SóProvas


ID
5125699
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Algumas leis ou modelos se consagraram, em finanças públicas, interpretando razões para crescimento ou redução dos gastos públicos e receitas do governo. Sendo assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Efeito Tanzi.

2. Lei de Wagner.

3. Efeito Patinkin.


Coluna 2

( ) Há uma perda real da receita pública em razão da defasagem entre as datas da ocorrência das transações (fato gerador) e do efetivo recolhimento dos tributos, em épocas de inflação elevada.

( ) Os gastos públicos tendem a crescer mais do que o crescimento do PIB, nas economias avançadas, em razão de maior atenção à segurança, à educação e à distribuição da renda.

( ) A inflação elevada reduz o déficit público em razão da queda real dos gastos públicos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Proposição tratando do tema de finanças públicas, notadamente de contribuições relevantes de alguns economistas que os agraciaram com a denominação dos conceitos com seus respectivos nomes.

    Vamos relacionar as colunas:

    (1) Essa descrição trata do Efeito Tanzi, conceito elaborado a partir das contribuições do economista italiano Vito Tanzi (1935 - ), o qual revela o prejuízo que o governo pode ter em épocas de hiperinflação devido à defasagem na entrada dos recursos nos cofres públicos, contribuindo para o agravamento das finanças públicas.

    (2) A Lei de Wagner, conceito elaborado a partir das contribuições do economista alemão Adolph Wagner (1835-1917), postula a tendência geral do aumento dos gastos estatais. Isso ocorreria, principalmente, pela crescente urbanização, dentre outros fatores, a qual requer elevações das despesas públicas com serviços públicos dos mais diversos tipos.

    (3) O Efeito Patinkin, conceito elaborado a partir das contribuições do economista Don Patinkin (1922-1995), é o inverso do Efeito Tanzi na medida em que coloca o governo em uma situação mais favorável dentro de um contexto de elevadas taxas de inflação. Os gastos públicos reais seriam diminuídos pela inflação, melhorando o cenário fiscal do Estado.

    Portanto, temos 1 - 2 - 3.


    Gabarito do Professor: Letra E.