SóProvas


ID
5133448
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Maricá - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

É o primeiro, e talvez o mais importante dos deveres do administrador público, o dever de probidade, que está pautado pelo Princípio da:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    MORALIDADE

    Hely Lopes Meirelles declara que “o agente administrativo, como ser humano dotado de capacidade de atuar, deve, necessariamente, distinguir o Bem do Mal, o Honesto do Desonesto. E ao atuar, não poderá desprezar o elemento ético da sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo do injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas também entre o honesto e o desonesto.” (MEIRELLES, 2012, pág. 90). 

    O princípio da moralidade consiste na LISURA no trato das coisas do Estado diante dos administrados, com o escopo de inibir “que a Administração se conduza perante o administrado de modo caviloso, com a astúcia ou malícia preordenadas a submergir-lhe direitos ou embaraçar-lhe o exercício e impor-lhe um comportamento franco, sincero e leal” (SOUZA, 2000, p. 90).

    (MARINELLA, 2005, p. 37): o Princípio da Moralidade dita que administrador público deve atender aos ditames da conduta ética, honesta, exigindo a observância de padrões éticos, de boa-fé, de lealdade, de regras que assegurem a boa administração e a disciplina interna na Administração Pública Moralidade administrativa está ligada ao conceito de bom administrador.

    (MORAES, 2005, p. 296): Pelo princípio da moralidade administrativa, não bastará ao administrador o cumprimento da estrita legalidade, ele deverá respeitar os princípios éticos de razoabilidade e justiça, pois a moralidade constitui pressuposto de validade de todo ato administrativo praticado.

    FONTE: Daniel Tostes

  • GABARITO - A

    Pode facilitar sua resolução nessa e noutras:

    Quando ele associar a : Ética , Boa- fé, Probidade, Lealdade

    Vai estar falando de MORALIDADE.

    Bons estudos!

  • A questão indicada está relacionada com os princípios.

     

    - Princípios:

    Com base no artigo 37, caput, da Constituição Federal de 1988, a Administração Pública deve obedecer aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência (LIMPE).

    Princípios reconhecidos: princípio da supremacia do interesse público, princípio da autotutela, princípio da indisponibilidade, princípio da continuidade dos serviços públicos, princípio da segurança jurídica e princípio da precaução.

    - Deve-se buscar a alternativa que dispõe sobre o princípio relacionado com o dever de probidade do administrador público:

     

    A)    CORRETO. De acordo com o princípio da moralidade, o administrador público deve adotar uma conduta pautada na ética, na honestidade, na probidade, entre outros.

     

    B)    ERRADO. Com base no princípio da moralidade, a atuação administrativa deve ser impessoal – não pode discriminar nem privilegiar ninguém -, além disso, não pode visar a promoção pessoal do agente público.

     

    C)    ERRADO. De acordo com o princípio da publicidade, os atos administrativos devem ter a mais ampla divulgação possível entre os administrados. O referido princípio pode ser concretizado pela utilização de alguns instrumentos jurídicos, tais como o direito de petição, as certidões expedidas pelos órgãos, entre outros.

     

    D)    ERRADO. O princípio da razoabilidade se refere à qualidade do que é razoável, ou seja, o que está dentro dos limites aceitáveis.

     

    E)    ERRADO. O princípio da eficiência está relacionado com a produtividade, com a economicidade, com a qualidade, com a redução do desperdício, entre outros.

     

    Gabarito do Professor: A)