SóProvas


ID
5112775
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na perspectiva da Gestalt-terapia, a psicopatologia é o estudo da interrupção, da inibição ou outros acidentes no processo do ajustamento criador. É o estudo da maneira como uma pessoa funciona em seu meio, do que acontece na fronteira de contato entre o indivíduo e seu meio, da influência dos neurotransmissores e hormônios na qualidade de vida do indivíduo. É nessa fronteira de contato que os eventos psicológicos têm lugar.
II. A entrevista fenomenológica está concebida como uma relação interpessoal real entre terapeuta e paciente, centrando-se no aqui e agora da experiência relacional. Pretende definir uma relação terapêutica baseada em três atitudes: empatia, aceitação incondicional e autenticidade. Essa entrevista está orientada à tomada de consciência por parte do entrevistado acerca de si mesmo, facilitando a expressão de emoções e valores através do comportamento não diretivo do terapeuta.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I (ERRADA) Na perspectiva da Gestalt-terapia, a psicopatologia é o estudo da interrupção, da inibição ou outros acidentes no processo do ajustamento criador, É o estudo da maneira como uma pessoa funciona em seu meio, do que acontece na fronteira de contato entre o indivíduo e seu meio Para Perls, “o estudo do modo que o ser humano funciona no seu meio é o estudo do que ocorre na fronteira de contato entre o indivíduo e seu meio. É neste limite de contato que ocorrem eventos psicológicos” , o autor posicionava se radicalmente contra a cisão sujeito-objeto: “os psicólogos que mantêm uma concepção dualista do homem o vêem operando como forças opostas que partem o indivíduo em pedaços. Por outro lado, nós os vemos como aspectos de uma mesma coisa (...)” 

    II -(CORRETA)A entrevista fenomenológica está concebida como uma relação interpessoal real entre terapeuta e paciente, centrando-se no aqui e agora da experiência relacional. Pretende definir uma relação terapêutica baseada em três atitudes: empatia, aceitação incondicional e autenticidade. Essa entrevista está orientada à tomada de consciência por parte do entrevistado acerca de si mesmo, facilitando a expressão de emoções e valores através do comportamento não diretivo do terapeuta.

  • Errei, pois em meus resumos de ROGERS consta que o tripé da terapia centrada no cliente é:

    empatia, congruência e autenticidade ; OU

    empatia, congruência e aceitação incondicional (como sinônima de autenticidade)

    Mas na questão, aborda os 3, indissociáveis;

    empatia, aceitação incondicional e autenticidade (deixando de lado a CONGRUENCIA)

    Algum humanista pra me dar um HELP? rs

  • I - Como é que o Perls enxergava a Psicopatologia? Essa concepção de tudo indissociável é confusa demais, a doença é um todo indissociável?

    II - Empatia, Aceitação Incondicional e Autenticidade não são características da Abordagem Centrada na Pessoa definidas por Carl Rogers?