SóProvas


ID
5112298
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Considerando que na vida cotidiana o indivíduo aprende reinterpretando os significados da cultura, mediante contínuos e complexos processos de negociação, também na vida escolar deveriam aprender reinterpretando, e não apenas adquirindo a cultura elaborada nas disciplinas acadêmicas, mediante processos de intercâmbio e negociações.

GIMENO SACRISTÁN, J; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4 ed. São Paulo: Artmed, 1998, p. 61. (Adaptado)


O texto critica o modelo de escola

Alternativas
Comentários
  • Conteudista, algo robotizado, mecânico, não dinâmico.

  • Ensino conteudista é um termo utilizado para se referir a uma tradição de ensino que prioriza a transmissão de conteúdos por parte do professor. Esse modelo predomina em grande parte das escolas do Brasil e em toda a história educacional do país. O modelo de educação conteudista se tornou alvo de muitas críticas, sendo considerado ultrapassado e acrítico por muitos pesquisadores da Educação; no entanto, continua predominando no sistema educacional brasileiro. Nesse modelo, a figura central é o professor, que é visto como um transmissor de cultura. O sistema de avaliação procura aferir a quantidade de informação absorvida pelo aluno e, especialmente nos últimos anos da educação básica, o ensino conteudista dá preferência à preparação do aluno para ingresso ao nível de ensino subsequente, com maior ênfase na aprendizagem mecânica (e baseada na repetição) e memorização do que em abordagens centradas na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo dos estudantes.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ensino_conteudista