I - Os substantivos abstratos são os nomes que se referem aos sentimentos, estados e qualidades. Ou seja, são palavras que não conseguimos formar uma imagem em nossa mente devido ao grau de .
Dessa forma, a diferença entre o substantivo concreto e o abstrato é que o abstrato não é possível criar uma imagem concreta dele. Exemplos: carinho, tristeza, saudade, afeto, paixão, raiva.
Fonte: < >
II-Os adjetivos pátrios, também conhecidos como adjetivos gentílicos ou nomes gentílicos, são nomes que caracterizam de acordo com a origem do ser, que pode ser país, cidade ou estado. Geralmente nomeiam pessoas, mas podem caracterizar animais e até objetos. Os adjetivos pátrios devem ser grafados com letras minúsculas. Eles podem receber hífen, ser simples ou compostos. Embora pareça que os adjetivos pátrios sejam somente para pessoas, eles aplicam-se, também, para outros casos. Por exemplo: perfume francês (francês é o adjetivo pátrio do que tem origem na França); vestido indiano (indiano é o que tem origem na Índia); charuto russo (russo é o que tem origem na Rússia) etc.
Fonte: >