SóProvas


ID
5125642
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O equilíbrio na economia continua sendo objeto de discussão, especialmente entre a proposta clássica e a proposta keynesiana. Considerando-se uma economia a curto prazo, analise seguintes assertivas sobre esse tema:


I. Na visão clássica, expansões de política monetária ou de política fiscal terão efeitos somente sobre os preços.

II. Na visão básica keynesiana, uma expansão de política fiscal ou de política monetária terá efeitos somente sobre a produção.

III. Para os clássicos, a curva de oferta agregada é uma reta origem no pleno emprego em decorrência da suposição de que os salários são fixos.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    I. Na visão clássica, expansões de política monetária ou de política fiscal terão efeitos somente sobre os preços.

    Correto. Na visão clássica e economia está no longo prazo, sendo assim, estão alocados todos os fatores de produção, ou seja, está no pleno emprego, assim os efeitos das políticas tanto fiscal como monetárias alteram somente os preços.

    II. Na visão básica keynesiana, uma expansão de política fiscal ou de política monetária terá efeitos somente sobre a produção.

    ERRADO. Não só na produção, mas também nos preços.

    III. Para os clássicos, a curva de oferta agregada é uma reta origem no pleno emprego em decorrência da suposição de que os salários são fixos.

    ERRADO. A teoria clássica descreve mais a economia no longo prazo, ou seja, no pleno emprego. No longo prazo e para os clássicos os salários reais e nominais são variáveis. Apenas para a teoria Keynesiana, os salários nominais são fixos e os reais são variáveis.

  • Certa está apenas a assertiva I.

    "II. Na visão básica keynesiana, uma expansão de política fiscal ou de política monetária terá efeitos somente sobre a produção."

    Falso, pois modifica também os preços e a demanda agregada em razão da expansão da renda.

    "III. Para os clássicos, a curva de oferta agregada é uma reta origem no pleno emprego em decorrência da suposição de que os salários são fixos."

    De fato a oferta é representada por uma reta vertical no longo prazo, correspondente ao nível de produção natural da economia (pleno emprego). No entanto, isso só ocorre porque os preços a longo prazo são flexíveis, incluídos na concepção de "preços" também os salários pagos aos trabalhadores (preço da mão de obra).

  • A questão nos cobra conhecimento sobre as diferentes visões sobre a macroeconomia, representadas pela discussão entre os clássicos e os keynesianos na determinação das variáveis agregadas. Vamos analisar as assertivas:

    I - CORRETA. O essencial da visão clássica é que a oferta agregada é uma linha vertical e a implicação disso é que a oferta e não a demanda determina o nível de produto da economia. Sendo assim, qualquer política econômica, fiscal ou monetária, que tenda a afetar a demanda não irá acarretar alterações no produto, mas somente nos preços, tendo em vista que a oferta só é afetada por variáveis reais como aumento da capacidade produtiva (fatores de produção).

    II - INCORRETA. Isso não é verdade, já que a visão keynesiana admite sim que políticas econômicas, fiscal ou monetária, afetarão o nível de produto, porém também admitem que isso acarretará alterações no nível de preço. Isso ocorre porque a oferta é positivamente inclinada e a demanda negativamente, assim deslocamentos para a direita da curva de demanda, devido à expansão fiscal ou monetária, aumentarão o produto e o preço de equilíbrio da economia.

    III - INCORRETA. Todo o modelo clássico é baseado na premissa de que os salários são flexíveis e, por isso mesmo, a economia sempre estará em equilíbrio no pleno emprego. Assim, para os clássicos, a oferta agregada é uma linha vertical, insensível a variações nos preços. Qualquer que seja o preço, o produto será o mesmo, de pleno emprego.

    Portanto, apenas a assertiva I está correta.


    Gabarito do Professor: Letra A.