SóProvas


ID
51370
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A acirrada concorrência requer das organizações a máxima eficiência operacional e a otimização de resultados, o que pode trazer vantagens para a administração, como o lucro, desde que haja planejamento de longo prazo. Sob esta ótica, uma empresa deve efetivar, no longo prazo, estratégias e metas desenvolvidas em seus planos estratégicos. A visão de futuro dessa empresa define o planejamento

Alternativas
Comentários
  • Para Ackoff apud Chiavenato (2004, p. 74) existem três tipos de filosofia do planejamento estratégico:-Planejamento conservador: é o planejamento visando a estabilidade e manutenção da situação vigente. Sua preocupação é identificar e corrigir problemas internos sem buscar novas oportunidades no ambiente.-Planejamento otimizante: é o planejamento que visa adaptabilidade e inovação da organização. Preocupa-se com a melhora das práticas vigentes na empresa. Tem a pretensão de melhorar continuamente as operações.-Planejamento prospectivo: é o planejamento voltado para o futuro da organização. Sua preocupação é adaptar-se as novas demandas do ambiente.Planejamento estratégico nada mais é do que a tomada de decisão hoje que terá efeito ou conseqüência no futuro.
  • Para Ackoff apud Chiavenato (2004, p. 74) existem três tipos de filosofia do planejamento estratégico:

    • Planejamento conservador: é o planejamento visando a estabilidade e manutenção da situação vigente. Sua preocupação é identificar e corrigir problemas internos sem buscar novas oportunidades no ambiente.

    • Planejamento otimizante: é o planejamento que visa adaptabilidade e inovação da organização. Preocupa-se com a melhora das práticas vigentes na empresa. Tem a pretensão de melhorar continuamente as operações.

    • Planejamento prospectivo: é o planejamento voltado para o futuro da organização. Sua preocupação é adaptar-se as novas demandas do ambiente. (faz planejamento para algo que virá-novas demandas, e não para  adaptar o as demandas existentes)

  • LETRA E - CORRETA

    Planejamento otimizante. É o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação dentro da organização. As decisões são tomadas no sentido de obter os melhores resultados possíveis para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetivo, seja maximizando o desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis.

    O planejamento otimizante geralmente está baseado em uma preocupação em melhorar as práticas atualmente vigentes na organização. Sua base é predominantemente incremental no sentido de melhorar continuamente, tornando as operações melhores a cada dia que passa. 


    Em todos os casos, o planejamento consiste na tomada antecipada de decisões. Trata-se de decidir agora o que fazer antes da ocorrência da ação necessária. Não se trata simplesmente da previsão das decisões que deverão ser tomadas no futuro, mas da tomada de decisões que produzirão efeitos e conseqüências futuras. 
  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: 

         - PROCESSO DE ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE MUTÁVEL, TURBULENTO E CAÓTICO.

         - PERMANENTE, CONTÍNUO, COORDENADO E SISTEMÁTICO.

         - VISA LIDAR COM AS INCERTEZAS E A IMPREVISIBILIDADE.

         - UTILIZA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO.

         - PROCESSO DE APRENDIZAGEM, EM QUE TODOS APRENDEM.

         - SISTEMA ABERTO COM FOCO NO AMBIENTE EXTERNO.

         - PROCESSO INSTITUCIONAL DE LONGO PRAZO.

     

     

     

    A - ERRADO - conservador, cuja característica é assegurar a continuidade do processo. PROCESSO DE ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE MUTÁVEL.

    B - ERRRADO - adaptativo, apropriado para a gestão contingencial. SISTEMA ABERTO COM FOCO NO AMBIENTE EXTERNO.

    C - ERRADO - adaptativo, que refleta resposta rápida para a eliminação de deficiências. PROCESSO DE LONGO PRAZO.

    D - ERRADO - otimizante, típico de ambientes estáveis. PROCESSO DE ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE MUTÁVEL.

    E - CORRETO - otimizante, como forma de melhorar as práticas vigentes na organização.

     

     

     

    GABARITO ''E''

     

  • Para Ackoff apud Chiavenato (2004, p. 74) existem três tipos de filosofia do planejamento estratégico:

     

    - Planejamento conservador: é o planejamento visando a estabilidade e manutenção da situação vigente. Sua preocupação é identificar e corrigir problemas internos sem buscar novas oportunidades no ambiente.

     

    -Planejamento otimizante: é o planejamento que visa adaptabilidade e inovação da organização. Preocupa-se com a melhora das práticas vigentes na empresa. Tem a pretensão de melhorar continuamente as operações.

     

    -Planejamento prospectivo: é o planejamento voltado para o futuro da organização. Sua preocupação é adaptar-se as novas demandas do ambiente.Planejamento estratégico nada mais é do que a tomada de decisão hoje que terá efeito ou conseqüência no futuro.

