SóProvas


ID
513388
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da Administração Pública Burocrática, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Constituem princípios orientadores da Administração Pública Burocrática:
    - profissionalização
    - ideia de carreira
    - hierarquia FUNCIONAL
    - impessoalidade
    - formalismo

    fonte: Administração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato
  • Complementando o comentário anterior, o erro da alternativa D está nas palavras hierarquia de COMPETÊNCIAS. A burocracia não valoriza o que não está formalizado. Assim, não importa se sou mais competente que meu chefe ou meu colega de trabalho, pos eles se reportarão apenas ao chefe formalmente designado, embora ele não conheça nada sobre a pasta.
  • A única alternativa é a letra B, pois a autoridade, na teoria burocrática, é baseada nas leis e normas e não nas competências.
    É o modelo racional-legal.
  • Como bem afirmado pelos colegas abaixo(ou acima), o erro da alternativa B esta na expressão COMPETENCIAS. 

    Aqueles que não visualizaram que hierarquia por Competências estaria incorrento pesanram com raciocínio de jurista, ou estudante de direito. Hierarquia de competencias, na questão, não refere-se ao conceito jurídico de competência enquanto a delimitação e atribuição de poderes e/ou jurisdição estabelecida nas leis, no ordenamento jurídico. Se assim fosse, estaria correta a alternativa pois relaciona-se ao conceito de burocracia como estrutura racional-legal em sua hierarquia organizacional.

    Todavia, com a expressão "Hierarquia de Competências" o examinador quis sugestionar que a Adm Burocrática pauta-se na definição de sua estrutura por críterios e ferramentas típicos da Gestão por Competências.... o que NÃO É VERDADE... tornando, portanto, a alternativa B ERRADA
  • Categorização do relacionamento. A hierarquia tem papel central na burocracia. Assim quem toma decisões está no topo da hierarquia e geralmente não tem contato com o problema. O relacionamento assim baseado em categorias hierárquicas. A burocracia não liga para competências e sim quem está no topo é que tem a capacidade de decidir, muitas vezes sem nem ter conhecimento e capacidade para resolução do problema

  • Administração Pública Burocrática - Surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. 

    FONTE: PDRAE.


    Assim, na administração pública burocrática, a autoridade é centrada na hierarquia de funções, e não na hierarquia de competências.


    GABARITO: LETRA B

  • Entendi! INCORRETA C. Hierarquia Funcional

    A letra A também me trouxe dúvidas.

  • INCORRETA B

    HIERARQUIA FUNCIONAL

  • adm burocrática> estruturas complexas??

  • Burocracia no Setor Público.

     

    Para o Estado, ela representa uma forma de profissionalização, a qual preconiza o controle a priori das ações, o formalismo, a racionalidade, o atendimento fiel às regras, a impessoalidade, a divisão do trabalho, a hierarquia funcional e a competência técnica baseada no mérito.


    Pode-se dizer, também, que ela parte de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que buscam serviços e que, por isso, são sempre necessários controles rígidos dos processos.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os modelos teóricos de administração pública. No caso desta questão, a alternativa a ser marcada deve conter uma afirmativa incorreta sobre o modelo burocrático de administração.

    A - correta. Estrutura complexa, altamente hierarquizada.

    B - incorreta. A Administração Burocrática origina-se na segunda metade do século XIX, no Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. É constituída por princípios orientadores do desenvolvimento a profissionalização, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade, o formalismo. Os controles administrativos que visam combater a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. A burocracia parte de uma desconfiança prévia nos administradores e nos cidadãos que a eles dirigem demandas, por isso controles rígidos dos processos são sempre necessários, como na admissão de pessoal, compras e atendimento a demandas.

    C - correta. Clara divisão do trabalho.

    D - correta. Especialização das funções.

    E - correta. Processos de trabalho e mecanismos de controle definidos formalmente por normas e regras rígidas.

    Tendo visto as alternativas, concluímos que a letra "B" é a que atendeu ao comando da questão.

    GABARITO: B

    Fonte:

    PALUDO, A. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.