SóProvas


ID
5119048
Banca
IADES
Órgão
PM-PA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

     Alter do Chão, no oeste do Pará, é considerado o “caribe amazônico” e tornou-se destino frequente de turistas em busca de suas praias de água doce às margens do rio Tapajós. As belezas naturais que tornaram o local – que é vila do município de Santarém – conhecido, porém, estão ameaçadas pelo aumento de queimadas e do desmatamento na Amazônia, que aceleram o processo de transformação da floresta.

 Disponível em: <http://gazetadesantarem.com.br/alter-do-chao-pode-virar
savana-alerta-estudo/>. Acesso em: 23 dez. 2020, com adaptações.


As frequentes queimadas e o desmatamento da floresta amazônica eliminam gradualmente a floresta primária e densa, na qual passa a predominar uma vegetação de pequeno e médio porte. A esse processo de transformação dá-se o nome de 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

    Entende-se pelo conceito de savanização o processo de transformação de uma vegetação natural, como uma floresta tropical ou equatorial, em uma área cuja paisagem assemelha-se à das savanas africanas ou à do cerrado brasileiro, com um campo ralo, árvores espaçadas e uma menor quantidade de folhas.

    ▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎

    Fonte: Brasil Escola.

  • Savanização = Savanas = CERRADO

  • Desertificação é o processo de transformação e empobrecimento dos solos, fazendo com que eles fiquem semelhantes ou iguais ao ambiente de um deserto.

    Savanização é o processo irreversível de transformação de áreas ocupadas por densa vegetação em desertos parciais, e tem como principal agente a ação humana, especialmente na Amazônia. O fenômeno foi descoberto pelo pesquisador brasileiro Carlos Nobre, na década de 90.

    Reflorestamento é a regeneração natural ou intencional de florestas e matas que foram esgotadas anteriormente, geralmente devido ao desmatamento.

    Meteorização ou intemperismo é o processo natural de decomposição ou desintegração de rochas e solos por ação dos efeitos químicos, físicos e biológicos que resultam da sua exposição aos agentes externos.

    Renovação florestal é o manejo florestal consiste em usar de forma inteligente os recursos florestais através de técnicas e equipamentos de extração sustentáveis preservando as espécies.

  • 1) desertificação é o processo em que um solo fértil se transforma em um solo empobrecido, seco e semelhante ou igual ao do deserto. Esse fenômeno é um processo natural agravado pelas ações humanas.

    2) savanização é o processo irreversível onde uma floresta de densa vegetação se torna um deserto parcial. O principal fator é a ação humana.

    3) reflorestamento é a regeneração natural ou intencional de uma floresta anteriormente esgotada.

    4) meteorização processo natural de decomposição ou desintegração de rochas e solos.

    5) renovação florestal é uma forma sustentável de extrair recursos da floresta sem prejudicá-la.

  • Desertificação é o processo de transformação e empobrecimento dos solos, fazendo com que eles fiquem semelhantes ou iguais ao ambiente de um deserto.

    Savanização é o processo irreversível de transformação de áreas ocupadas por densa vegetação em desertos parciais, e tem como principal agente a ação humana, especialmente na Amazônia.

    Reflorestamento é a regeneração natural ou intencional de florestas e matas que foram esgotadas anteriormente, geralmente devido ao desmatamento.

    Meteorização ou intemperismo é o processo natural de decomposição ou desintegração de rochas e solos por ação dos efeitos químicos, físicos e biológicos que resultam da sua exposição aos agentes externos.

    Renovação florestal é o manejo florestal consiste em usar de forma inteligente os recursos florestais através de técnicas e equipamentos de extração sustentáveis preservando as espécies.

  •  <http://gazetadesantarem.com.br/alter-do-chao-pode-virar SAVANA-alerta-estudo/>. Acesso em: 23 dez. 2020, com adaptações.

    resposta estava no texto..rsrs

  • <http://gazetadesantarem.com.br/alter-do-chao-pode-virar savana-alerta-estudo/>. Acesso em: 23 dez. 2020, com adaptações.

    Sempre leia a fonte rsrs

  • A quantidade de áreas de cobertura vegetacional original no Brasil ainda é tão grande que essa massa de floresta é capaz de atuar na regulação de fenômenos climáticos em escala global. Devido a isso o desmatamento no Brasil é processo acompanhado por cientistas de todo o mundo e amplamente criticado, sendo o país frequentemente alvo de sanções internacionais por deixar isto ocorrer de forma descontrolada.  Sobre o processo de transformação que ocorre após o desmatamento na Amazônia buscamos a alternativa correta. 


    A) Ocorre quando as condições após o desflorestamento tornam-se áridas ao extremo o que não é o caso da Amazônia.

    B) O bioma amazônico possui uma tendência de depender de sua própria exuberância para se manter, o que significa que em casos de remoção acentuada da floresta as condições tendem a se tornar similares as do cerrado e a vegetação ficar mais rasteira e de menor porte. A este processo se dá o nome de savanização devido as grandes semelhanças entre o cerrado, também chamado de savana brasileira, e as áreas desmatadas da Amazônia. 

    C) Isso é o replantio da florestas e não o que ocorre com a sua remoção.

    D) Processo de alteração física de rochas expostas a intempérie.

    E) processo natural de regeneração de áreas florestadas onde ainda restam espécies em quantidade o suficiente para a ocupação das áreas ao redor. 



    GABARITO DO PROFESSOR: B