SóProvas


ID
5119234
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    O senhor argumenta que a inteligência artificial poderá introduzir novas formas de preconceito. Como isso se daria?

    No passado, tínhamos de lidar com a discriminação coletiva contra categorias inteiras. Em breve, porém, teremos de lidar com a discriminação individual, não mais coletiva. Será o preconceito com base em dados coletados sobre cada pessoa – informações que podem revelar que alguém é péssimo em matemática, ou um mau vizinho, ou mais preguiçoso que a média. Bancos e outras corporações já estão usando algoritmos para analisar dados pessoais para só então tomar decisões que nos afetam. Quando se solicita um empréstimo, é provável que seu analista seja uma inteligência artificial. O algoritmo analisa dados como seu histórico de pagamento, seu grau de escolaridade e até a frequência de uso de seu plano de saúde para saber se você é confiável. Muitas vezes, o robô faz um trabalho melhor do que o funcionário de carne e osso. O problema é que, quando o algoritmo discrimina alguém injustamente, é difícil detectar isso. Se o banco se recusa a lhe conceder um empréstimo e você pergunta por quê, a resposta é “o algoritmo negou”. Aí você retruca: “Por que o algoritmo disse não?”. Ao que eles respondem: “Não sabemos”. Nenhum funcionário entende o algoritmo porque ele é baseado no que se chama de aprendizado de máquina avançado. Quando as pessoas discriminam grupos inteiros, esses coletivos se unem, se organizam e protestam. Mas e se o preconceito tem origem em um algoritmo que pode discriminar um único indivíduo apenas por ser quem é?

(Veja, 29.08.2018. Adaptado)

É correto afirmar que a conjunção destacada na passagem do primeiro parágrafo – Em breve, porém, teremos de lidar com a discriminação individual, não mais coletiva. – introduz uma afirmação que

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    se contrapõe à afirmação que a precede, podendo ser substituída, sem prejuízo de sentido, por entretanto.

    TOME NO COPO

    todavia

    mas

    entretanto

    no entanto

    contudo,

    porém

  • gaba B

    ... Em breve, porém, teremos de lidar com a discriminação individual, não mais coletiva.

    porém → conjunção coordenativa pode ser substituída por:

    • entretanto
    • no entanto (locução conjuntiva)
    • contudo
    • todavia
    • não obstante. (locução conjuntiva)

    pertencelemos!

  • Conjunção coordenativa= Significa= Liga termos sem dependência sintáxica, liga termos que são sintaticamente independentes, Uma parte da frase não tem nem uma função em relação a outra. 

    CONJUNÇÃO COORDENATIVA ADVERSATIVA >Vão indicar oposição= Mas, porém, contudo, entretanto, no entanto. $$

  • Conjunções Adversativas: Ideia de contraste - oposição - adversidade. Dá sentido de contrapor à afirmação que a precede,

    mas

    porém

    contudo

    todavia

    entretanto

    no entanto

    e

  • se contrapõe à afirmação que a precede, podendo ser substituída, sem prejuízo de sentido, por entretanto.

  • MAS, PORÉM, ENTRETANTO, TODAVIA, NO ENTANTO, CONTUDO...

    Ideia de oposição/adversidade.

  • Porém, entretanto, todavia...

    Indicam uma relação de oposição bem como de contraste ou compensação entre as unidades ligadas. Também pode gerar um sentido de consequência a algo dito anteriormente. São elas: masporémtodaviaentretantono entantosenãonão obstantecontudo, etc. Antes dos nexos adversativos a vírgula é obrigatória.