SóProvas


ID
5131585
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Corumbiara - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Quanto aos termos da Lei nº 5.172/1966, que dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios, responda às próximas duas questões.

Analise as alternativas e depois marque a incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que NÃO constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

    FONTE: CTN - Código Tributário Nacional

  • Destrinchando o art. 3º:

    Tributo é toda prestação pecuniária (RESSALVA É A DAÇÃO EM PAGAMENTO EM BENS IMÓVEIS – art. 156, XI, CTN). Compulsória (EX LEGE, OU SEJA, INSTITUIDO EM LEI), em moeda (VEDADA A PRESTAÇÃO PRO LABORE OU IN NATURA) ou cujo valor nela se possa exprimir (FIGURA DO INDEXADOR – UFIR´s), que não constitua sanção de ato ilícito (O QUE DIFERE DA MULTA), instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada

    FONTE: minhas anotações.

  • o que constitui sanção de ato ilícito é a MULTA, e não o tributo.

    Tributo: fato gerador NÃO CONSTITUI sanção de ato ilícito;

    Multa: fato gerador CONSTITUI sanção de ato ilícito.

  • ...Desatenção desatenção...

  • Gabarito: Letra B.

    Tributo:

    Não possui finalidade sancionatória;

    Visa a arrecadar e a intervir em situações sociais e econômicas;

    Multa:

    É sanção por ato ilícito;

    O ideal é que não arrecade, pois, visa a coibir o ato ilícito;

    (Ricardo Alexandre, 15 ed.)

    Explicação sobre a alternativa D.

    Art.4º CTN- A natureza jurídica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la:

    I- a denominação e demais características formais adotadas pela lei;

    II- a destinação legal do produto da sua arrecadação;

  • A questão demanda conhecimentos sobre o tema: Tributos.

     

    Abaixo, iremos justificar cada uma das assertivas:

    A) O Sistema Tributário Nacional é regido pelo disposto na Emenda Constitucional nº 18/1965, em leis complementares, em resoluções do Senado Federal e, nos limites das respectivas competências, em leis federais, nas Constituições, em leis estaduais e municipais.

    Certo, pois prevê o aqui definido:

    Art. 2º O sistema tributário nacional é regido pelo disposto na Emenda Constitucional n. 18, de 1º de dezembro de 1965, em leis complementares, em resoluções do Senado Federal e, nos limites das respectivas competências, em leis federais, nas Constituições e em leis estaduais, e em leis municipais.

     

    B) Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda, ou cujo valor nela se possa exprimir, que constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

    Incorreta (logo, essa que deveria ser marcada), pois não pode ser sanção de ato ilícito, segundo o CTN:

    Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

     

    C) Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

    Correto, por respeitar esse artigo do CTN:

    Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.


    D) A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la: a denominação e demais características formais adotadas pela lei; a destinação legal do produto da sua arrecadação.

    Certo, pois repete o aqui previsto:

    Art. 4º A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la:

    I - a denominação e demais características formais adotadas pela lei;

    II - a destinação legal do produto da sua arrecadação.

     

    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Alternativa B

    Agora essa alternativa A é sacanagem hein? Tentativa de pegadinha...

    Segue link

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc_anterior1988/emc18-65.htm

    abs

    boa sorte!!

  • Destrinchando o art. 3º:

    Tributo é toda prestação pecuniária (RESSALVA É A DAÇÃO EM PAGAMENTO EM BENS IMÓVEIS – art. 156, XI, CTN). Compulsória (EX LEGE, OU SEJA, INSTITUIDO EM LEI), em moeda (VEDADA A PRESTAÇÃO PRO LABORE OU IN NATURA) ou cujo valor nela se possa exprimir (FIGURA DO INDEXADOR – UFIR´s), que não constitua sanção de ato ilícito (O QUE DIFERE DA MULTA), instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

    PARA REVISÃO

    Fonte - Anotação: Flávio Linhares - colega do QC