coluna 4 e 5: 20,21,22,23,24...0 1 0 2 0 3 0 4 0 5 0 6 0 7 0 8 0 9 0 1 0 0 1 1 0123456789Bom, agora fica fácil de imaginar e calcular de cabeça. Por exemplo:1) de 0 à 9, foram utilizados 10 algarismos2) de 0 à 19, foram utilizados 3x10 algarismos3) de 0 à 29, foram utilizados 5x10 algarismos.4) de 0 à 99, foram utilizados 19x10 algarismos.4) de 0 à 109, foram utilizados 22x10 algarimos.Agora ficou fácil.Resolução:- de 1 à 109 - utilizamos 219 algarismos(22x10 -1)- faltam 6 (225-219)- então: 110 e 111 -> teremos os 6 restantes- então a sequência e: de 1 à 111, ok.- agora basta retornar a referida tabela e veremos que temos o número '3' na linha e na coluna. É fácil ver que o '3' aparece '21' vezes na tabela.Fácil, não. Questão resolvida sem efetuar nenhum cálculo. Tudo de cabeça.Bons estudos.
  • Primeiro devemos contar os algarismos, e depois os "3".A "tabela" abaixa foi estruturada conforme o descrito:Contagem - número de algarismos na contagem - quantidade de "3" na contagem - onde os números 3 aparecem1 a 9 - 9 algarismos - números "3": 1 (3)10 ao 19 - 20 algarismos - números "3": 1 (13)20 ao 29 - 20 algarismos - números "3": 1 (23)30 ao 39 - 20 algarismos - números "3": 11 (30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39)40 ao 49 - 20 algarismos - números "3": 1 (43)50 ao 59 - 20 algarismos - números "3": 1 (53)60 ao 69 - 20 algarismos - números "3": 1 (63)70 ao 79 - 20 algarismos - números "3": 1 (73)80 ao 89 - 20 algarismos - números "3": 1 (83)90 ao 99 - 20 algarismos (total 189) - números "3": 1 (93)100 ao 109 - 30 algarismos (total 219) - números "3": 1 (103)110 - 3 algarismos (total 222) - números "3": 0111 - 3 algarismos (total 225) - números "3": 0Somando-se todos os "3" chegamos ao resultado: 21
  • Não entendi! Fiz toda a sequência e contei 42 números 3!
    30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39 = 11 vezes que o némero 3 aparece
    130, 131, 132, 133, 134, 135, 136, 137, 138, 139 = + 11 vezes

    Só com essas sequências já 22 vezes que o número 3 aparece, fora as outras... Não sei como chegou a 21
  • Vamos lá gente

    Primeiro vamos saber quantas páginas aproximadamente este livro possui:
    0-9 paginas possui - 10 algarismos - confiram, pags 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9 - contem
    9-99  paginas - 99-9=90 x 2 visto que a partir da página 90 passarão a ser dois algarismos por número- 10-11-12-13(....) =180 algarismos


    LOGO = Sao 225 algarismos ok? E até a pagina 99 temos 10+180 algarismos(0-9 + 9-99) que é igual a 190 algarismos.
    225-190 = 35 sendo que essas 35 paginas correspondem às paginas que estão após a página 99, logo devem ter 3 algarismos = 100,101,102,103,104,105.
    35\3=11 páginas que sobram. 

    logo: ao todo são 119 páginas. pois 9+99+11=119 apróximadamente.
    agora vamos lá

    0-9 - temos o algarismos 3 =1

    da página 10 até à página 99 temos 13,23,30,31,32,33,34,35,36,37,38,39,43,53,63,73,83,93. =18

    100 até a página 119 temos 103,113 =2

    Gente, agora é somente somar: 2+18+1
  • Meninos;


    Video que explica a questão:

    http://www.youtube.com/watch?v=xYX_76EsW24

    Solução do OPUS PI;

    Atenção:  A QUESTÃO FALA DE ALGARISMOS. EXEMPLOS: 9 = 1 ALGARISMO; 22 = DOIS ALGARISMOS 2 E 2)

    Primeiro, precisamos determinar quantas páginas foram numeradas. Considerando que a numeração começou na página 1, temos:



    Páginas de 1 a 9: usados 9 algarismos; (restam 225 - 9 = 216) ( DO 1 AO 9 SÃO NÚMEROS COM UM ALGARISMO)

    Páginas de 10 a 99: usados 180 algarismos ( 180, pois são 90 números com 2 algarimos); (restam 216 - 180 = 36)

    Com os 36 restantes, numeram-se somente páginas de três algarismos, de forma que apenas mais 36/3 = 12 páginas foram escritas.

    Portanto, tivemos 9 + 180/2 + 12 = 111 páginas. Ou seja, as páginas numeradas foram as 1, 2, 3, 4, ..., 109, 110, 111.

    Deseja-se saber quantos algarismos "3" temos na sequencia 1, 2, 3, 4, ..., 109, 110, 111.

    Total de algarismos "3" nas páginas de 1 a 9: 1
    Total de algarismos "3" nas páginas de 10 a 99: 19
    Total de algarismos "3" nas páginas de 100 a 111: 1

    Para determinar a quantidade 19 acima, repare que em cada uma das dezenas de "10", "20", "30", "40", "50", "60", "70", "80" e "90", o algarismo "3" aparece uma vez em cada uma na posição das unidades, totalizando 9 algarismos "3". (13, 23, 33, 43, 43, 63, 73, 83, 93)

    Além disso, na dezena de "30" o "3" aparece 10 vezes , todas elas no algarismo das dezenas. Assim, de 10 a 99, aparece 9 + 10 = 19.

    Portanto, o algarismo "3" foi escrito 1 + 19 + 1 = 21 vezes.

    FONTE; http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=305637
  • fala-se em algarismos,sendo assim os numeros 13 e 14 são 4 algarismos como exemplo.Voltando à questão sabemos que 0 não conta  por isso são 9 algarismos(1 a 9) deduzindo dos 225 encontramos 216,a partir do 9 são 2 algarismos por número logo 216/2=108 +9=117 foi a numeração de páginas agora basta saber qnts 3 existe de 1 a 117.De 30 a 39 são 11 e 1 a cada 10 numeros que são 10 logo= 11+10=21 perdoe-me a falta de coesão.

