Políticas Redistributivas: São políticas com finalidade de mudar o nível de concentração de recursos por meio da instituição de mecanismos de repasse de pontos de maior concentração para os de menor concentração. Ex: Bolsa família. São marcadas pelo alto grau de conflito, visto que beneficiam uns em detrimento de outros. Seu objetivo final é normalmente melhorar o perfil de distribuição de renda.
Políticas Regulatórias: Viabilizam o controle do Estado sobre a utilização de recursos ou sobre a execução de atividades por diferentes segmentos sociais e econômicos. As políticas regulatórias impõem padrões de comportamento a indivíduos ou a grupos, com fins de preservar o interesse público quando em conflito com interesses particulares, mantendo equilíbrio em relações competitivas entre pessoas, grupos informais, organizações formais na sociedade. Congregam consenso, conflito e coalizão, segundo os interesses dos atores envolvidos.
Políticas Distributivas: Estruturam meios para distribuir recursos, o que pode ocorrer via subsídios para aquisição de produtos ou contratação de serviços ou, ainda, mediante concessão de benefícios diretamente aos interessados. A definição de como os recursos terão sua distribuição e de quem serão os beneficiários normalmente é feita por meio de legislação específica. Quando abrangem grande número de beneficiados tem baixo grau de conflito, quando se referem a grupos específicos o conflito estará presente.
Políticas Constitutivas: Criam ou estruturam as condições para tratamento sistematizado de determinados problemas. A constituição dessa política normalmente é essencial para aprovação da legislação que a detalhe, a especifique e lhe destine meios e recursos para consecução de determinados fins. Nesse sentido, representa base para previsão de orçamentos, criação de órgãos responsáveis pela sua implementação e manutenção.
Fonte: Administração Pública - Augustinho Paludo
RESUMÃO
DISTRIBUTIVAS
-> recursos novos
-> decisões desagregadas
-> sanções remotas
-> benefícios concentrados
-> custos difusos
->conflito baixo
(ex: política de saneamento/infraestrutura/habitação)
REDISTRIBUTIVAS
-> recursos existentes
-> sanções
-> jogo de soma-zero
-> vantagem para um grupo em detrimento do outro
-> benefícios concentrados
-> custos concentrados
-> conflitos altos
(ex: seguridade social/ reforma agrária)
REGULATÓRIAS
-> condutas
-> sanções
-> ganha-perde
-> benefícios dispersos
-> custos concentrados
-> conflitos altos
(ex: política de proteção ambiental)
CONSTITUTIVAS
-> poderes de decisão
-> regras do jogo político
-> benefícios difusos
-> custos difusos
-> conflitos baixos
(ex: a propria CF)