SóProvas


ID
5126218
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Passira - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO II

Anarquistas e supremacistas brancos são grandes ameaças terroristas nos EUA (DHS)


     Os supremacistas brancos e anarquistas representam uma importante ameaça terrorista interna nos Estados Unidos, e poderiam gerar violência em eventos ligados às eleições de 3 de novembro, advertiu nesta terça-feira o Departamento de Segurança Interna (DHS).


     Um relatório bastante aguardado sobre as ameaças à segurança no país aponta que os supremacistas brancos foram responsáveis por 39 das 48 mortes atribuídas à violência extremista doméstica em 2018-2019, enquanto outras categorias de extremistas foram responsáveis pelo restante. Mas segundo o DHS, anarquistas e antigovernamentais (aqueles que protestam contra a polícia e o racismo) representam uma nova ameaça.


     O secretário interino de Segurança Interna, Chad Wolf, assinala no prefácio do documento: "Em setembro de 2019, começamos a observar uma nova e alarmante tendência de exploração dos protestos legais por esses grupos, causando violência, morte e destruição nas comunidades americanas".


     Wolf cita 300 agentes da lei feridos durante os protestos, que, segundo ele, "representam uma ameaça significativa à pátria, ao prejudicarem a segurança pública e a dos oficiais".


     O relatório, que sofreu um atraso de meses devido a discussões internas sobre como seriam retratados os extremistas nacionais, evita as classificações "esquerdista" e "direitista".


     Desde o começo do ano, o presidente Donald Trump e o procurador-geral Bill Barr apontaram grupos "anarquistas radicais" e "de esquerda" como uma ameaça importante ao país, citando protestos violentos em várias cidades, onde dezenas de policiais ficaram feridos. Trump fez deste tema uma parte essencial do seu discurso de campanha, ao mesmo tempo que evita falar sobre extremistas de direita - incluindo neonazistas e supremacistas brancos -, ligados a várias mortes, incluindo de agentes. 


     Na semana passada, Trump disse que os Proud Boys, grupo de ultradireita masculino, deveriam "retroceder e se manter à espera", já que o verdadeiro problema seriam os radicais "de extrema esquerda". O informe, no entanto, associa múltiplos ataques em massa e mortes a extremistas de direita, apenas. 


     O documento adverte que alguns extremistas "poderiam mirar em eventos relacionados às campanhas presidenciais de 2020, nas eleições em si, nos resultados eleitorais ou no período pós-eleitoral". O texto ressalta que "estes atores poderiam se mobilizar rapidamente para ameaçar ou participar de atos de violência”.


Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2020/10/06/anarquistas-e-supremacistas-brancos-sao-grandes-ameacas-terroristas-nos-eua-dhs.htm (Com adaptações)

Os termos destacados nas alternativas abaixo retiradas do texto II apresentam a mesma natureza morfológica; a EXCEÇÃO encontra-se na opção:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Natureza morfológica da partícula QUE

    A - “(...) aponta que os supremacistas brancos foram responsáveis por 39 das 48 mortes (...)” (1º parágrafo)

    Conjunção (Integrante)

    ________________________

    B- “(...) (aqueles que protestam contra a polícia e o racismo) (...)” (2º parágrafo)

    Pronome (Relativo)

    ________________________

    C- “Na semana passada, Trump disse que os Proud Boys, (...)” (7º parágrafo)

    Conjunção (Integrante)

    ________________________

    D -“(...) já que o verdadeiro problema seriam os radicais "de extrema esquerda". (7º parágrafo)

    Conjunção (Causal)

    ________________________

    E -“O texto ressalta que "estes atores poderiam se mobilizar rapidamente (...)” (8º parágrafo)

    Conjunção (Integrante)

    ________________________

  • A questão é sobre a palavra "que" e quer saber qual das alternativas abaixo NÃO apresenta a mesma natureza morfológica das demais. Vejamos:

     .

    "QUE" pronome relativo equivale a O(A) (S) QUAL (IS) Ex.: O livro que eu li é ruim. (que = O QUAL)

    "QUE" conjunção integrante equivale a ISSO / ESSE (A) Ex.: Estou certo de que você passará nas provas. (= Estou certo DISSO)

     .

    Conjunção integrante: introduz oração subordinada substantiva. É mero conectivo oracional. As conjunções integrantes são representadas pelas conjunções "QUE" e "SE”. A oração pode ser trocada por "isso, nisso, disso". Ex.: Necessito de que me ajude. (= Necessito disso).

     

    Pronome relativo: introduz oração subordinada adjetiva. Exerce função sintática de sujeito, obj. direto, obj. indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito ou aposto. A palavra pode ser trocada por "o qual, a qual, os quais, as quais". Ex.: O livro que li era péssimo. (que = o qual)

     .

    A) “(...) aponta que os supremacistas brancos foram responsáveis por 39 das 48 mortes (...)” (1º parágrafo)

    Errado. Temos aqui uma CONJUNÇÃO. "Que", nesse caso, é conjunção integrante e equivale a "isso": "aponta o quê?" "ISSO" (= que os supremacistas brancos foram...)

     .

    B) “(...) (aqueles que protestam contra a polícia e o racismo) (...)” (2º parágrafo)

    Certo. Temos aqui um PRONOME RELATIVO. "Que", nesse caso, é pronome relativo, retoma "aqueles", equivale a "os quais" e introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva (sem vírgula).

     .

    C) “Na semana passada, Trump disse que os Proud Boys, (...)” (7º parágrafo)

    Errado. Temos aqui uma CONJUNÇÃO. "Que", nesse caso, é conjunção integrante e equivale a "isso": "Trump disse o quê?" "ISSO" (= que os Proud Boys...)

     .

    D) “(...) já que o verdadeiro problema seriam os radicais "de extrema esquerda". (7º parágrafo)

    Errado. Temos aqui uma CONJUNÇÃO. "Que", nesse caso, faz parte da locução conjuntiva "já que" e é conjunção subordinativa causal.

    Conjunções subordinativas causais: têm valor semântico de causa, motivo, razão...

    São elas: porque, porquanto, como, uma vez que, visto que, já que, posto que, por isso que, na medida em que, dado que...

    Ex.: Já que você está estudando bastante, suas chances de passar em concurso são enormes.

     .

    E) “O texto ressalta que "estes atores poderiam se mobilizar rapidamente (...)” (8º parágrafo)

    Errado. Temos aqui uma CONJUNÇÃO. "Que", nesse caso, é conjunção integrante e equivale a "isso": "o texto ressalta o quê? "ISSO" (= que estes atores poderiam...)

     .

    Gabarito: Letra B

  • Quando o que Pode ser trocado pelo isso =conjunção integrante ;

    Quando o que pode ser trocado pelo o qual,a qual,.... = pronome relativo

  • gaba C

    QUE = ISSO → ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA (OD, OI, ODI, PREDICATIVA, CN, APOSITIVA)

    QUE = O(s) QUAL(is) → ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA (RESTRIVA E EXPLICATIVA)

    RESTRITIVA → SEM VÍRGULAS

    EXPLICATIVA → COM VÍRGULAS

    pertencelemos!

  • Pra quem ficou em dúvida com relação à letra D: A alternativa também trata-se se uma CONJUNÇÃO. Porém, uma conjunção subordinativa adverbial CAUSAL. As conjunções subordinativas adverbiais podem ser causais, consecutivas, comparativas, conformativas, finais ou temporais. Temos, ainda, as conjunções coordenativas que podem ser aditivas, adversativas, explicativas e alternativas.

  • Gabarito: B

  • Letra D é uma locução conjuntiva concessiva, e não causal, como disseram