  • Só esclarecendo vai da página 1 a 111 (e não 112) como no comentário top curtido


    Pq? do número 100 ao 111 temos 12 números

    Se fizer de 100 a 112 daria 113 números

    No caso coincidiu de bater o resultado, mas cuidado!


ID
51055
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na avaliação de um imóvel realizado por agente estadual, dentre outras, faz parte da análise documental

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 14653-1:

    7.2.2 Na impossibilidade de o contratante ou interessado fornecer toda a documentação necessária ou esclarecer eventuais incoerências, o engenheiro de avaliações deverá julgar sobre a possibilidade de elaborar a avaliação.Em caso positivo, deverá deixar claramente expressas as ressalvas relativas à insuficiência ou incoerência da informação,bem como os pressupostos assumidos em função dessas condições.

ID
51058
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os métodos de investigação do solo, considere:

I. Na Sondagem SPT, deve-se efetuar dois furos de sondagem adicional para cada 400 m2 de área de projeção para área entre 1200 e 2400 m2

II. Na Sondagem com Amostragem em Circulação Reversa se obtém testemunhos íntegros das rochas atravessadas, diferentemente do método rotativo, situação em que as amostras são trituradas ou pulverizadas pela ferramenta cortante e recolhidas na boca do furo em ciclones. 

III. A sondagem rotopercussiva, muito utilizada em mineração, se processa por meio de um bit com botões de metal duro acoplado a um martelo especial que é impactado por ação do ar comprimido e gira acionado pela sonda através das hastes de perfuração, pulverizando as rochas atravessadas, cujas amostras são coletadas a cada metro de avanço. 

IV. Na perfuração Rotary são utilizadas hastes duplas, excêntricas e circulação invertida ou reversa, tendo o ar soprado como fluído, o que permite a obtenção de amostras compactadas e contínuas, colotedas por meio de peneiras de dispersão. É aplicada em rochas com alto grau de coesão, como aluviões e lateritas lamelares. 


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • MÉTODO DE ROTOPERCUSSÃO (AR COMPRIMIDO)

     

    O método consiste na utilização de ar comprimido que desce pelo interior das varas de perfuração, de modo que o movimento de rotação a que o martelo de fundo (hammer bit) é sujeito, desgaste e perfure as formações geológicas, transformando-as em partículas mais pequenas de modo a que possam ser transportadas até à superfície pelo ar comprimido que circula com velocidade e em sentido ascensional, permitindo assim, uma perfuração isenta de anomalias.

  • Chegando à ultima questão sobre sondagens. Agora é estudar tudo novamente, rever os erros e buscar a própria superação.


    Estuda que a vida muda!


ID
51061
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre corrosão da armadura do aço é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha danada. 

    "até poderão auxiliar na proteção."  Aí está a cilada: os aglomerantes citados PROTEGEM a armadura!


  • Os elementos citados na alternativa "D" protegem a armadura contra a corrosão por possuírem pH básico (entre 11 e 12 quando o concreto está curado).

  •  

    A diferença de tensão entre pontos da armadura pode ter origem em várias causas tais como:
    Solicitações mecânicas distintas no aço e no concreto de regiões próximas ao mesmo componente estrutural;
    Diferenças na composição química e superfície do aço;
    Diferenças de aeração devidas à maior ou menor compacidade e qualidade do concreto

  • Gab. A

  • Qual o erro da D? Não quero acreditar que seja "até poderão auxiliar", que deveria ser "auxiliam".

  • Pessoal, não entendo que o gesso protege a armadura, como vocês disseram. Na NBR 13867, por exemplo, temos que "Quando a superfície a ser revestida de gesso possuir algum material que se oxide na presença de sulfato de cálcio, como o ferro, deve-se fazer aplicação de argamassa de chapisco para encobrir totalmente este material". Pesquisando um pouco mais encontrei isso aqui também:  Praticamente todos os revestimentos, nos quais predominem a cal e o cimento Portland como aglomerantes, não acarretam problema para a armadura e até, pelo contrário, poderão auxiliar na proteção. Não é o caso de outros revestimentos à base de gesso, por exemplo. 0 sulfato de cálcio hemihidratado (CaSO4 1/2 H2 0) e o produto resultante da reação de endurecimento, o sulfato de cálcio dihidratado (Ca504 2 H2 O1, têm caráter ácido, principalmente os gessos decorrentes da obtenção de fertilizantes. 


ID
51064
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando os trabalhos de escavações, fundações e desmonte de rochas, em obras de engenharia civil, tendo em vista as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção (NR18), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25 m deve ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para suportarem os esforços. b) CORRETA c) As escavações com mais de 1,25 m de profundidade devem dispor de passarelas e coberturas colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a passagem dos trabalhadores e materiais. d) Os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior à metade da profundidade, medida a partir da borda do talude.e) Quando houver possibilidade de infiltração ou vazamento de gás, o local deve ser devidamente ventilado e monitorado.
  • 18.6.15 Os cabos de sustentação do pilão devem ter comprimento para que haja, em qualquer posição de trabalho,
    um mínimo de 6 (seis) voltas sobre o tambor

  • Ufa, acertei. Aquela boa lida da NR-18 ajudou.

  • 18.6.9 Os taludes com altura superior a 1,75m (um metro e setenta e cinco centímetros) devem ter estabilidade garantida. 

     

    18.6.5. Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25m ( um metro e vinte e cinco centímetros) devem ter sua
    estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim.

  • Devem ter estabilidade garantida:

     

    Taludes instáveis            ----------------------------   altura > 1,25 m

     

    Quaisquer taludes         -------------------------------  altura > 1,75 m


ID
51067
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na elaboração do laudo de avaliação ou reavaliação patrimonial promovidas em serviços de engenharia legal devem ser consideradas pelo perito avaliador, tendo por base os objetivos da sociedade, os seguintes elementos:

Alternativas
Comentários
  • Na formação do laudo de avaliação ou reavaliação patrimonial, os seguintes elementos são considerados pelo perito avaliador: Valor de entrada dos bens, Custo corrente de reposição, Desgastes por utilização, Manutenções, Utilidade operacional, tendo por base os objetivos da sociedade, Valor de mercado.

