Princípio da proveniência, respeito aos fundos ou método histórico
Base da organização dos fundos de arquivo, os quais são organizados com base na sua origem. O arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado/mesclado aos de outras entidades produtoras / origens distintas.
ORDENAÇÃO EXTERNA - PROVENIÊNCIA
Princípio do respeito à ordem original, ordem primitiva ou "santidade" da ordem original
Envolve a colocação do documento no seu lugar de origem dentro do fundo de onde provém. Deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora. O arranjo relaciona os documentos às atividades que os geraram.
O arranjo é o modo de organização dos documentos de valor secundário no arquivo permanente.
O arranjo respeita o princípio da proveniência e NÃO a Teoria das 3 idades.
ORDENAÇÃO INTERNA - ORDEM ORIGINAL
Princípio da unicidade
Documento de arquivo é único no seu conjunto documental, independente de haver ou não cópia do documento, e depende do seu contexto documental. Conserva um caráter único.
Princípio da cumulatividade ou naturalidade
Arquivo é formado por meio da acumulação, de maneira progressiva, natural e orgânica em função das atividades da organização, família ou pessoa, por produção e recebimento.
Princípio da organicidade
Relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora. Refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas. Na organização, pelo simples fato de funcionar, há uma produção de documentos que passa a compor os arquivos.