  • LETRA E CORRETA

    Como todo planejamento se subordina a uma filosofia de ação, Ackoff aponta três tipos de filosofia do planejamento:

    ▸Planejamento conservador: é o planejamento voltado para a estabilidade e a manutenção da situação existente. As decisões são tomadas a fim de obter bons resultados, mas não necessariamente os melhores possíveis, pois dificilmente o planejamento procurará fazer mudanças radicais na organização. Sua ênfase é conservar as práticas atualmente vigentes. O planejamento conservador está mais preocupado em identificar e sanar deficiências e problemas internos do que em explorar oportunidades ambientais futuras. Sua base é predominantemente retrospectiva, no sentido de aproveitar a experiência passada e projetá-la para o futuro.

    ▸Planejamento otimizante: é o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação dentro da organização. As decisões são tomadas a fim de se obter o melhor resultado possível para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetivo, seja maximizando o desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis. O planejamento otimizante geralmente está baseado em uma preocupação em melhorar as práticas atualmente vigentes na organização. Sua base é predominantemente incremental, no sentido de melhorar continuamente, tornando as operações melhores a cada dia que passa.

    ▸Planejamento adaptativo: é o planejamento voltado para as contingências e o futuro da organização. As decisões são tomadas a fim de harmonizar os diferentes interesses envolvidos, elaborando uma composição capaz de levar a resultados para o desenvolvimento natural da empresa e ajustá-las às contingências que surjam no meio do caminho. O planejamento adaptativo procura reduzir o planejamento retrospectivo voltado para a eliminação das deficiências localizadas no passado da organização. Sua base é predominantemente aderente, no sentido de ajustar-se às demandas ambientais e preparar-se para as futuras contingências

  • o planejamento constitui hoje um componente essencial em qualquer tipo de organização ou atividade.

    O planejamento pode estar voltado para a estabilidade no sentido de assegurar a continuidade do comportamento atual em uma ambiente previsível. (conservador)

    Também pode estar voltado para a melhoria do comportamento a fim de assegurar a reação adequada a freqüentes mudanças em um ambiente mais dinâmico e incerto. (otimizante)

    Pode ainda estar voltado para as contingências no sentido de antecipar-se a eventos que possam ocorrer no futuro e identificar as ações apropriadas para quando eles eventualmente ocorrerem. (prospectivo).

    A acirrada concorrência requer das organizações a máxima eficiência operacional e a otimização de resultados, o que pode trazer vantagens para a administração, como o lucro, desde que haja planejamento de longo prazo. Sob esta ótica, uma empresa deve efetivar, no longo prazo, estratégias e metas desenvolvidas em seus planos estratégicos. A visão de futuro dessa empresa define o planejamento otimizante, como forma de melhorar as práticas vigentes na organização. (letra E)

  • A questão cobrou conhecimento sobre as filosofias da ação do planejamento de Ackoff. De acordo com o autor, os tipos de planejamento são os seguintes:

    • CONSERVADOR: relaciona-se com a manutenção das condições existentes. Ele é voltado para a estabilidade. "sua base é predominantemente retrospectiva no sentido de aproveitar a experiência passada e projetá-la para o futuro." (Chiavenato, 2005); Visa identificar e sanar problemas. O planejamento conservador, também chamado de filosofia da satisfação ou defensiva possui ênfase na sobrevivência da organização. Visa manter o status quo. É de baixo custo de implementação e voltada para o curto prazo.
    • OTIMIZANTE: tem relação com a inovação e a adaptabilidade da organização. Visa incrementar as suas práticas e torná-las cada vez melhores. Visa minimizar recursos e maximizar resultados. Planejamento otimizante é a filosofia de Ackof é voltada para fazer "tão bem quanto possível, utilizando objetivos quantificáveis" (Moreira, 2020)
    • ADAPTATIVO: é o planejamento voltado para os ajustes relacionados às contingências que podem ocorrer no caminho da organização. Nela, a adaptação ou prospecção busca o equilibro da organização em resposta a uma mudança que ela tenha sofrido.

    A questão quer que identifiquemos qual tipo de planejamento essa empresa desenvolve:

    "máxima eficiência operacional e a otimização de resultados, o que pode trazer vantagens para a administração(...) no longo prazo, estratégias e metas desenvolvidas em seus planos estratégicos". 

    Analisando as alternativas, temos que:

    A- INCORRETO. A filosofia da empresa apresentada não tem relação com o Planejamento conservador, que é de manutenção e curto prazo.

    B- INCORRETO. A filosofia da empresa apresentada também não tem relação com o planejamento adaptativo e sim com o otimizante.

    C- INCORRETO. Vide item comentário do "b".

    D- INCORRETO. O planejamento otimizante não é tipo de ambientes estáveis, pois lida com inovação.

    E- CORRETO. O planejamento otimizante tem relação com adaptação e melhoria e é o tipo de planejamento que a empresa descrita deve adotar.

    MOREIRA. E.A.L. Administração Geral e Pública para concursos. 4ª ed Juspodivm,2020.

    CHIAVENATO, I. Administração dos novos tempos. 2ª ed. Elsevier. 2005 (Pág. 194)

    GABARITO: LETRA E