     

  • Fonte?


ID
51070
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na execução de revestimentos de paredes com componentes cerâmicos são previstos espaços entre as peças, conhecidas como juntas. As juntas projetadas para reduzir as tensões induzidas pelas deformações da base, como também do revestimento, são chamadas e devem ser preenchidas com, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • juntas de movimentação e selante elastomérico.

  • Junta de assentamento:

    -espaço entre duas placas

    -deformações do revestimento

    -diferenças dimensionais entre peças

    -facilitar trocas de placas

    Junta de dessolidarização:

    -subdividir o revestimento

    -aliviar tensões (movimentação da base ou do próprio revestimento)

    -situada em mudanças de planos (quinas de paredes, tanto internas quanto externas) e perímetro das áreas revestidas.

    Junta de movimentação:

    -divisões da superfície revestida com placas cerâmicas

    -alívio de tensões originadas pela movimentação da base ou pela expansão das placas

    Junta estrutural:

    -espaço entre estruturas

    -aliviar tensões na movimentação do concreto.

  • "As juntas de movimentação são destinadas a aliviar tensões provenientes de alterações dimensionais da base ou do revestimento. Elas são juntas intermediárias e geralmente mais largas do que as juntas de assentamento.

    As juntas de movimentação também deverão ser previstas quando houver mudança de materiais que formam a base, bases grandes que estão sujeitas à flexão e nos locais onde acontecem os momentos fletores máximos positivos e negativos.

    Geralmente as juntas de movimentação são preenchidas com selantes elastomérico ou outro material flexível."

    .

    Referência: Estratégica Concursos

    .

    Gabarito: Letra A


ID
51073
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um projeto de revestimento para a etapa de acabamento da obra pode ser desenvolvido em conjunto com o projeto arquitetônico ou após esta fase, quando deverá definir as especificações gráficas e descritivas referentes à sua execução, com EXCEÇÃO de

Alternativas
Comentários
  • detalhes que determinem a produtividade da obra.


ID
51079
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante o acompanhamento de uma obra de manutenção de uma instalação do Tribunal, o engenheiro verificou falhas de impermeabilização na parede e da drenagem no aterro encostado a esta. Considerando a impossibilidade de se quebrar a parede devido ser estrutural, uma solução técnica e econômica a ser adotada é

Alternativas
Comentários
  • Alguem ai pra comentar?

  • Primeiramente, sabe-se que há a necessidade de aplicar impermeabilizante, e resolver a situação do dreno. 

    A única questão que trata desses dois aspéctos é a alternativa e.

     

  • Retirou a questão de uma matéria da PINI: 

    Devido à impermeabilização inadequada da parede e da falta de drenagem no aterro encostado a esta, está ocorrendo infiltração. Qual a solução mais eficaz e econômica, já que estou impossibilitado de quebrar a parede existente, pois trata-se de parede estrutural.
    Pergunta elaborada por Eng.o Paulo R. R. Pereira(Santos-SP); Resposta de referência por Ercio Thomaz( IPT-Divisão de Engenharia Civil); Palavras-chave: alvenaria, umidade ascendente, impermeabilização, cristalização, recuperação; Abordagem(ns): Umidade / Bolor

    a) A solução mais eficaz seria a impermeabilização da parede em contato com o solo, removendo a terra e aplicando o sistema constituído por mantas asfálticas, mantas de PVC etc; tal solução poderia ser combinada com a inserção de camada drenante no encontro com a parede (camada de brita, com coletor de água na base); 

    b) na impossibilidade de escavação, pode-se recorrer à construção de parede sobressalente pelo lado interno, mantendo afastamento de aproximadamente 5 cm em relação à superfície de parede existente; 

    c) Solução menos eficiente seria a aplicação de revestimento interno, incorporando a esse revestimento hidrofugante de massa (Vedacit, Sika 1 etc.); 

    d) Outra possível solução, cujo desempenho estaria relacionado com o tipo de alvenaria e com a qualidade de execução do tratamento, seria a tentativa de colmatação dos poros com silicatos. Nesse particular, recomendamos contato com a Denver ou com a Viapol/Hey'di.

     

    http://piniweb17.pini.com.br/construcao/noticias/devido-a-impermeabilizacao-inadequada-da-parede-e-da-falta-de-83764-1.aspx

     

  • @VegetaConcurseiro SSJ, A alternativa B, também, traz uma solução pra drenagem. Mas ela está errada por manter a impermeabilização original.


ID
51082
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Considerando a legislação vigente quanto a Gestão de resíduos da construção civil, os produtos oriundos do gesso são classificados como resíduos da classe

Alternativas
Comentários
  •  

     De acordo com a Resolução CONAMA nº 307, de 5 de julho de 2002,  Art. 3:

    Os resíduos da construção civil deverão ser classificados, para efeito desta Resolução, da seguinte forma:

     I - Classe A - são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como:
                  a) de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infra-estrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem;

                  b) de construção, demolição, reformas e reparos de edificações: componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e concreto;
                  c) de processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto (blocos, tubos, meio-fios etc.) produzidas nos canteiros de obras;

    II - Classe B - são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papel/papelão, metais, vidros, madeiras e outros;

    III - Classe C - são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem/recuperação, tais como os produtos oriundos do gesso;

    IV - Classe D: são resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos e outros ou aqueles contaminados ou prejudiciais à saúde oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros, bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde.

    ... 

       
  • Resolução alterada. Gesso é classe B agora.

  • FONTE DE PESQUISA:  http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=307

     

    I - Classe A - são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como:

    a) de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem;

    b) de construção, demolição, reformas e reparos de edificações: componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e concreto;

    c) de processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto (blocos, tubos, meio-fios etc.) produzidas nos canteiros de obras;

    II - Classe B - são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras, embalagens vazias de tintas imobiliárias e gesso; (Redação dada pela Resolução nº 469/2015).

