SóProvas


ID
513637
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Indique a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir. Em geral, a demanda tende a ser mais elástica em relação ao preço para bens que _______________________.

Alternativas
Comentários
  • nao entendi. se o bem tiver participacao significativa no orcamento, um aumento do preco desse bem fara que eu consuma menos, mas em proporcao menor que o aumento do preco. exemplo o pao. 
  • A questão é que se um bem tem participação significativa no orçamento do consumidor então um aumento de preço desse bem faz com que aumente os gastos com esse bem, mas para evitar o aumento com os gastos o consumidor vai procurar outros bens substitutos.

  • Demanda elástica: quando o item altera o preço, as quantidades demandadas sofrem fortes alterações.


    a) são essenciais para o consumo.

    Se o produto é essencial, mesmo que seu preço aumente ele continuará sendo comprado. Inelástico.

    b) não tem substitutos próximos.

    Se o produto não possui substitutos, mesmo que seu preço aumente ele continuará sendo comprado. Inelástico.

    d) possuem bens complementares.

    Se o produto possui bens complementares, como o café está para o açúcar, de certa forma sua demanda está atrelada à demanda do outro item. Isso faz com que fique menos sensível às alterações de preço. Inelástico.

    e) tiveram alterações de preços mais recentemente.

    Quando o consumidor é pego de surpresa, ele não tem tempo de pesquisar preços. Continua comprando o antigo. Logo quanto mais tempo se passa, mais elástica é a demanda do item. Inelástico.


    c) tem participação significativa no orçamento dos consumidores. (Resposta Correta)

    Participação significativa deve ser entendido como "bem que compromete uma grande parte da renda", como um carro por exemplo. Se o açúcar sobe 10%, sua demanda diminui, mas não impacta tanto quanto se um carro subir 10% do preço, pois os 10% do carro são participação muito mais significativa no orçamento. O carro é bem mais elástico.

    Resposta C.

  • Questão ridícula de uma banca ridícula....que inclusive enfrentou denúncias no concurso do ISS-POA, depois de uma anulação e novo pleito, este novo, provavelmente será anulado.....


    Quanto a questão vejamos......

    "tem participação significativa no orçamento dos consumidores". Tal assertiva não diz nada, pois tal bem pode comprometer o orçamento por ser de 1 necessidade. ex uma família de baixa renda e seu gasto com a cesta básica. Tal situação trataria de uma demanda inelástica. Uma segunda forma de se pensar a questão, é imaginar uma família de classe média, que gasta muito de seu orçamento em caviar, o que se configuraria numa situação de elasticidade alta, dado que não haveria tanta disponibilidade para gastar em produtos "luxuosos".

    O fata é que desta assertiva, não se pode concluir nada. Optei pela E.

  • se um bem como comida por exemplo ocupa 90% do meu orçamento e meu salario cai pela metade eu irei consumir menos comida por que nao existe como manter os niveis anteriores de consumo, então é elastico
    se os 10% restantes sao energia eletrica por exemplo eu provavelmente continuarei a consumir energia eletrica num patamar parecdo com o anterior, inelastico
    o problema da questao é que isso se aplica para uma redução da renda, quando a renda aumentar eu posso nao consumir nem um centavo a mais de comida alem daquilo que consumia quando o salario era menor
  • Pessoal, pelo que entendi a questão quis fazer o inverso do raciocínio dos bens que não possuem participação significativa no orçamento.
    Ex: Bens sem particip. orçamento (Caixa de Fósforo) = Inelástico, logo, Bens com particip. orçamento = Elástico.
  • Alexandre, também marquei a 'E' por falta de opção. Acho que esse tipo de questão corresponde fielmente a credibilidade que a banca que realizou o concurso tem. Não há nem fundamento algum. Da assertiva que foi considerada correta (Em geral, a demanda tende a ser mais elástica em relação ao preço para bens que tem participação significativa no orçamento dos consumidores), é possível por exemplo, inferir que a água mineral é um bem "elástico". Vajamos o ensinamento da Profa. Amanda Aires - Economista:

    "Quanto mais inelásticas forem as curvas, menor será a perda de peso morto. Logo, como os bens mais necessários possuem, normalmente, a menor elasticidade-preço da demanda, tendem a ser os bens mais tributados. Assim, justifica-se, a intervenção do governo na imposição de impostos na água mineral, na gasolina, etc etc etc. Infelizmente, economicamente é melhor tributar a água a tributar o anel de brilhantes. O anel possui uma grande elasticidade preço da demanda. A água mineral é quase perfeitamente inelástico."

    Lamentável

  • Outra questão para complementar o entendimento do item C:

     

    (CESPE/Unb - Instituto Rio Branco - Diplomata – 2008) Bens que têm pequena participação no orçamento tendem a ter uma demanda inelástica em relação ao preço.

     

    Gabarito: Certo
     

  • Os fatores que afetam a elasticidade preço da demanda são: disponibilidade de bens substitutos, essencialidade do bem, importância relativa do bem no orçamento e o horizonte do tempo. A) Errado. Quanto mais essencial o bem, mais inelástico. B) Errado. Quanto menos substitutos, mais inelástico o bem. C) Certo. Quanto maior o peso no orçamento, maior a elasticidade - preço da demanda D) Errado. Não está dentre os fatores que alteram a demanda, em geral. E) Errado. A elasticidade preço da demanda tende a aumentar com o tempo, as elasticidades calculadas a longo prazo são maiores que as de curto prazo.

    Gabarito: Letra “C".