Resposta correta: LETRA C.
A - Aumento continuado de oferta de moeda pode ser causa de inflação, que se manifesta pelo lado da demanda agregada. - CORRETO. O aumento continuado da oferta de moeda gera um aumento na demanda agregada, o que. faz com que os preços aumentem, causando inflação.
B- Uma conclusão da curva de Phillips é que, se a economia se encontrar acima da taxa natural de desemprego, os salários nominais tendem a aumentar mais do que a inflação esperada. - CORRETO. Sob a ótica da versão tradicional da Curva de Philips, se a inflação vigente para determinado recorte é menor que a inflação esperada pelos agentes, os salários nominais serão corrigidos acima da inflação. O salário real, portanto, sobe, o que estimula demissões por parte das empresas (maiores custos) e leva ao aumento do desemprego, que fica acima da sua taxa natural.
C - Pela curva de Phillips, o desemprego pode ser mantido em um nível menor do que a taxa natural, através de políticas expansionistas, sem provocar taxas crescentes de inflação. - INCORRETO. A Curva de Philips traça a relação inversa entre desemprego e inflação no curto prazo. Em anos que há baixa inflação, há alto desemprego; e em anos que há alta inflação, há baixo desemprego. A taxa de desemprego, em Philips, está associada à demanda agregada (dado que ela é quem mede os níveis gerais de produção de uma nação), a qual, por sua vez, coloca pressão nas taxas de inflação dos salários e dos preços.
D - Choques de oferta, como a quebra de colheitas agrícolas, são causas de inflação, que se manifesta pelo lado da oferta agregada. - CORRETO. O aumento generalizado nos preços produtivos é resultado típico choque de oferta, dado que implica na redução global de bens ofertados (no caso, do que pôde ser coletado), dada o aumento sensível nos custos de produção.
E - A taxa de câmbio pode ser utilizada, apesar de alguns riscos, para políticas de controle da inflação. - CORRETO. A manutenção de um câmbio valorizado estimula as importações, dado que os nacionais podem adquirir bens estrangeiros sob custos menores. Nesta esteira, bens nacionais ficam expostos à concorrência de fora, o que tende a estimular a diminuição dos preços domésticos, contribuindo para a redução da inflação.
Questão que trata de diversos subtemas dentro dos temas da inflação e do desemprego.
Vamos examinar cada uma das alternativas, lembrando que se deve assinalar a INCORRETA:
A) CORRETA. Com maior disponibilidade contínua de moeda na economia, o valor do dinheiro, isto é, a taxa de juros tenderá a cair devido à abundância de recursos. Taxas de juros mais baixas estimularão o consumo e o investimento, elevando a demanda por bens e serviços, pressionando os preços e causando inflação.
B) CORRETA. Se a economia (entenda-se produto, pois essa redação está um pouco confusa) está acima do nível da taxa natural de desemprego, ela está sobreaquecida e o desemprego está abaixo do que deveria estar. Isso pressionará os salários nominais para cima, além da inflação esperada, causando aumento dos salários reais e pressionando os custos das empresas.
C) INCORRETA. A Curva de Phillips original - curto prazo - relaciona inversamente inflação e desemprego. Isso significa que se a opção for pela obtenção de taxas muito baixas de desemprego, necessariamente as taxas de inflação serão maiores.
D) CORRETA. Choques de oferta deslocam a curva de oferta para a esquerda e para cima, acarretando em um novo equilíbrio com a demanda a um nível de preços maior e uma quantidade menor. Gerando, portanto, inflação.
E) CORRETA. Inclusive foi usada, por exemplo, durante o Plano Real para ajudar no combate à inflação. Um câmbio valorizado facilita as importações, as quais pressionam os preços internos para baixo, pois do contrário a produção doméstica seria substituída por importados.
Gabarito do Professor: Letra C.