     

    III - Classe C - são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem ou recuperação; (Redação dada pela Resolução n° 431/11).

    IV - Classe D - são resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos e outros ou aqueles contaminados ou prejudiciais à saúde oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros, bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde. (Redação dada pela Resolução n° 348/04).

    § 1º No âmbito dessa resolução consideram-se embalagens vazias de tintas imobiliárias, aquelas cujo recipiente apresenta apenas filme seco de tinta em seu revestimento interno, sem acúmulo de resíduo de tinta líquida. (Redação dada pela Resolução nº 469/2015)

    § 2º As embalagens de tintas usadas na construção civil serão submetidas a sistema de logística reversa, conforme requisitos da Lei nº 12.305/2010, que contemple a destinação ambientalmente adequados dos resíduos de tintas presentes nas embalagens. (Redação dada pela Resolução nº 469/2015).

     

     

  • Pela primeira vez eu resolvi uma questão com 3 alternativas.


ID
51091
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação às barragens, considere:

I. Para barragens maiores que 30 metros ou cujo colapso envolva risco de perda de vida humana (existência de habitações permanentes a jusante), a vazão de projeto dos órgãos extravasores, ou cheia de projeto, será a cheia máxima provável. 

II. Para barragens de altura inferior a 30 metros ou com reservatório menor que 50.000.000 m3 e, não havendo risco de perdas de vidas humanas (inexistência de habitações permanentes a jusante), a cheia de projeto será definida através de uma análise de risco, respeitada a recorrência mínima de 1000 anos. 

III. Para os casos de alto risco de enchentes de áreas populosas ou grandes distúrbios da ordem pública, as barragens acima ou abaixo de 30 m devem obedecer o critério de máxima vazão do período de retorno de 10.000 anos.  



Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Para barragens maiores que 30m ou cujo colapso envolva risco de perdas de vidas humanas (existência de habitações permanentes a jusante), a vazão, em m³/s, de projeto dos órgãos extravasores, ou cheia de projeto, será a cheia máxima provável. Para barragens de altura inferior a 30m ou com reservatório com volume menor que 50.000.000 m3 e, não havendo risco de perdas de vidas humanas (inexistência de habitações permanentes a jusante), a cheia de projeto será definida através de uma análise de risco, respeitada a recorrência mínima de 1.000 anos. (ELETROBRÁS, 2003).

  • Valeu Dra.

  • Pegar o tempo de retorno na épova de Adão?? kkkk


ID
51094
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a elaboração do orçamento da obra é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a partir do orçamento, pode-se estabelecer o sistema de controle de custos, que consiste, entre outros fatores, em acompanhar a evolução dos custos da obra, levantar e medir os desvios em relação ao previsto e prevenir alterações sem as devidas autorizações.

  • Qual é o erro da alternativa B???


ID
51103
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As principais técnicas de execução de tubulões são

Alternativas
Comentários
  • Céu aberto e a ar-comprimido


ID
51109
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As máquinas de terraplenagem chamadas de trator, motoscraper e motoniveladora são aplicadas, respectivamente, aos serviços de

Alternativas
Comentários
  • Por que letra B está errada?

  • Eu também estou me perguntando. 

  • Não é possível. Deve estar errado esse gabarito

     

    Além das outras alternativas estarem (também) corretas, o trator por sí só não faz limpeza do terreno.

  • Clararemente que este gabarito está errado, não tem condição isso.

  • No meu ponto de vista a LETRA B está errada porque não existe em nenhuma fonte bibliográfica que eu conheça os termos técnicos TERRAPLENAGEM HORIZONTAL ou VERTICAL - conceitualmente falando estariamos falando em planar algo na vertical ou na horizontal, o que não faz sentido. Desta forma, eliminei de cara a alternativa B.

  • O trator a qual a questão cita deve ser o trator de esteiras com lâminas (Buldozer) na qual efetuam os seriviços de limpeza e desmatamento.

    A motoscraper efetuas as 04 operações de terrpalenagem, sendo assim, a escavação.

    A motoniveladora, que é unidade aplainadora, efetua a conformação, sendo assim, a conformação de valas.

    Pelo que sei, não existe terraplenagem horizontal ou vertical, o que existe são os alinhamentos verticais e horizontais.

  • Motoniveladora é uma máquina utilizada para nivelar terrenos, entre eles, pavimentação de rodovias, terraplanagem em terrenos irregulares e desagregadores de terrenos mais sólidos, possui uma lâmina horizontal ajustável, pistões hidráulicos, braços mecânicos e engrenagens. Além de utilizar este equipamento em solos, a motoniveladora também é fundamental em estradas que contém neve, pois ela não somente é funcional para o nivelamento, mas escavação e deslocamento de grandes superfícies.

  • Até onde sei, trator é apenas a máquina de tração.

    • A Unidade de Tração (Trator) é a máquina básica de terraplenagem, pois todos os equipamentos à disposição para executá-la são tratores devidamente modificados ou adaptados para realizar as operações básicas de terraplenagem. Chama-se trator a unidade autônoma que executa a tração ou empurra outras máquinas e pode receber diversos implementos destinados a diferentes tarefas.

    • O moto-scraper é um dos equipamentos responsáveis pela viabilização da utilização maciça da terraplenagem mecanizada. O que possibilitou a diminuição do preço do m3 transportado foi o invento do pescoço, que, quando o moto-scraper está em movimento, transmite aproximadamente 60% do peso da carga para a roda motriz, conseqüentemente aumentando a aderência, possibilitando a utilização de grande potência usável.

    • As unidade aplanadoras (motoniveladoras) destinam-se especialmente ao acabamento final da terraplenagem, isto é, executam as operações para conformar o terreno aos greides finais do projeto. As principais características destes equipamentos são a grande mobilidade da lâmina de corte e a sua precisão de movimentos, permitindo o seu posicionamento nas situações mais diversas.

