I) Freeware (software livre): aquele que não é preciso pagar para utilizá-lo.
II) Shareware: possui algum tipo de limitação ou restrição, com o objetivo de induzir o usuário a adquirir a licença para poder desfrutar plenamente do programa. Ex.: Trial, demo, etc.
III) Fonte aberta: uma subclassificação de software de código aberto (open source), que determina que o código deve ser legível e inteligível para qualquer programador.
IV) Domínio Público: software não sujeito a copyright.
Fonte: https://www.gnu.org/philosophy/categories.pt-br.html
e apostila do estratégia.
Os softwares podem ser classificados quanto a forma de disponibilização em:
I. Freeware.
software proprietário que é disponibilizado gratuitamente, mas não pode ser modificado.
II. Shareware.
é o software disponibilizado gratuitamente por um período de tempo ou com algumas funções abertas, mas que implica no posterior pagamento pela sua licença.
III. Fonte aberta
o software de código aberto é aquele que disponibiliza seu código fonte e restringe-se aos termos técnicos da questão. Pode ser livre, ou proprietário. Algumas empresas como IBM, HP, Intel e Nokia investem em software de código aberto.
IV. Domínio Público
. o autor do software relega a propriedade do programa e este se torna bem comum, ou seja, não possui copyright. Entretanto, o autor pode restringir que modificações sejam feitas.
Software Livre: qualquer programa que tem a liberdade de ser usado, copiado, modificado e redistribuído. Opõe-se ao conceito de software proprietário. Pode ser vendido ou disponibilizado gratuitamente. Um caso é o da Red Hat que comercializa o Red Hat Enterprise Linux. A possibilidade de modificações implica na abertura de seu código fonte. A maioria dos softwares livres é licenciada como GNU GPL ou BSD.
Software proprietário: é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são proibidos pelo autor em determinado grau. É necessário solicitar permissão ou pagar para utilizar. Pode ser freeware, shareware, trial ou demo.
https://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2007/12/20/software-livre-freeware-shareware-copyleft-entenda-as-licencas-de-software.jht