SóProvas


ID
513430
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em muitas áreas da organização, os cargos pouco descrevem o que as pessoas efetivamente estão fazendo, mas tão somente o que se espera que façam. Em função disso, pode-se afirmar que o que as pessoas agregam de valor para a organização independentemente de suas funções e cargos que ocupam em termos formais é denominado(a) de:

Alternativas
Comentários
  • Verificamos que a pessoa é avaliada e analisada para efeitos de admissão, demissão, promoção, aumento salarial etc em função de sua capacidade de entrega para a empresa. Por exemplo, ao escolhermos uma pessoa para trabalhar conosco além de verificarmos sua formação e experiência olhamos também como essa pessoa atua, sua forma de entregar o trabalho, suas realizações, enfim, cada um de nós usa diferentes formas para nos assegurarmos de que a pessoa que estamos escolhendo terá condições de obter os resultado que necessitamos. Embora, na prática organizacional, as decisões sobre as pessoas sejam tomadas em função do que elas entregam, observamos que o sistema formal concebido, em geral, a partir do conceito de cargos as vê pelo que fazem. Esse é um dos principais descompassos entre a realidade e o sistema formal de gestão, ao olhar às pessoas pelo que fazem e não pelo que entregam, criando, assim, uma lente que distorce a realidade.

    Ao olharmos as pessoas por sua capacidade de entrega temos uma perspectiva mais adequada para avaliá-las, para orientar o seu desenvolvimento e para estabelecermos recompensas.

    A entrega da pessoa pode ser compreendida como sendo o saber agir responsável e reconhecido estabelecido na definição de competência sugerido por Fleury (1999).

    Letra A correta
  • Por que "independentemente de suas funções e cargos que ocupam"?
  • Israel Antonini, não nada expert nesse assunto, mas o ponto de vista que pude ter dessa passagem "independentemente de funções e cargos que ocupam" foi que existem pessoas e pessoas. Umas mais aplicadas, outras menos, e existem ainda aquelas meio termo, indiferentes. Creio também que esse fator de entrega esteja relacionado a um aspecto de atitude, dentre aqueles 3 que consubstanciam o C.H.A. (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) da avaliação de desempenho. Podemos também comparar, se é que alguém concorde com isso, que o estagio probatório que ocorre em 3 anos para você ser efetivado no cargo publico, também avalia esse fator de entrega que esta relacionado no Art. 20, III da Lei 8112/90, capacidade de iniciativa