    Fonte: Terraplenagem (Notas de Aula)


ID
51112
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre um substrato atingido por umidade, localizado em uma parede de alvenaria comum de uma residência unifamiliar térrea, com fundação direta, considere:

I. A pintura deve ocorrer somente com o uso de tintas com base PVA cujo solvente é a água pois, em presença da umidade local, a reação de cura reduz e fará com que a tinta preencha os poros abertos que permitem a percolação da umidade. 

II. A retirada da camada de tinta antiga deve ocorrer com o uso de ferramentas abrasivas, lavagem com solução de hipoclorito de sódio, secagem ambiente e/ou forçada, e aplicação de base selante de elementos químicos de mesma base que a tinta. 

III. A neutralização de camadas de reagentes químicos relacionados à cal deve ser executada antes da aplicação da camada selante e antes da pintura, evitando a higroscopia dos poros da alvenaria, que ficam em contato com a umidade do solo. 


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Peço ajuda aos universitários.

    Por que a afirmativa está incorreta?

  • I. A pintura NÃO deve ocorrer com o uso de tintas com base PVA cujo solvente é a água em presença da umidade local.

    “As tintas látex podem ser de dois tipos: à base de PVA e resina acrílica.

    As tintas à base de PVA são adequadas para aplicações em ambientes internos e elas secam rapidamente. Porém, não é adequada para ambientes externos e com muita umidade e não são laváveis.

    Por outro lado, as tintas acrílicas apresentam propriedades melhores do que as PVAs, mas são mais caras. As tintas acrílicas apresentam impermeabilidade maior do que as PVAs e podem ser utilizadas em ambientes externos, áreas úmidas, como sinalização horizontal em ruas, estradas e pistas de pouso.”

    Referência: Estratégia Concursos

    --

    Acho que esse item ficaria correto assim:

    III. A neutralização de camadas de reagentes químicos relacionados à cal deve ser executada APÓS da aplicação da camada selante e EXECUTADA PELA TINTA DE REVESTIMENTO, evitando a higroscopia dos poros da alvenaria, que ficam em contato com a umidade do solo.

    “4.2.2 Ser quimicamente inerte

    A tinta que reveste uma superfície deve apresentar uma elevada inércia química com os agentes do meio agressivo. Estes agentes, que podem ser físicos ou químicos, serão vistos detalhadamente no Capítulo 7.

    Entre estes agentes, citamos a água. A película de tinta deve representar elevada resistência à ação da água, cujas origens podem ser o vapor d’água na atmosfera, a umidade relativa, o orvalho, a chuva, a neve, o granizo, a neblina e a maresia.

    E seus mecanismos incluem a adsorção, a permeabilidade de íons, a absorção química, a osmose, a eletro-osmose e a própria resistência química à ação dos reagentes do meio ambiente.”

    Referência: Livro Pintura Imobiliária (Paulo Furtado), LTC, 2014

    .

    Gabarito: Letra C


ID
51115
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a aplicação de tintas e vernizes em obras civis, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O excesso de solventes das tintas alquídicas atrasa a formação da película enquanto que o mesmo excesso em tintas aquosas acelera a formação de películas, porém, mais finas.

  • a) Errado - As tintas acrílicas são à base de água (baixa reatividade)

    b) Errado - As tinta acrílicas são as ideias para pinturas internas e externas. Enquanto as de base PVA são para pinturas internas.

    c) Gabarito

    d) não entendi. Mas creio que o correto seja "A falta de ambiente seco e arejado"

    e) comentário do Robson Junior

  • Dependendo da estrutura e composição deste tipo de tinta é dividido em dois grandes grupos:

    Oleosa. O principal componente desta solução é o óleo de linhaça. Existem várias marcas de tais misturas, entre as quais MA-021, MA-025 e outras podem ser distinguidas. Tais soluções são bastante raras, pois têm um forte odor ao secar e também desaparecem rapidamente sob a influência do sol. Mas o custo das tintas a óleo é relativamente baixo, então muitos também as usam.

    https://pt.decorexpro.com/kraski/alkidnaya/


ID
51118
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a construção de dutos de saneamento básico e distribuição de água, considere:

I. Tubos de aço soldados enterrados devem, necessariamente, passar pelo processo de combate à corrosão galvânica. 

II. No assentamento de tubos de concreto, a base das valas deve estar preenchida com areia e cascalho, preferencialmente. 

III. O uso de solos comuns ao invés de areia, no reaterro de tubos hidráulicos de grande porte, podem gerar afundamentos imprevisíveis. 

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
51121
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre riscos de execução de instalações elétricas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha encardida. rs

  • CORRENTE: CONSEQUÊNCIA

    * 1 mA: Apenas perceptível / formigamento

    * 10 mA: "Agarra" a mão

    * 16 mA: Máxima tolerável / sensação dolorosa

    * 20 mA: Dificuldade de respiração / Parada respiratória

    * 100 mA: Ataque cardíaco / fibrilação cardíaca

    * 2 A: Parada cardíaca / graves queimaduras

    * 3 A: Valor mortal

  • Essa questão tá mais pra medicina legal do que pra engenharia

  • Não há resposta correta


ID
51124
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com as necessidades de projeto, são classificadas como Baixa Tensão, Média Tensão, Alta Tensão e Extra-Alta Tensão, respectivamente, as instalações que apresentam valores de tensão iguais a, no máximo,

Alternativas
Comentários
  • Baixa tensão 

    Corrente alternada  1000V

    Corrente contínua 1500V

  • Segundo as normas brasileiras, as tensões são classificadas em 4 níveis:

    Baixa tensão: até 1.000 V

    Média tensão: de 1.000 V até 72.500 V

    Alta tensão: de 72.500 V até 242.000 V

    Extra-alta tensão: acima de 242.000 V


ID
51133
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O uso de escalas é largamente necessário nas demandas de trabalhos de engenharia. Assim, projetos que apresentam escalas iguais a 1:25, 1:250; 2:1 e 20:1, mostrarão no desenho, a medida real de 5,0 m iguais a, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Com ajuda da NBR 8196 - Desenho técnico - Emprego de escalas

    4.1 A designação completa de uma escala deve consistir na palavra “ESCALA”, seguida da indicação da relação:
    a) ESCALA 1:1, para escala natural;
    b) ESCALA X:1, para escala de ampliação (X > 1);
    c) ESCALA 1:X, para escala de redução (X > 1).

