Gabarito: LETRA B
A) Controlar a produção e o emprego de técnicas e substâncias que comportem risco alto para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente. (faltou a comercialização)
Art. 225, inciso V da CF: controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;
B) Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. (CORRETO)
C) Preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades de manipulação de material genético, exceto quando ocorre atividade de pesquisa.
Art. 225, inciso II, CF: preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético.
D) Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover somente o manejo ecológico dos ecossistemas.
Art. 225, inciso I da CF: preservar e restaurar os processeos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecosssitemas;
Bons Estudos!
Nessa vida, já apanhei muito em provas de concurso por aquele tipo de pensamento de entender a matéria e não decorar. Então o negócio é o seguinte: Descubra o comportamento da banca, as menores normalmente tem um orçamento mais apertado, logo vão se socorrer, via de regra, ao texto de lei e súmula. Qualquer coisa estranha a isso, mesmo que a assertiva esteja logicamente correta, porém, utilizando expressões diferentes do texto normativo, pode descartar (quantas vezes não vi por ai que o plano diretor é obrigatório para cidades com mais de 25, 30, 50 ou 100 mil, tá sistematicamente certo, contudo, a banca é ruim e você tá concorrendo a uma vaga para concurso, não para crítico de questões).
Então vamos a um comparativo da questão:
CF art. 225 §1º (...)
V - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;
A
Controlar a produção e o emprego de técnicas e substâncias que comportem risco alto para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.
A assertiva está incompleta (falta comercialização) e foi trocado "risco", por "risco alto". A justificativa de que a expressão "alto risco" é restritiva, logicamente falando, não faz sentido algum, pois trata-se extrapolação interpretativa, em nenhum momento foi colocado um condicionante ou limitante, sendo mais fácil aceitar que a banca é ruim e quer a literalidade, coloque no seu material a lei ipsis litteris, releia várias vezes e pronto, é isso, não precisa ficar achando justificativa onde não tem.