SóProvas


ID
513787
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Pela abordagem “acima da linha”, empregada pelo Banco Central, a soma das dívidas interna e externa do setor público junto ao setor privado, incluída a base monetária e excluídos os ativos do setor público, dentre os quais as reservas internacionais, créditos com o setor privado e os valores das privatizações, corresponde à /ao:

Alternativas
Comentários
  • alguém poderia me explicar? acho que está erradissimaaaaaaaaaaaaaaa
  • Certa letra A)

    A DLSP é definida como o balanceamento entre as dívidas e os créditos do setor público não-financeiro e do Banco Central. Os saldos são apurados pelo critério de competência, ou seja, a apropriação de encargos é contabilizada na forma pro rata, independente da ocorrência de liberações ou reembolsos no período. Eventuais registros contábeis que não utilizam esse critério são corrigidos para manter a homogeneidade da apuração. A Dívida Líquida do Setor Público é utilizada como base para o cálculo do déficit público "abaixo da linha". Os saldos da dívida externa brasileira são primeiramente convertidos para dólar americano, e posteriormente convertidos para reais pela cotação de venda do dólar dos Estados Unidos no mercado de câmbio de taxas livres. Diferentemente de outros países, o conceito de dívida líquida utilizado no Brasil considera os ativos e passivos financeiros do Banco Central, incluindo, dessa forma, a base monetária como componente da dívida, principalmente, pelo fato de constituir forma de financiamento, como será desenvolvido no item das necessidades de financiamento do setor público.

    http://www.tesouro.fazenda.gov.br/servicos/glossario/glossario_d.asp

    Existem duas formas de apuração dos resultados fiscais. São os chamados critérios "abaixo da linha" e "acima da linha". O critério "abaixo da linha" leva em consideração apenas os itens de financiamento, apurando o desempenho fiscal do Governo por intermédio do cálculo de variação do endividamento líquido em determinado período. Já o "acima da linha", apura o desempenho fiscal do Governo mediante a apuração dos fluxos de receitas e despesas orçamentárias em determinado período.


    http://www.planejamento.gov.br/secretaria.asp?cat=51&sub=131&sec=8
  • O Banco Central utiliza o critério ABAIXO DA LINHA !!!

    Os dados "abaixo da linha" (necessidades de financiamento do governo central) compilados pelo Banco Central levam em consideração as mudanças na dívida líquida, incluindo fontes de financiamento domésticas e externas, permitindo certo grau de comparação com os dados correspondentes do critério "acima da linha", compilados pelo IBGE e pela Secretaria do Tesouro Nacional e consolidados por esta STN.

    fonte:

    http://www.bcb.gov.br/sddsp/opgovgeral_p.htm

     

  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!