SóProvas


ID
5120557
Banca
Itame
Órgão
Câmara de Itauçu - GO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Opiniões diferentes

Em um fim de tarde, ao pôr do sol, Jane Andrews, Gilbert Blythe e Anne Shirley se encontraram junto a uma cerca, à sombra dos galhos de abetos que uma brisa balançava gentilmente, onde um atalho no bosque conhecido como Rosa das Bétulas se juntava à estrada principal. Jane havia passado a tarde com Anne, que agora acompanhava a amiga até uma parte do caminho de volta, e, ao passarem pela cerca, depararam-se com Gilbert. Os três estavam conversando sobre a fatídica manhã do dia seguinte, que seria a primeira de setembro, quando as escolas voltam a abrir suas portas. [...]
— Vocês dois têm certa vantagem — suspirou Anne.
— Vão lecionar para crianças que não conhecem, enquanto eu terei que dar aulas para os meus antigos colegas, e a senhora Lynde disse que tem medo de que eles não me respeitem como fariam com um estranho, a menos que eu seja muito severa desde o primeiro momento. Mas eu não acredito que uma professora deva ser severa. Ai, parece tanta responsabilidade!
— Creio que vamos nos sair bem — apaziguou Jane. [...] — O mais importante é manter a ordem, e um professor tem que ser um pouco severo para isso. Se meus alunos não fizerem o que digo, eu os castigarei.
— Como?
— Dando-lhes uma boa palmatória, é claro.
— Jane, você não faria isso! — Lamentou Anne, chocada. — Você não poderia! [...] Eu jamais conseguiria bater em uma criança. — Replicou Anne, igualmente decidida. — Não acredito de forma alguma nesse método. A senhorita Stacy nunca surrou nenhum de nós, e ela mantinha a ordem perfeitamente; e o senhor Phillips estava sempre fazendo isso e não tinha nenhum controle sobre a classe. Não, se eu não conseguir dar aulas sem palmatória, desistirei de lecionar. [...]

Trecho do livro Anne de Avonlea, de Lucy Maud Montgomery. 

Releia o trecho a seguir e marque a alternativa correta quanto ao tipo de discurso. "[...] — O mais importante é manter a ordem, e um professor tem que ser um pouco severo para isso. Se meus alunos não fizerem o que digo, eu os castigarei".

Alternativas
Comentários
  • Segundo o comando da questao, está querendo saber qual o tipo de discurso esta inserido na frase narrada.

    "[...] — O mais importante é manter a ordem, e um professor tem que ser um pouco severo para isso. Se meus alunos não fizerem o que digo, eu os castigarei".

    Gab: A, Possui discurso direto, pois há a transcrição exata da fala da personagem.

    Um breve resumos sobre os tipos de discurso que vai ajudar bastante.

    Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre:

    Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre são tipos de discursos utilizados no gênero narrativo para introduzir as falas e os pensamentos dos personagens, de acordo com a intenção do narrador.

    O discurso direto: é a transcrição exata das falas das personagens, sem a participação do narrador. É o mais natural e comum dos tipos de discurso.

     Estrutura básica do discurso direto é: verbo de elocução - dois-pontos - mudança de linha - parágrafo - travessão.

    Exemplos:

    Mariana perguntou:

    — O que posso fazer para ajudar?

    Descartes afirmou: “Penso, logo existo.”

    Mariana perguntou o que podia fazer para ajudar.

    Descarte afirmou que pensava, logo existia.

    Estrutura básica do discurso indireto é: fala do narrador + verbo de elocução + conjunção + fala da personagem pelas palavras do narrador.

    No discurso indireto, o narrador é o responsável por falar na vez da personagem, utilizando suas próprias palavras para reproduzir a essência das falas das personagens, reações e personalidade.

    O discurso indireto livre não é introduzido por verbos de elocução, nem por sinais de pontuação ou conjunções. Não apresenta, assim, uma estrutura, sendo um discurso dinâmico. É difícil delimitar o início e o fim do discurso da personagem, uma vez que se confunde, por vezes, com o discurso do narrador, que tem todo o conhecimento das falas e sentimentos das personagens.

    • Meus resumos.