SóProvas


ID
5125666
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na vida real, emprega-se com frequência a taxa linear para cálculos de valores, como empréstimos. No entanto, para lidar com o valor do dinheiro no tempo e tomar decisões de investimentos, devemos utilizar os conceitos de taxas efetivas e taxas equivalentes. Analise as seguintes assertivas sobre esse tema:


I. Se a taxa de juros por período de capitalização for i e se houver m períodos de capitalização por ano, então a taxa efetiva anual será (1+ i)m - 1.

II. Se duas taxas de juros relativas a períodos de capitalização distintos produzem o mesmo montante no final de determinado tempo, partindo-se do mesmo valor inicial, diz-se que são taxas equivalentes.

III. Se um empréstimo de $1000 deve ser liquidado, após 12 meses, por $1240,00, a taxa efetiva da operação é inferior a 2% ao mês.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Temos aqui uma questão sobre taxas equivalentes e efetivas dentro do assunto de análise de investimentos. Vamos para a resolução:

    Taxas equivalentes são aquelas que aplicadas a um mesmo capital/ dinheiro em um mesmo período de tempo, ainda que por diferentes períodos de capitalização, vão produzir o mesmo montante final. Exemplo: Taxa de 1% ao mês equivale a qual taxa anual durante 1 ano? Sendo i= taxa equivalente anual, im = taxa mensal, n = números de período de capitalização.

    (1+ia)n = (1+im)n
    (1+ia)1 = (1+0,01)12
    1+i= 1,1268
    ia = 0,1268 ou 12,68%

    Taxas efetivas são aquelas referentes a um período de tempo igual ao período de capitalização dos juros. Divergem das taxas nominais, as quais se referem a um período de tempo diferente do período da capitalização dos juros. Exemplo: taxa anual de 12% com juros capitalizados mensalmente (taxa nominal) é igual a taxa mensal de 1% capitalizados mensalmente (taxa efetiva). Percebam a diferença nos períodos de capitalização: juros anuais capitalizados mensalmente e juros mensais capitalizados mensalmente.

    A partir da taxa mensal, deve-se utilizar o conceito de taxa equivalente para se obter a taxa efetiva anual. A fórmula toda é a seguinte, sendo m = frequência das capitalizações da taxa nominal:

    iefetiva = [1+ (inominal / m)]m -1
    iefetiva = [1+(0,12/12)]12 -1
    iefetiva = (1,01)12 -1
    iefetiva = 0,1268 ou 12,68%

    Uma taxa nominal de 12% ao ano com capitalização mensal é igual a uma taxa efetiva de 12,68% ao ano com capitalização anual.

    Vamos para as proposições:

    I - CORRETA. Vejam pela explicação que está correta e corresponde à fórmula de taxa efetiva apresentada acima, porém o i do enunciado é igual a inominal/m e constatamos isso por esse trecho "se a taxa de juros por período de capitalização for i". Substitua os valores anuais e mensais dados como exemplo que ficará mais fácil a visualização.

    II - CORRETA. Temos aqui, exatamente, a definição de taxas equivalentes conforme apresentado acima.

    III - CORRETA. Supondo que a capitalização desse empréstimo foi anual, temos uma taxa de 24% ao ano:

    Taxa de juros = Juros/Capital emprestado = 240/1000 = 0,24 ou 24% ao ano

    Agora, aplicaremos a fórmula de taxa equivalente para achar a taxa equivalente mensal de 24% ao ano que também será a taxa efetiva mensal, já que toda taxa mensal cuja capitalização também é mensal corresponde a sua própria taxa efetiva.

    (1+ia)n = (1+im)n
    (1+0,24)1 = (1+im)12
    1 + i m=  1,24^(1/12)
    i= 1,0181 – 1
    im = 0,0181 ou 1,81% ao mês

    Temos diferentes formas de resolver esse item, no entanto não é necessário fazer as contas de raiz ou de potência de fração na hora da prova. Para que 24% ao ano seja igual a 2% ao mês só seria possível se estivéssemos falando de juros simples, como não é o caso, necessariamente, será inferior a 2% e, assim, não precisamos calcular o valor exato de 1,81% ao mês.

    Portanto, estão corretas as assertivas I, II e III.


    Gabarito do Professor: Letra E.