Líder do partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista) desde 1921, Adolf Hitler foi nomeado Chanceler (denominação do cargo de primeiro ministro) da Alemanha pelo presidente Paul von Hindenburg, em 1933.
Não houve golpe de Estado. O apoio de partidos de centro direita ao pequeno partido nazista, por conta do medo da “ esquerda" permitiu que ele se constituísse uma força no Reichstag (parlamento alemão) ,levando à ação de Hindenburg. A morte de Hindenburg levou a maior concentração de poder nas mãos de Hitler, a partir de 1934. Constrói-se , a partir daí , o totalitarismo na Alemanha.
Uma das principais obras que analisam a questão do Nazismo como uma proposta totalitária é “ Origens do Totalitarismo" de Hannah Arendt.
A questão proposta é bastante simples e não exige uma análise mais aprofundada do processo histórico em questão. Na verdade é uma questão de memorização. A bibliografia para estudar o Nazismo é bastante vasta e variada. E é tema clássico no currículo da escola básica e da graduação em História.
Uma das alternativas aponta uma afirmativa correta acerca do Nazismo alemão.
A) CORRETA – Faz parte do ideário nazista a ideia de superioridade racial dos arianos, sendo, portanto, destinados ao controle das outras etnias.
B) INCORRETA- A ideologia nazista expandiu-se para a Áustria, levando à fundação de um partido nazista no país, que facilitou a anexação alemã em 1938, o Anchluss.
C) INCORRETA – Para o nazismo, a função feminina era essencialmente de gerar novos arianos que deveriam ser educados para servirem ao Estado. Não cabia às mulheres assumir posições de liderança política e econômica, por exemplo. Aliás, não está em desacordo com a época – antes da segunda grande guerra.
D) INCORRETA- O antissemitismo era um dos pontos fundamentais da ideologia nacional socialista (nazista). Tal ideologia é a base do holocausto. A proposta era a de eliminar os judeus das regiões sob controle da Alemanha.
E) INCORRETA- A proposta nazista é classificada como totalitária: o líder representa o Estado, implanta-se o regime de partido único, o cidadão serve ao Estado e não o inverso. O coletivo supera os interesses do indivíduo. Os direitos do indivíduo são pedra basilar no liberalismo.
Gabarito do Professor: Letra A.