SóProvas


ID
5135659
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. É dever do servidor público transmitir aos usuários dos serviços públicos informações incoerentes, incorretas ou mesmo imprecisas de modo intencional, com o objetivo de prejudicá-los ou de causar-lhes danos materiais ou morais.

II. Apontar falhas nos regulamentos e nas normas das instituições em que trabalhe, quando as julgar indignas para o exercício da profissão ou prejudiciais ao cidadão, devendo dirigir-se, nesses casos, aos órgãos competentes, é um dever fundamental dos profissionais e entidades públicos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Servidores Públicos consubstanciam-se em uma categoria dos agentes públicos que formam a grande massa dos agentes do Estado, desenvolvendo, em consequência, as mais variadas funções. São todos os agentes que, exercendo com caráter de permanência uma função pública em decorrência de relação de trabalho, integram o quadro funcional das pessoas federativas, das autarquias e das fundações públicas de natureza autárquica.

    I – ERRADO – Tais condutas, independentemente de previsão em estatuto, são vedadas no serviço público. Todavia, utilizaremos dispositivo do Estatuto dos Servidores Municipais de Santa Maria da Boa Vista/PE – Lei Complementar 005/2018, especificamente aplicado na prova em comento, para embasar a resposta. O artigo 202, V, estabelece que são deveres do servidor desempenhar diligentemente, e dentro dos padrões desejáveis, os trabalhos que lhe forem atribuídos. É sabido que o servidor deve transmitir informações coerentes e precisas aos usuários, e jamais sendo-lhe permitido utilizar tais informações para prejudicar quem quer que seja, o que iria ferir o princípio da probidade, moralidade e impessoalidade no serviço público.

    II – CORRETO – Na verdade, tal conduta consubstancia-se não apenas em um dever, mas é apontado nos códigos de ética das mais variadas categorias profissionais como um direito. Por exemplo, podemos citar que o artigo 22 do Código de Ética Médica estabelece que é direito do médico apontar falhas nos regulamentos e normas das instituições em que trabalhe, quando as julgar indignas do exercício da profissão ou prejudiciais ao paciente, devendo dirigir-se, nesses casos, aos órgãos competentes e, obrigatoriamente, à Comissão de Ética e ao Conselho Regional de Medicina de sua jurisdição.

                Logo, a assertiva I está errada e a II correta.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C