SóProvas


ID
513502
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A natureza do modelo que o analista utiliza para entender as relações entre Estado e sociedade é crucial para os resultados que se obtêm ao analisar (e elaborar) uma política pública. A tal ponto, que os resultados que muitas vezes se obtêm podem variar consideravelmente segundo a visão que se adote.
Nesse sentido, examine as seguintes visões e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A respeito das visões do Estado e Análise Política, deve ser marcada a alternativa INCORRETA.

    a) CORRETA. Na visão pluralista, em uma sociedade há vários grupos de poder, sendo que as políticas públicas refletem as vontades destes grupos.

    b) CORRETA. Sendo uma extensão da visão pluralista, na visão elitista, em uma sociedade exitem elites, que são pequenos grupos com grande força.

    c) CORRETA. Na visão marxista, a ação política é influenciada também por fatores econômicos.

    d) CORRETA. Na visão corporativista, com os grupos de pressão integrando o Estado, pressupõe-se melhor representação dos indivíduos de uma sociedade mediante instituições funcionais do que por partidos políticos; trabalhadores do que sindicatos; etc.

    e) INCORRETA. As visões pluralista, elitista e corporativista são visões de organização da sociedade e da economia no capitalismo. Somente a visão marxista constitui-se numa crítica à formação social capitalista.

    Todas as respostas foram retiradas do artigo: Metodologia de Análise de Políticas Públicas. Disponível em: http://www.oei.es/historico/salactsi/rdagnino1.htm

    Gabarito do professor: letra E.