SóProvas


ID
51388
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Das características que Antônio, funcionário de carreira do TJ, apresenta em seu trabalho, a que NÃO representa o conceito de eficiência é

Alternativas
Comentários
  • Questão muito subjetiva... quer dizer que se o sujeito for proativo (alternativa B) ele será, necessariamente, eficiente? Acredito que não...
  • Estranhei essa questão porque ter como máxima o critério de redução de custos se confunde com outro conceito, o de economicidade.
  • Essa questão deveria ser anulada:"Segundo Peter Drucker, eficiência é fazer certo um processo qualquer. Já segundo Leandre Vieira, ser eficiente é fazer mais com menos. Complementando essas idéias, podemos dizer: eficiência é o meio de fazer certo um processo correto de boa qualidade, em curto prazo, com o menor número de erros."(fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/os_conceitos_de_eficiencia_e_eficacia_aplicados_na_administracao/11965/)Ou seja, não poderia ser a alternativa D, pois maximizar a utilização dos recursos é ser EFICIENTE (fazer mais com menos).
  • Se ser eficiente é fazer mais com menos recursos, maximizar a utilização dos recursos seria ineficiencia.Definição de proativo-->que toma atitudes para resolver problemas antes que eles aconteçam; alguém ou alguma situação que antecede problemas.
  • O conceito de eficiência relaciona-se com a maneira pela qual fazemosa coisa. É o como fazemos, o caminho, o método. No projeto anterior(aprovação em um certame), se escolhermos corretamente o melhormaterial, a melhor equipe docente e estudarmos de forma pró-ativa,bem provavelmente seremos aprovados em menos tempo. Aí está aeficiência: a economia de meios, o menor consumo de recursos dado umdeterminado grau de eficácia.
  • O gabatio desta questão é um absurdo. Não tem a mínima possibilidade de ser "D". O "D" é praticamente o conceito básico de eficiência.
  • A alternativa D é a resposta da questão. Inicialmente, achei que havia algum erro, mas, analisando melhor a alternativa D, quando se fala em maximizar o uso de recurso, ao pé da letra, isso é uma ineficiência, pois está utilizando o máximo de recursos disponíveis. Para ser eficiente, tem que se fazer mais com menos, ou seja, é necessário minimizar a utilização de recursos para realizar o objetivo proposto.
  • Ao maximizar a utilização ele dilui os custos fixos diminuindo o custo unitário, dessa forma, aumentando a eficiência.
  • O item d não representa o conceito de eficiência devido ao termo maximizar, o correto seria minimizar a utilização de recursos disponíveis.
  • Entendo os pontos de vista... acho que cabe defesa dos dois argumentos.

    Se eficiência é FAZER MAIS com menos recursos...

    Imaginem o uso de um Sabonete... se eu maximizar o uso... vou usar até o final... vou elevar o desempenho do pobre sabonete ao máximo... até ele ficar tão fino que quebre... e vá pelo ralo... 

    Acho q ficou claro esse exemplo... eu Fiz Mais limpeza ... com 1 sabonete... Maximizei o uso

    Outros exemplos práticos/bobos: borracha, pasta de dente...

    Complicado mesmo. Tbm não discordo dos argumentos defendendo a ideia de q seria Ineficiência.

    Enfim... agora acho q qm errou, não erra mais! 

    Abs,

    SH.
  • Talvez o que esteja confundindo nesta questão seja o significado de maximizar, que dá a ideia falsa de ser ótimo. Podemos maximizar a utilização de recursos sem muita necessidade, como comprar mais do que se precisa efetivamente. Acho que otimizar dá uma ideia melhor.

