SóProvas


ID
513457
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Há diversos métodos para avaliar o desempenho humano nas organizações. Um desses métodos está identificado fortemente com ambientes democráticos e participativos e que se preocupam tanto com os cenários internos à organização quanto com os externos. Trata-se de um modelo em que o avaliado é focado por praticamente todos os elementos que tenham contato com ele: subordinados, superiores, pares, etc. Caracteriza-se pelo compartilhamento de feedbacks com quem executou o trabalho por parte das pessoas diretamente afetadas pelos resultados produzidos. O método de avaliação de desempenho mencionado é o:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de um modelo em que o avaliado é focado por praticamente todos os elementos que tenham contato com ele: subordinados, superiores, pares, clientes internos e externos, fornecedores etc. Esse processo de avaliação total recebe o nome de 360 graus exatamente pela dimensão que asume o campo de feedback. (MARRAS, 2005, p. 178).

  •  Avaliação 360 graus: é uma forma mais rica de avaliação pelo fato de produzir diferentes informações  vindas de todos os lados. O foco é totalmente gerencial e comportamental.

    Prós:o sistema é mais compreensivo e as avaliações provêm de múltiplas perspectivas, a qualidade da informação é melhor, complementam  as iniciativas da qualidade total, enfatizam os clientes internos e externos e o espírito de equipe, como a retroação vem de vários avaliadores, pode haver preconceitos e prejuízos, a retroação fornecida pelo entorno permite a auto-desenvolvimento do avaliado.

    Contras:o sistema é administrativamente complexo para combinar todas as avaliações, a retroação pode intimidar e provocar ressentimentos no avaliado,  podem envolver avaliações conflitivas sob diferentes pontos de vista, o sistema requer treinamento dos avaliadores para funcionar bem, as pessoas podem fazer conluio ou jogo para dar avaliação inválida para as outras.   
  • Escalas gráficas: É um formulário de dupla entrada, no qual as linhas representam os fatores que estão sendo avaliados e as colunas o grau de avaliação. Os fatores correspondem às características que se deseja avaliar em cada funcionário e devem ser definidos de maneira clara, sintética e objetiva.
    Avaliação 360º - avaliação 360 graus inclui, além da auto-avaliação, a avaliação dos pares, subordinados e superiores. O funcionário costuma ser avaliado também por pessoas externas à organização, como os clientes, fornecedores e parceiros.
    Escolha forçada: Consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos mediante a escolha de frases que descrevem seu desempenho individual. O avaliador recebe formulários organizados em blocos de duas ou quatro frases. Em cada bloco ele deverá forçosamente escolher uma ou duas que melhor se aplicam ao desempenho do funcionário.
    Incidentes críticos: consiste no destaque de características ou comportamentos extremos (incidentes críticos), que são desempenhos altamente positivos ou negativos.
     Flávio Pompêo - Ponto dos Concursos