SóProvas


ID
5124466
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação à Febre Aftosa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A está correta.

    As informações presentes nessa alternativa estão dispostas no CÓDIGO SANITÁRIO da OIE para a Febre Aftosa, e não no PNFA (IN 44 de 2007).

  • Boa questão sobre o Plano Estratégico PNEFA - atualizado 2019 e em consonância com a IN 48/2020 (revogou IN 44/2007) !!

    Comentando as erradas:

    b) O Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como objetivo principal: criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa com vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos envolvidos e à sociedade brasileira.

    =>Garantir o status de país LIVRE da febre aftosa e AMPLIAR as zonas livres de febre aftosa SEM vacinação.

    c) Um dos objetivos do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) é a substituição gradual da vacinação contra a febre aftosa, em todo o território brasileiro, com envolvimento do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e os produtores rurais. Não há o envolvimento do setor privado e de agentes políticos nas ações a serem desenvolvidas.

    =>Não só o setor Público está contemplado no Plano estratégico, mas também setor privado, produtores rurais e agentes políticos.

    d) No Brasil, os estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) incluem a primeira zona livre de febre aftosa com vacinação. O estado de Santa Catarina representa a primeira zona livre de febre aftosa sem vacinação do país, situação que se mantém até a presente data.

    => No Brasil, a 1º zona livre de febre aftosa com vacinação foi implantada em 1998, incluindo o Estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

    e) O Brasil se mantém sem a ocorrência da doença desde abril de 1996, configurando a totalidade do território brasileiro como livre de febre aftosa.

    => Última ocorrência em 2006 no MS e PR, além disso só em 2018 todo território nacional configurou-se como livre Febre Aftosa.

    Bons estudos!!