    Podemos eliminar os itens  A e C

    Começar com analisar as escalas de Ampliação:

    2:1 e 20:1

    2:1 - 5x2 = 10m - eliminamos o item D

    20:1 - 5x20 = 100m - eliminamos o item B

    E para conferir sabemos que 100m = 0,1km - confirmando o item E

     

     

     

  • 1 ----------- 25

    X ---------- 500 

    25* X = 500 * 1 

          X = 500/25 

          X= 20 cm 

    __________________________________________________

     1----------  250 

    X --------- 500 

    20 * X = 500 * 1 

           X = 500 / 20 

           X = 2 cm 

    __________________________________________________________

    2 -------------- 1 

    X -------------500 

    X = 500 * 2 

    X = 1.000 cm 

    1.000 cm / 100 cm = 10 m 

    ________________________________________________________________

    20 --------------------- 1 

    X --------------------- 500 

    X= 500 * 20 

    X = 10.000 cm 

    10.000 cm /100 cm 

    100 m = 0,1 Km 

    ALTERNATIVA E) 


ID
51136
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em um desenho, três escalas diferentes são utilizadas para as três direções componentes dos eixos triortonormais, para mostrar um determinado volume de terra. Sabendo que as escalas são, respectivamente, iguais a 1:25, 1:50 e 1:100, e que uma certa porção de terra tem as medidas no desenho, respectivamente, iguais a 2 cm, 3 cm e 4 cm, o valor real do volume de terra é de

Alternativas

ID
51139
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre execução de alvenarias, considere:

I. Alvenarias de blocos cerâmicos comuns, assentadas com argamassas de cimento e cal, têm sua resistência maior garantida após o emboço interno e externo, visto que o conjunto de blocos assentados e revestimento de emboço formam uma estrutura mais estável que, somente, a alvenaria de blocos nus. 

II. A maior proporção de cal nas argamassas de emboço e assentamento, garantem melhor trabalhabilidade dos operários na execução de alvenarias, porém, decrescem a resistência mecânica dos elementos finais. 

III. As alvenarias estruturais prescindem do uso de argamassa de emboço, visto que as características dos blocos, principalmente os de concreto, garantem resistências mecânicas adequadas ao uso frequente do produto final.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Quase 70% de erro nessa questão, algumas vezes as bancas colocam palavras que confundem em uma lida rápida, já perdi questão como essa ai, por ler rapidamente e não atentar para o significado da palavra, mesmo sabendo o conteúdo daquele assunto.

    As alvenarias estruturais prescindem do uso de argamassa de emboço, visto que as características dos blocos, principalmente os de concreto, garantem resistências mecânicas adequadas ao uso frequente do produto final.

    prescidem = dispensam

  • prescidem = dispensam

  • na I fala argamassa de cimento e cal. nao estaria faltando areia ai? eu ein..

  • Questão bem didática...


ID
51142
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Contém resíduos classe B e D:

Alternativas
Comentários
  • Classificação dos resíduos da construção civil:

    Classe A - São os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como os oriundos de:

    - Pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem;
    - Edificações: Componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento), argamassa e concreto;
    - Processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto ( blocos, tubos, meios-fios, etc) produzidas nos canteiros de obras.

    Classe B: São os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papel/papelão, metais, vidros, madeiras e outros.

    Classe C: São resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem/recuperação, tais como os produtos fabricados como gesso.

    Classe D: São os resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como: tintas, solventes, óleos, amianto e outros, ou aqueles contaminados oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros
  • A Resolução CONAMA alterou a classificação do GESSO para B. Para as normas atuais, a questão está errada.


ID
51145
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre legislação ambiental, considere:

I. São chamados de resíduos da construção civil aqueles que são os provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa,gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica, etc.

II. O gerenciamento de resíduos é o sistema de gestão que visa reduzir, reutilizar ou reciclar resíduos de classes “A”, “B” e“C”, incluindo planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos e recursos para desenvolver e implementar as ações necessárias ao cumprimento das etapas previstas em programas e planos.

III. Um aterro de resíduos da construção civil é a área onde serão empregadas técnicas de disposição de resíduos da construção civil classes “A” e “B” no solo, visando a reservação de materiais segregados de forma a possibilitar seu uso futuro e/ou futura utilização.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA, 2002), que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão destes resíduos, classificando-os em quatro diferentes classes:Classe A – resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados (tijolo, concreto, etc);Classe B – resíduos reutilizáveis/recicláveis para outras indústrias (plástico, papel, etc);Classe C – resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias viáveis que permitam sua reciclagem (gesso e outros) eClasse D – resíduos perigosos (tintas, solventes, etc), ou contaminados (de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros).
  • O aterro de resíduos da construção civil recebe somente resíduos Classe A.

  • II. Resíduos de Classe A, B, C e D.

    III. Somente da Classe A.

     

    Resolução 307, 2002

  • CONAMA 307 galera


ID
51148
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os Projetos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil deverão contemplar as seguintes etapas:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Resolução CONAMA nº 307, de 5 de julho de 2002,  Art. 9:

    Os Projetos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil deverão contemplar as seguintes etapas:

    I - caracterização: nesta etapa o gerador deverá identificar e quantificar os resíduos;

    II - triagem: deverá ser realizada, preferencialmente, pelo gerador na origem, ou ser realizada nas áreas de destinação licenciadas para essa finalidade, respeitadas as classes de resíduos estabelecidas no art. 3o desta Resolução;

    III - acondicionamento: o gerador deve garantir o confinamento dos resíduos após a geração até a etapa de transporte, assegurando em todos os casos em que seja possível, as condições de reutilização e de reciclagem;

    IV - transporte: deverá ser realizado em conformidade com as etapas anteriores e de acordo com as normas técnicas vigentes para o transporte de resíduos;

    V - destinação: deverá ser prevista de acordo com o estabelecido nesta Resolução.
    ...

  • caracterização

     triagem

     acondicionamento

     transporte

    destinação.

