SóProvas


ID
513346
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um importante conceito apresentado na Teoria Institucional, tendo como autores Dimaggio e Powell é o isomorfismo. Um dos tipos de isomorfismo apresentado por estes autores é o isomorfismo mimético, que pode ser caracterizado como:

Alternativas
Comentários
  • Isomorfismo Mimético:

    Para se manter legitimida quando a incerteza permeia o ambiente ou quando os objetivos organizacionais não estão bem claros, uma organização tende a se moldar em outra organização.

    Nestes casos, "seguir o lider" passa a ser a melhor, mais barata ou às vezes a única estratégia para que a Organização alcance a sobrevivência no ambiente.

    Esta forma de isomorfismo também ocorre quando existe Uma Forte Pressão dos Consumidores para fornecer produtos e serviços específicos oferecidos por Outra Organização, o que gera a Necessidade de adaptação mimética de forma a atender esta necessidade específica do Ambiente.

  • Isomorfismo: Igualdade de forma, de estrutura.

    Isomorfismo Mimético
    =
    Baseado na Teoria Institucional, Dimaggiio; Powell, 1983 (p.150) relatam a existência de três mecanismos por meio dos quais as mudanças isomórficas institucionais ocorrem: 1) Isoformismo Coercitivo , que decorre de influência política e do problema da legitimidade; 2) Isomorfismo Mimético, resultante da padronização de respostas à incerteza; e, 3) Isoformismo normativo, associado com profissionalização.

    O Isomorfismo Mimético ocorre quando tecnologias organizacionais são pobres, quando objetivos são ambíguos ou quando o ambiente cria incertezas simbólicas, levando as organizações a modelarem-se em outras (Dimaggio; powell, 1983, p.151). Machado da Silva e Fonseca (1993 apud Rosseto C.; Rosseto A.; 2005, p.6) entendem que as organizações assumem uma postura de Isomorfismo Mimético em relação às organizações líderes no seu ambiente específico no intuito de se defenderem em relação aos problemas que não conseguem resolver com idéias próprias. Desse modo, implementam processos semelhantes aos de outras organizações a fim de favorecer o seu funcionamento a partir de regras socialmente aceitas.

  • Só para complementar as explicações acima:

    Freitas (2005, p. 5) relata que “a teoria institucional busca explicar por que as instituições surgem, tornam-se estáveis ou são transformadas, assim como são estruturadas as formas e a cultura que delas fazem parte”. O processo pelo qual as organizações são forçadas a adotarem estruturas e sistemas similares a outras empresas, tornando suas praticas similares entre si, num dado setor organizacional é designado por isomorfismo (DIMAGGIO; POWELL, 1983). 
    Neste contexto, destaca-se que há três tipos de mecanismos isomórficos no processo de institucionalização sendo o isomorfismo coercitivo, isomorfismo mimético, e isomorfismo normativo (DIMAGGIO; POWELL, 1983).
      Mimético Normativo  Coercitivo
    Motivo para se adaptar incerteza dever, obrigação dependência
    carreira visibilidade da inovação profissionalismo, certificado, credenciamento leis, regras e sanções políticas
    base social culturalmente apoiada moral legal
    exemplo reengenharia, benchmarking padrões contábeis, treinamento com cunsultores controle de poluição, regulameto escolares

    (continua...)
  • Conforme observa-se no Quadro 1 (comentário acima), o Isomorfismo mimético está relacionado ao ambiente de incertezas ambientais, na qual as organizações podem copiar a si mesmas, baseando-se em outras organizações percebidas como caso de sucesso. As organizações procuram copiar os modelos de qualidade e excelência como uma maneira de minimizar a incerteza no âmbito organizacional (PASSALONGO; ICHIKAWA; REIS, 2004).
    Daft (1999, p. 347-348) cita um exemplo de isomorfismo mimético, a técnica do benchmarking. O autor explica que “Benchmarking significa a identificação do melhor de uma atividade comercial e depois a duplicação da técnica para criar a excelência, talvez até mesmo aperfeiçoando o processo”.
    O Isomorfismo normativo está relacionado aos profissionais e trabalhadores dentro de um determinado campo organizacional, como por exemplo, a educação formal ou a formação prática relacionada à área em que atuam. Para Daft (1999, p. 348) o “isomorfismo normativo significa que as organizações mudam para atender padrões de profissionalismo, para adotar técnicas que são consideradas pela comunidade profissional como atualizadas e eficazes”.
    Já o isomorfismo coercitivo é resultado de influências políticas e do problema da legitimação como resultado de pressões formais e informais, exercidas por outras organizações e pela sociedade na qual as empresas atuam (DIMAGGIO; POWELL, 1983). 
    De acordo com Daft (1999, p. 348), “o isomorfismo coercitivo é a pressão externa exercida sobre as organizações para que estas adotem estruturas, técnicas ou procedimentos semelhantes a outras organizações”.

    Fonte: http://www.ead.fea.usp.br/semead/14semead/resultado/trabalhosPDF/761.pdf

    (Destaquei "benchmarking" pois achei o conceito de ismorfismo mimético muito parecido com o conceito dele, então imaginei que outras pessoas poderiam ter a mesma dúvida que eu).