SóProvas


ID
5111272
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. São premissas inerentes à informação contábil a materialidade, o custo-benefício e a ausência do equilíbrio apropriado entre as características qualitativas. Atendidas essas premissas, a informação poderá ser utilizada para a tomada de decisão pelos gestores públicos.

II. A verificabilidade da informação contábil implica que dois observadores esclarecidos e independentes podem chegar ao consenso geral, mas não necessariamente à concordância completa, em que a informação representa os fenômenos econômicos e de outra natureza, os quais se pretende representar sem erro material ou viés; ou o reconhecimento apropriado, a mensuração ou o método de representação foi aplicado sem erro material ou viés.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    I. São premissas inerentes à informação contábil a materialidade, o custo-benefício e a ausência do equilíbrio apropriado entre as características qualitativas. Atendidas essas premissas, a informação poderá ser utilizada para a tomada de decisão pelos gestores públicos.

    Pelo contrário, as características qualitativas da informação contábil devem ser utilizadas com equilíbrio, nenhuma é mais importante que a outra.

  • Trata-se das informações contábeis qualitativas no setor público.

    ➤ Resolução: Marque a alternativa CORRETA:

    I- Incorreto- Não se trata de premissa, mas de restrições. Por fim, visa ao alcance de equilíbrio, e não sua ausência. Segundo o MCASP 8ª, pág. 26, "As restrições inerentes à informação são a materialidade, o custo-benefício e o alcance do equilíbrio apropriado entre as características qualitativas".

    II- Correto- Segundo o MCASP 8ª, pág. 27, "A verificabilidade é a qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nas demonstrações contábeis representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar. Essa característica implica que dois observadores esclarecidos e independentes podem chegar ao consenso geral, mas não necessariamente à concordância completa, em que a informação representa os fenômenos econômicos e de outra natureza, os quais se pretende representar sem erro material ou viés; ou o reconhecimento apropriado, a mensuração ou o método de representação foi aplicado sem erro material ou viés".

    Por fim, a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    Gabarito: Letra C.