     

     

    Resolução CONAMA nº 307, de 5 de julho de 2002

  • Art. 9o - CONAMA 307-> Os Projetos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil deverão contemplar as seguintes etapas:

    I - caracterização: nesta etapa o gerador deverá identificar e quantificar os resíduos;

    II - triagem: deverá ser realizada, preferencialmente, pelo gerador na origem, ou ser realizada nas áreas de destinação licenciadas para essa finalidade, respeitadas as classes de resíduos estabelecidas no art. 3o desta Resolução;

    III - acondicionamento: o gerador deve garantir o confinamento dos resíduos após a geração até a etapa de transporte, assegurando em todos os casos em que seja possível, as condições de reutilização e de reciclagem;

    IV - transporte: deverá ser realizado em conformidade com as etapas anteriores e de acordo com as normas técnicas vigentes para o transporte de resíduos;

    V - destinação: deverá ser prevista de acordo com o estabelecido nesta Resolução.

    CLASSES DE RESÍDUOS - art. 3o - CONAMA 307:

    Os resíduos da construção civil deverão ser classificados, para efeito desta Resolução, da seguinte forma:

    I - Classe A - são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como:

    a) de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infra-estrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem;

    b) de construção, demolição, reformas e reparos de edificações: componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e concreto;

    c) de processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto (blocos, tubos, meio-fi os etc.) produzidas nos canteiros de obras;

    II - Classe B - são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papel/papelão, metais, vidros, madeiras e outros;

    III - Classe C - são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem/recuperação, tais como os produtos oriundos do gesso;

    IV - Classe D - são resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos e outros ou aqueles contaminados ou prejudiciais à saúde oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros, bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde.


ID
51169
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os quatro tipos de ligantes utilizados na construção civil são:

Alternativas
Comentários
  • Questiono essa questão! Analisando a pergunta percebe-se que tanto a letra (b) como a letra (d) estão corretas. 

    Ligantes Hidrófobos – líquidos viscosos ou soluções resinosas susceptíveis de endurecer por acréscimo progressivo da viscosidade e por formação de estruturas coloidais rígidas. São compostos orgânicos a que não se pode juntar a água:

    Hidrocarbonatos (alcatrão, betumes, etc.).

    Plásticos (colas, resinas sintéticas, etc.).

    Aplicação, sobretudo em impermeabilizações e pavimentos.

    Ligantes Hidrófilos – pós-finos que fazem pasta com a água, sendo capazes de, em determinadas condições, ganhar presa e endurecer:

    Aéreos (gesso, cal aérea).

    Hidráulicos (cal hidráulica, cimentos).

    Aplicação, sobretudo em argamassas e betões.


  • Concordo com você  Tiago.

     

  •  a cal aérea não é ligante mas sim cal hidratada

  • Cal Hidráulica
    Este tipo de cal é um aglomerante hidráulico, ou seja endurece pela ação da água, e foi muito utilizado nas construções mais antigas, sendo posteriormente, substituído pelo cimento Portland.

  • Na mesma prova:

    Questão 71 (Q17055) (FCC/Analista Judiciário - Engenharia Civil/TJ-SE/2009) "Ligante constituído, sobretudo, por óxidos de cálcio, CaO, ou hidróxidos de cálcio, Ca(OH)2, que endurece lentamente ao ar por reação com o óxido de carbono, e em geral, não possuem propriedades hidráulicas".

    A definição refere-se a

    a) cimento portland.

    b) cal aérea.

    c) cal hidráulica.

    d) gesso.

    e) pozolana.

    Gabarito: B

     

    ASSIM FICA DIFÍCIL!

  • A cal é um ligante (aglomerante).

    Ela pode ser aérea ou hidráulica

     

    Na questão, a letra B está errada pois a cal hidráulica não é mais utilizada como antes na construção civil...

     

    Mapa mental com as diversas classificações de aglomerantes:

    https://www.mindmeister.com/1288295124/aglomerantes-diversas-classifica-es

     

  • A cal hidráulica não é produzida comercialmente no Brasil. Seu uso foi substituído pelo Cimento Portland.

    A cal utilizada na construção civil é a cal aérea, resultante da calcinação do carbonato de cálcio e/ou de magnésio (resulta na cal virgem), a qual posteriormente é hidratada.

    (fonte: site da Votorantim).

  • Vocês não entenderam, a letra B só não está correta pq faltou BETUME, pois o enunciado diz "OS 4 TIPOS DE LIGANTES"...

    ENTÃO NÃO PODE FALTAR O BETUME


ID
51172
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

"Ligante constituído, sobretudo, por óxidos de cálcio, CaO, ou hidróxidos de cálcio, Ca(OH)2, que endurece lentamente ao ar por reação com o óxido de carbono, e em geral, não possuem propriedades hidráulicas".

A definição refere-se a

Alternativas
Comentários
  • Cal aérea é um ligante constituído sobretudo por óxidos de cálcio, CaO ou hidróxidos de cálcio, Ca(OH)2 que endurece lentamente ao ar por reação com o dióxido de carbono, Em geral não endurece na água pois não possuem propriedades hidráulicas. 
  • Comentários: A FCC foi buscar esta definição em uma norma europeia. De acordo com a COMITÉ EUROPÉEN DE NORMALISATION (BS EN 459-1:2010 - Building lime - Part 1: Definitions, specifications and conformitycriteria), uma cal aérea é um ligante constituído sobretudo por óxidos de cálcio, CaO ou hidróxidos de cálcio, Ca(OH)2 que endurece lentamente ao ar por reação com o dióxido de carbono. Em geral não endurece na água pois não possuem propriedades hidráulicas.

    Gabarito: B


  • É Dióxido de carbono, não óxido


ID
51175
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Fazem parte de um sistema de esgoto sanitário, os seguintes itens:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 8160:

    3.2 aparelho sanitário: Aparelho ligado à instalação predial e destinado ao uso de água para fins higiênicos ou a receber dejetos ou águas servidas.

    3.31 ramal de descarga: Tubulação que recebe diretamente os efluentes de aparelhos sanitários.

