SóProvas


ID
5131408
Banca
ACCESS
Órgão
Câmara de Mangaratiba - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Na Redação Oficial, os pronomes possessivos apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram a segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa.
(Fonte: Manual de Redação da Presidência da República. 3ª Edição, revista, atualizada e ampliada, 2018)
Com base nessa informação, selecione a opção que apresenta a concordância correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala),levam a concordância para a terceira pessoa. Os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor.

    Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa. Exemplo: Vossa Senhoria designará seu substituto. (E não “Vossa Senhoria designará vosso substituto”)

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à concordância dos pronomes possessivos.
    Conforme afirmação presente no enunciado da questão, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa. Nesse sentido vamos à análise.

    a) Nesta alternativa não há pronome possessivo e, portanto, não há caso de concordância para analisar. Então, a alternativa é incorreta.
    ]b) O pronome possessivo SEU é de terceira pessoa, concordando com o pronome Vossa Senhoria, que é de segunda pessoa. Desse modo, a concordância está de acordo com a orientação do Manual de Redação e, portanto, esta é a alternativa correta.
    c) O pronome possessivo TEU é de segunda pessoa. Sendo assim, a concordância não está de acordo com a orientação do Manual de Redação e, portanto, esta alternativa é incorreta.
    d) O pronome possessivo VOSSO é de segunda pessoa. Nesse sentido, a concordância não está de acordo com a orientação do Manual de Redação. Assim, esta alternativa é incorreta.
    e) O erro de concordância quanto ao emprego do pronome possessivo é o mesmo apontado na letra D. Sendo o pronome VOSSO de segunda pessoa, a concordância com o pronome de tratamento está incorreta.
    Gabarito do Professor: Letra B.