  • questão totalmente dúbia, a palavra maximizar nesse contexto ficou totalmente ambígua, dando margem a duas interpretações igualmente válidas
    subjetividade extrema, sendo necessário quase que poderes psíquicos pra adivinhar a interpretação presente na mente do examinador que idealizou a questão
  • Pessoal, não tem nada de absurdo no gabarito "D", veja: Se eu MAXIMIZO  (aumento) os recursos para desempenhar uma mesma tarefa, eu estou sendo um GASTADOR, um "pródigo por recursos", ora, se os recursos foram dimensionados na cadeia produtiva, não há razão de aumenta-los, a não ser que a questão falasse em MAXIMINIZAR PRODUTOS, AMPLIAR PRODUÇÃO, a "saída" da empresa, o que não foi o caso.Abraços
  • Concordo que a questão poderia ser anulada sim, pois o item diz “Maximizar a UTILIZAÇÃO dos recursos” e não Maximizar os recursos, ora, esse é o conceito de eficiência sim, utilizar ao máximo os recursos disponíveis.
  • Pessoal,

    quem afirma que a questao deveria ser anulada simplesmente não tem a menor ideia do que significa UTILIZACAO.

    Provavelmente essas pessoas pensam que UTILIZACAO é sinonimo de APROVEITAMENTO.

    Se o item fala em MAXIMIZAR O APROVEITAMENTO...aí sim, voce estaria maximizando a producao com o melhor APROVEITAMENTO dos recursos disponiveis e isso sim traduz ideia de EFICIENCIA.

    Agora, como colocado pela banca, se voce MAXIMIZA A UTILIZACAO DOS RECURSOS DISPONIVEIS, voce está maximizando o "GASTO" dos recursos disponiveis e isso tem um sentido oposto ao de eficiencia.
  • Posso até concordar que a letra D esteja errada.
    Mas a B também esta errada. Ser proativo não é caracteristica de eficiência.
  • Nada melhor que um exemplo... Sou terceirizado na Petrobras e lá, se você não maximizar um recurso disponível, simplesmente, você estará jogando dinheiro no ralo!

    Veja um exemplo:

    Eu aciono o técnico de uma operadora para verificar um link de dados em um sonda no meio da Amazônia.

    Para chegar ao local o técnico utiliza 5 horas de helicóptero, ao custo de 12.500,00. Chegando no local, um equipamento  da Petrobrás semelhante ao que o técnico está mexendo, e ao seu lado,  trava! Pergunta? Eu peço para o técnico apertar um botão e desligar e ligar o equipamento? Ou envio um técnico da Petrobrás, ao custo de 18.000,00 para simplesmente apertar o mesmo botão? 

    Obs.: O equipamento trava de vez em quando, e esse procedimento é normal!


    QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA!!!!!!!

  • Discordo do gabarito.

    Ao imprimir por exemplo uma documentação em ambas as faces do papel, estou a maximizar a utilização dos recursos disponíveis. 

    Creio que proatividade não seja sinônimo de eficiência. Quem nunca teve um colega que foi ser proativo e fez a maior cagada e depois você teve que ir lá limpar. Ou até mesmo ao ser proativo caracterize outra função, gerando futuras reclamações trabalhistas (judiciais).

    Entendo desta forma.

  • Essa foi a minha interpretação:

    Acho que estão confundindo maximizar com otimizar.

    maximizar = aumentar (maximizar os lucros da empresa)

    utilização = usar/uso

    *aumentar o uso de recursos disponíveis.*

    se eu aumentar o uso dos recursos disponíveis, logo aumentarei os gastos.(deveria ser reduzido o uso para ser eficiente)

    segundo minha interpretação a esse respeito, que vem se encaixando nas questões semelhantes a essa, o certo seria: 

    maximizar a produção através dos recursos disponíveis.

  • resposta certa letra C - cumprir deveres é eficacia

  • Ser eficiente é fazer mais com menos recursos​, dessa forma a maximização da utilização dos recursos iria contra essa ideia.

    Na minha opinião essa questão gera dúvida devido ao significado da palavra MAXIMIZAR​, que nesse contexto significa: extrair o máximo proveito de​ alguma coisa.

