SóProvas


ID
5138383
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tempo quente e seco colabora para fenômeno da “ Inversão Térmica”

Coordenador da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), Saulo Carvalho explica que o tempo quente e seco colabora para que ocorra em Belém, neste período, a "Inversão Térmica”. Esse fenômeno foi visto por moradores de Belém nesta quinta-feira (20) como uma névoa no céu em alguns pontos da cidade.

(Fonte: https://agenciapara.com.br/noticia/21590/(adaptado).
Acesso em 2020.)

Uma das principais consequências da inversão térmica é:

Alternativas
Comentários
  • Os poluentes ficam presos na camada de ar
  • A inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura.

    Outro agravante da inversão térmica é que a camada de ar fria fica retida nas regiões próximas à superfície terrestre com uma grande concentração de poluentes. Sendo assim, a dispersão desses poluentes fica extremamente prejudicada, formando uma camada de cor cinza, oriunda dos gases emitidos pelas indústrias, automóveis, etc. Esse fenômeno se intensifica durante o inverno.

  • Gabarito : (D)

  • Também conhecido como efeito smog.

    BRASIL!