    3.40 subcoletor: Tubulação que recebe efluentes de um ou mais tubos de queda ou ramais de esgoto.

    3.33 ramal de ventilação: Tubo ventilador que interliga o desconector, ou ramal de descarga, ou ramal de esgoto de um ou mais aparelhos sanitários a uma coluna de ventilação ou a um tubo ventilador primário.

ID
51184
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre alojamentos em canteiro de obra, estes devem ter

Alternativas
Comentários
  • Segundo Nbr 12284/91

    ter area minima de 4,OOm² por modulo  (cama beliche, armarios, circulacao)

    - para o uso de cama simples, esta Área pode ser reduzida em 30%;


    Opção d

  • Letra D

     

    NR -18

    18.4.2.10. Alojamento.

    18.4.2.10.1. Os alojamentos dos canteiros de obra devem:

    ...

    f. ter área mínima de 3,00 (três metros) quadrados por módulo cama/armário, incluindo a área de circulação;

    g. ter pé-direito de 2,50 (dois metros e cinquenta centímetros) para cama simples e de 3,00m (três metros) para camas duplas;

    ...

    18.4.2.10.2. É proibido o uso de 3 (três) ou mais camas na mesma vertical.

    18.4.2.10.3. A altura livre permitida entre uma cama e outra e entre a última e o teto é de, no mínimo, 1,20m (um metro e vinte centímetros).

    ...

    18.4.2.10.7. Os alojamentos devem ter armários duplos individuais com as seguintes dimensões mínimas:

    a. 1,20m (um metro e vinte centímetros) de altura por 0,30m (trinta centímetros) de largura e 0,40m (quarenta centímetros) de profundidade, com separação ou prateleira, de modo que um compartimento, com a altura de 0,80m (oitenta centímetros), se destine a abrigar a roupa de uso comum e o outro compartimento, com a altura de 0,40m (quarenta centímetros), a guardar a roupa de trabalho; ou

    b. 0,80m (oitenta centímetros) de altura por 0,50m (cinquenta centímetros) de largura e 0,40m (quarenta centímetros) de profundidade com divisão no sentido vertical, de forma que os compartimentos, com largura de 0,25m (vinte e cinco centímetros), estabeleçam rigorosamente o isolamento das roupas de uso comum e de trabalho.

  • -> ter área mínima de 3,00 (três metros) quadrados por módulo cama/armário, incluindo a área de circulação;

    -> ter pé-direito de 2,50 ( cama simples) e de 3,00m (camas duplas);

    ->  É proibido o uso de 3 (três) ou mais camas na mesma vertical.

    ->  Os alojamentos devem ter armários duplos individuais

     

    Fonte: NR -18

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça.


ID
51196
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo a norma brasileira que fixa as características exigíveis no recebimento de blocos vazados de concreto simples, destinados à execução de alvenaria sem função estrutural, temos que, nos ensaios, a amostra individual deve suportar uma compressão de

Alternativas
Comentários
  • A amostra submetida aos ensaios, de acordo com a NBR 7184, deverá satisfazer aos limites indicados abaixo:



    a) resistência à compressão (valores mínimos): - média: 2,5 MPa; - individual: 2,0 MPa;

  • 5 Condições específicas

     

    5.1 Condições impostas

     

    A amostra submetida aos ensaios, de acordo com a NBR 7184, deverá satisfazer aos limites indicados abaixo:

     

    a) resistência à compressão (valores mínimos):

     

    - média: 2,5 MPa;

    - individual: 2,0 MPa;

     

    b) umidade:

     

    - no momento da entrega ao laboratório, os blocos não deverão apresentar umidade superior a 40% da quantidade de água fixada como absorção máxima;

     

     c) absorção (valores máximos):

     

    - média: 10%;

    - individual: 15%;

     

    d) os ensaios previstos nas alíneas b) e c) (UMIDADE E ABSORÇÃO) não serão necessários quando os blocos destinarem-se à execução de alvenarias não expostas às intempéries ou umidade, cabendo ao comprador indicar claramente quando este ensaio não deve ser exigido.

     

    Complemento...

     

    6 Inspeção


    6.1 Amostragem


    Efetuando o fornecimento, ou no decorrer deste, cabe ao comprador ou seu representante legal:

     

    a) verificar se os blocos satisfazem às condições descritas em 4.1.4 a 4.1.7;

    b) colher, para fins de ensaio, blocos inteiros de tamanho natural, fornecidos gratuitamente, que constituirão amostra representativa de todo o lote do qual foram retirados;

     


    - para fornecimento de até 10000 blocos, a amostra representativa mínima deve ser de 10 blocos;

     

    - para fornecimento maior que 10000 blocos, a quantidade de blocos que constitui a amostra representativa deve ser obtida acrescentando-se à quantidade de 10 blocos a parte inteira do quociente da divisão da quantidade total de blocos por 10000.

     


    Exemplo:

    Fornecimento de 55000 blocos  a amostra representativa será de 10 blocos + 55000/10000 blocos = 15 blocos

     


    c) marcar as amostras para facilidade de identificação, as quais serão, posteriormente, remetidas a um laboratório para execução dos ensaios de recebimento prescritos nesta Norma. As marcas de cada espécime não devem cobrir mais de 5% da área superficial do bloco.

     

  • Bloco para vedação classe D: resistência mínima de 2MPa.

  • De acordo com Yazigi (2009) mínimo de 2 Mpa já NBR 6136/2016 fala a resistência mínima de 3 Mpa.

    caso alguém souber me explicar qual vale?


ID
51199
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a norma que fixa exigências e critérios necessários aos projetos das instalações de drenagem de águas pluviais, visando garantir níveis aceitáveis de funcionalidade, temos que as inclinações mínima e máxima adequadas aos projetos são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • 5.5.2 A inclinação das calhas de beiral e platibanda deve ser uniforme, com valor mínimo de 0,5%.

     

     

  • Há previsão de inclinação máxima na NBR?

  • Inclinação máxima acredito ser a referente a tabela 3 na NBR 10844 /89.

    mínimo: 0,5%

    máximo: 2%