-
(1) Um candidato para uma vaga
(2) Vários candidatos para uma vaga
(3) Vários candidatos para várias vagas
(4) Cada candidato é analisado do ponto de vista das competências que oferece para incrementar as competências da organização
gab. E
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre os modelos de decisão sobre os candidatos apresentados ao processo de seleção de pessoas.
De acordo com Chiavenato (p.121, 2014) temos quatro modelos de decisão sobre os candidatos:
- Colocação, nele existe apenas um candidato e uma somente uma vaga a ser preenchida. Neste modelo não há a alternativa de rejeitar o candidato, ele deve ser admitido sem sofrer qualquer rejeição.
- Seleção, é aquele em que existem vários candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida. "Cada candidato é comparado com os requisitos exigidos, ocorrendo duas alternativas, apenas: aprovação ou rejeição. Se aprovado, o candidato deve ser admitido. Se reprovado, o candidato é dispensado do processo seletivo, pois há outros candidatos para o cargo vago e apenas um deles poderá ocupá-lo".
- Classificação, nele existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato. "Cada candidato é comparado com os requisitos exigidos pelo cargo que se pretende preencher. Ocorrem duas alternativas para o candidato: ser aprovado ou rejeitado para o cargo. Se aprovado é admitido, e se é rejeitado passa a ser comparado com os requisitos exigidos por outros cargos, até se esgotarem os demais cargos vacantes e as alternativas restantes".
- Agregação de valor: neste modelo, cada candidato é visto do ponto de vista das competências individuais que oferece para incrementar as competências organizacionais. Se as competências individuais oferecidas interessam à organização, o candidato é aceito. Caso contrário, é rejeitado.
Dito isso, associemos uma coluna à outra:
- Colocação = Um candidato para uma vaga.
- Seleção = Vários candidatos para uma vaga.
- Classificação = Vários candidatos para várias vagas.
- Agregação de Valor = Cada candidato é analisado do ponto de vista das competências que oferece para incrementar as competências da organização. Caso as competências interessem, a empresa contrata o candidato.
Após verificarmos os modelos de decisão sobre os candidatos, concluímos que a alternativa "E" apresenta o modelo que se encaixa nas características do enunciado.
GABARITO: E
Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
-
Colocação = 1 candidato -> 1 vaga
Seleção = Vários candidatos -> 1 vaga
Classificação = Vários candidatos -> várias vagas
Agregação de valor = Competências que interessam à administração
-
-
GAB E
Chiavenato define TRÊS MODELOS DE SELEÇÃO DE PESSOAL:
- Colocação: um candidato para uma vaga;
- Seleção: vários candidatos para uma vaga;
- Classificação: vários candidatos e várias vagas;
Num contexto mais recente, o próprio Chiavenato já cita um 4º modelo: Modelo de agregação de valor que é um modelo com ênfase nas competências. A organização está interessada no que o candidato tem a oferecer para ela e que, consequentemente, isso venha a agregar valor ao seu negócio.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
Um candidato para uma vaga.----- COLOCAÇÃO
Vários candidatos para uma vaga. —--- SELEÇÃO
Vários candidatos para várias vagas. —--- CLASSIFICAÇÃO
Cada candidato é analisado do ponto de vista das competências– AGREGAR VALOR