SóProvas


ID
5113576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Diante de eventuais ameaças ao elevado nível de produtividade nas lavouras paranaenses, é necessária a adoção de práticas de conservação já consagradas, sejam elas aplicadas de forma individual, sejam aplicadas de forma coletiva, isto é, para toda a comunidade.
                                                       
                                                                                             Internet:<aen.gov.pr>(com adaptações).

As práticas individuais já consagradas de conservação dos solos agrícola incluem

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    1.1.1 PRÁTICAS VEGETATIVAS DE CONSERVAÇÃO DE SOLO:

    • Cobertura de solo: 

    • Rotação de culturas: Plantio subsequente de culturas pertencentes a famílias botânicas diferentes, as quais devem possuir sistemas radiculares, exigências nutricionais e características produtivas distintas.

    • Cultivo em faixa: 

    • Plantio em nível ou cultivo em nível: 

    • Sucessão de culturas: 

    Fonte: bb.com.br/docs/pub/siteEsp/uds/dwn/LIVRO1.pdf

  • A rotação de culturas é uma das técnicas aliadas ao Sistema de Plantio Direto e à sustentabilidade. Essa prática agrícola consiste na alternância planejada e ordenada de culturas em uma área em um dado período. As espécies são selecionadas de acordo com alguns critérios, como possuir diferente suscetibilidade a pragas e doenças e apresentar necessidades nutricionais diferentes. O principal objetivo da rotação de culturas é promover a conservação do solo, evitando, assim, sua exaustão. Muitos são os benefícios dessa prática, como a conservação das características físicas, químicas e biológicas do solo, além de uma maior produtividade.

    https://brasilescola.uol.com.br/geografia/rotacao-culturas.htm

  • Gabarito: B - a rotação de culturas e a plantação em curvas de nível.

    Plantação em curvas de nível: O plantio em curvas de nível consiste na produção ordenada por meio de linhas com diferentes altitudes do terreno. O processo ajuda a conservar o solo contra erosões e contribui com o escoamento da água da chuva, fazendo com que ela se infiltre mais facilmente na terra e evite os deslizamentos.

    Esse sistema ajuda a reter elementos solúveis do solo e permite o aumento da produção, pois ajuda a conservar os nutrientes do solo, imprescindíveis para o sucesso da plantação. Além disso, equilibra a velocidade da água da chuva, evitando que o cultivo perca também os minerais.

    Rotação de culturas: A rotação de culturas consiste em alternar, de forma ordenada, diferentes espécies vegetais em determinado espaço de tempo, na mesma área e na mesma estação do ano. As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósito comercial e de recuperação do solo. Dessa forma, evita-se também o desenvolvimento de pragas e doenças devido à alternância de espécies de plantas hospedeiras. Com a adoção da prática de rotação de culturas, efeitos como a degradação física, química e biológica do solo podem ser revertidos ou minimizados. A prática oferece benefícios que ajudam a conservar e proteger o solo. Também promove maior diversidade de espécies, ou seja, maior sustentabilidade na produção agrícola.

    Fontes: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/conheca-plantio-curvas-nivel-beneficios-agricultura/

    https://boaspraticasagronomicas.com.br/boas-praticas/rotacao-de-culturas/

  • Por isso que não gosto de geografia. Para mim, sempre têm duas respostas corretas.

  • A questão tem como assunto o conceito de conservação de solos. Para responder a essa pergunta, o candidato precisa saber o que significa esse conceito e saber quais são as práticas que são feitas nesse processo.

    A conservação de solo consiste na implantação de técnicas e princípios agrícolas que visa utilizar de maneira sustentável as terras cultiváveis, evitando então possíveis impactos ambientais, como a erosão, por exemplo. O objetivo desse processo é aproveitar ao máximo o solo, sem degradar sua estrutura física, química e biológica.

    Conforme já explicado, a conservação do solo é uma prática realizada para evitar a erosão. A erosão é o processo de desgaste das partículas que constituem o solo. Esse processo é causado pela água e pelo vento, e quando ocorre, empobrece e desertifica o solo.

    Para garantir a conservação do solo, é importante tomar algumas medidas, nas quais podemos citar:

    1 - Plantio direto do solo, que visa mexer minimamente no solo;
    2 - Rotação de Cultura que consiste em intercalar, em uma mesma terra, diferentes culturas em uma sequência, evitando a utilização ou o desmatamento de outras áreas para cultivo;
    3 - Plantio em curvas de nível que corresponde em uma produção ordenada em diferentes altitudes do terreno, prática bastante utilizada em áreas com alto grau de inclinação. Esse processo auxilia na conservação do solo, pois desacelera o escoamento superficial da água, amenizando então a erosão, e facilita a infiltração de água no solo evitando os deslizamentos.
    4 - Compostagem se caracteriza pela utilização de sobras como resto e cascas de frutas, verduras e palhas que são armazenadas. Após um tempo de armazenamento, essas sobras se decompõem, se transformando em adubo natural, que quando utilizado, aumenta a fertilidade do solo e dispensa a utilização de fertilizantes e insumos agrícolas.

    Feita a explicação do que é conservação do solo, junto com suas práticas, vamos então julgar as alternativas abaixo:

    Letra A - Incorreta, pois o desmatamento deixa o solo desprotegido e muito vulnerável a erosão hídrica e eólica, causando então o processo de desertificação. Além disso, a plantação em solos próximos a córregos, gera a remoção da vegetação em torno do curso hídrico, desprotegendo o mesmo e intensificando o processo de assoreamento, que consiste no acúmulo de sedimentos como depósito de terra, areia, argila e detritos no leito do curso hídrico o que diminui o volume de água. Portanto, as práticas citadas intensificam a destruição dos solos, que nada se relaciona com o processo de conservação, tornando a alternativa incorreta.

    Letra B - Correta, pois conforme explicado na introdução da resolução, a rotação de culturas e o plantio em curvas de níveis são práticas agrícolas que objetivam em reduzir o impacto da erosão e o seu respectivo desgaste. Portanto, a alternativa está certa.

    Letra C - Incorreta, pois abandonar o solo que já foi utilizado, na maioria dos casos, ocorre quando a terra não é mais cultivável ou está totalmente infértil, por conta de práticas agrícolas nocivas que não respeitaram o período de pouso (descanso) do solo. Dessa forma, tal prática não se constitui como técnica de conservação de solo, o que faz dessa alternativa ser incorreta.

    Letra D  - Incorreta, pois a abertura de estradas em meio a propriedades rurais só é possível com a derrubada de árvores e com a remoção da vegetação, o que faz da prática ser prejudicial para o solo. Portanto, a alternativa está errada.

    Letra E - Incorreta, pois o processo de reflorestamento nas áreas comuns entre as propriedades ocorre quando há o plantio e manutenção de áreas que já foram degradadas ou destruídas pelas práticas agrícolas que aconteceram. Desse modo, tal técnica não se constitui no conceito de conservação, pois ela só ocorre quando há a total destruição ou degradação do solo que foi utilizado. Como o conceito de conservação do solo, consiste em preservar e evitar a degradação de terras cultiváveis, a alternativa está incorreta.
    Gabarito do Professor: Letra B.