SóProvas


ID
5138359
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A andorinha é aquele animal que empoleira em nossas varandas, que faz seus ninhos em nossas casas e que vai de um lado para o outro de nossas cidades. As migrações de andorinhas começam em setembro e se estendem por cerca de dois meses. Estima-se que uma andorinha pode viajar cerca de71 mil quilômetros por ano.

Uma pesquisa publicada na revista Science em 2009 destaca que, graças a um dispositivo eletrônico, uma espécie de "mochila eletrônica” de 1,5 g colocada nas costas dessas pequenas aves, foi possível calcular a velocidade média das andorinhas no trajeto entre os hemisférios Norte e Sul.

Se uma andorinha-azul fez o trajeto entre a Amazônia e o Estado americano da Pensilvânia em apenas 15 dias, considerando que a distância entre as duas localidades seja de 15.480 km, o tempo que essa mesma andorinha, mantendo a velocidade média da viagem relatada, percorreria a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo, de 430 km, seria de:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA B

    Basta calcular a velocidade média do trajeto entre a Amazônia e o Estado americano da Pensilvânia, calculando-se por meio da fórmula m/s.

    Porém, verifica-se as unidades do enunciado, sendo, portanto, primordial converte-las.

    A distância é de 15480km, sendo necessário o tempo de 15 dias, totalizando 360 horas.

    Logo, a velocidade média é de 15480/360, resultando em 43km/h.

    Mantendo-se a velocidade média para calcular o tempo de deslocamento entre RJ e SP, logo:

    43= 430/tempo => tempo de 10h.