  • Definição de maximizar (tirada do dicionário): potencializar, intensificar, EXTRAIR O MÁXIMO DE PROVEITO DE.  Ou seja: EXTRAIR O MÁXIMO DE PROVEITO da utilização de recursos disponíveis. Se isso não tem a ver com eficiência, não entendi nada do assunto até hoje. Entraria com recurso contra essa questão. Tranquilamente.

  • O gabarito não pode ser a letra D, que isso...

    Se eu tenho uma máquina que deve ser operada. Se for bem operada, ela gera 10 unidades por mês. No final de um certo mês, o operador dessa máquina só conseguiu produzir 7 unidades pois teve dificuldades no início em ajustar a máquina. Qual foi a eficiência? Eficiência = O que se conseguiu/O que se poderia conseguir = 7/10 = 70%   Ele não foi 100% eficiente porque não maximizou a utilização dos recursos disponíveis. Ao invés de produzir as 10 unidades, ele perdeu tempo tentando ajustar a máquina (não maximizou a utilização da máquina) e acabou produzindo apenas 7 unidades. 

    Pelo entendimento da banca, maximizar a utilização dos recursos disponíveis não é ser eficiente. Isso é viagem! Quer dizer então que se no exemplo dado tem um operador que faz seu trabalho corretamente e produz as 10 unidades e outro fica falando ao celular ao operar a máquina e só produz 5 unidades, o primeiro não está sendo mais eficiente?!?!?!

  • Pessoal, vejam essa questão:

    Ano: 2011/ Banca: CESPEÓrgão: CNPQ/ Prova: Analista em Ciência e Tecnologia Júnior - Geral

    "Uma das funções precípuas do administrador de materiais é minimizar o uso dos recursos envolvidos na área logística da empresa, visando economia e eficiência." Gabarito: ERRADO!!!

    No meu entendimento, maximizar o uso (ou a utilização) é aproveitar mais daquilo que está disponível, não desperdiçar. Minimizar é subutilizar. Nessa questão fica claro que o CESPE também segue essa linha de raciocínio.

    Por mais justificativas que tentei encontrar para essa questão da CESGRANRIO, nada me convenceu, fiquei confusa e estava errando mais questões. Prefiro crer que foi mal feita e banca não deu o braço a torcer. 

  • Eu respondi a letra C, pois ao meu ver ser cumpridor de deveres tem mais a ver com Eficácia onde se faz o que é certo para se alcançar o objetivo. Mas realmente é bem subjetiva a questão.

  • Maximizar recursos é definição de eficiência. Proatividade nem sempre vai gerar economicidade, eficiência. Deveria ser no mínimo anulada.
  • Tive dificuldades em resolver a questão, justamente pela dúvida de muitos aqui a respeito do sentido de maximizar, pois pensei num sentido de melhorar, mas de acordo com meu dicionário, o significado de maximizar é aumentar, elevar ao máximo possível, sendo assim realmente está errada a palavra maximizar, mas a questão é bem estranha também pelas outras alternativas, como foi mencionado pelos colegas. 

  • A ideia de maximizar a utilização de recursos promove a ideia de não desperdício.

  • Não é MAXIMIZAR e sim OTIMIZAR

  • Gabarito D.

    Das características que Antônio, funcionário de carreira do TJ, apresenta em seu trabalho, a que NÃO representa o conceito de eficiência é

    A

    fazer as coisas de maneira adequada. - Meios (Eficiência)

    B

    ser proativo. Meios (Eficiência)

    C

    ser cumpridor de seus deveres. Meios (Eficiência)

    D

    maximizar a utilização dos recursos disponíveis. - Metas (Eficácia)

    E

    ter como máxima a redução de custos. - Economicidade

    Eficiência: Refere-se a meios e recursos empregados ou a MAXIMIZAÇÃO DO PRODUTO para um gasto total previamente fixado.

  • péssima questão

    o mesmo raciocínio vale pra outras opções