Gab. A
Fórmulas:
- M1 = m.B / M1 = PP + DV / B = PP + R
Em que:
- M1 = Meios de Pagamento / PP = Total de moeda com o público / B = Base Monetária / R = Reserva dos Bancos Comerciais / m = multiplicador monetário.
(1. Eleva M1) Diminuição da razão moeda em circulação/depósitos nos bancos comerciais.
Mantendo a quantidade de moeda em circulação constante, a diminuição da razão leva a um aumento dos depósitos nos bancos comerciais (R), o que leva a um aumento da Base Monetária (B), o que aumenta M1.
(1. Eleva M1) Diminuição da razão reservas/depósitos.
Mantendo a quantidade de reservas constante, a diminuição da razão leva a um aumento dos depósitos, o que leva a um aumento da Base Monetária (B), que aumenta M1.
(3. Não Afeta M1) Diminuição da relação dos empréstimos pessoa jurídica/pessoa física dos bancos comerciais.
Essa fiquei em dúvida. Creio que diminuição da relação não afeta a quantidade total de moeda em Poder do Público (PP). Emprestando x a empresa jurídica e 2x a empresa física, ou vice versa, resulta na mesma quantidade de moeda em poder do público (PP), apesar de afetar a relação sugerida.
(2. Diminui M1) Aumento da razão moeda em circulação/depósitos nos bancos comerciais.
Mantendo a moeda em circulação constante, o aumento da razão leva a uma diminuição dos depósitos nos bancos comerciais (R), o que diminui a Base Monetária (B), o que diminui M1
Qualquer equivoco no comentário, peço encarecidamente que me enviem Mensagem.
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp
bons estudos!
Questão que versa sobre conhecimentos de Economia Monetária, tratando dos meios de pagamentos (M1) e seus determinantes.
Vamos preencher os parênteses em branco na ordem em que aparecem:
(1) A diminuição da referida razão significa que a proporção dos depósitos à vista nos bancos comerciais (DV) em relação ao papel moeda em poder do público (PMPP ou "moeda em circulação" como no enunciado) aumentou, isto é, agora os bancos comerciais têm mais recursos disponíveis para emprestar, impulsionando o multiplicador bancário e, portanto, elevando M1.
(1) Mais uma vez, a diminuição dessa razão implica que os bancos comerciais terão mais recursos disponíveis para emprestar e o resultado será o mesmo do item anterior, a diferença aqui é que o aumento dos recursos disponíveis para empréstimos deveu-se a uma diminuição dos montantes "travados" em reservas. Isso elevará M1.
(3) O quanto os bancos comerciais emprestam para pessoas jurídicas ou físicas não altera em nada o M1. O fato deles terem aumentado, proporcionalmente, os empréstimos para pessoas físicas, dado a diminuição da referida razão, tem efeito nulo nos meios de pagamentos já que o "Público" do PMPP é composto por pessoas jurídicas e físicas, independente da composição relativa.
(2) É o inverso do item I e a justificativa também. Com menos recursos disponíveis para empréstimos pelos bancos comerciais, o M1 reduzirá.
Portanto, temos 1 - 1 - 3 - 2.
Gabarito do Professor: Letra A.