SóProvas


ID
5139832
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Vista Serrana - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O que é Agricultura Sintrópica?

Dayana Andrade


    Não existe uma resposta rápida. Temos que ser francos e, logo de cara, avisar que aqui você não vai encontrar uma receita pronta para copiar e colar. A agricultura sintrópica (também descrita como agrofloresta sucessional) não é um pacote tecnológico que pode ser comprado, nem um plano definitivo de design ajustável para todos os gostos. Ela é, antes de tudo, uma mudança no olhar. É uma nova proposta de leitura dos ecossistemas que abre caminho para que o agricultor aprenda a buscar suas respostas usando outro raciocínio, bem diferente do que estamos acostumados.

    A Agricultura Sintrópica é constituída por um conjunto teórico e prático de um modelo de agricultura desenvolvido por Ernst Götsch, no qual os processos naturais são traduzidos para as práticas agrícolas tanto em sua forma, quanto em sua função e dinâmica. Assim podemos falar em regeneração pelo uso, uma vez que o estabelecimento de áreas agrícolas altamente produtivas, e que tendem à independência de insumos e irrigação, tem como consequência a oferta de serviços ecossistêmicos, com especial destaque para a formação de solo, a regulação do microclima e o favorecimento do ciclo da água. Ou seja, o plantio agrícola é concomitante à regeneração de ecossistemas.

    Ao invés de receitas, há um conjunto de conceitos e técnicas que viabilizam o acesso a suas características fundamentais. O criador da Agricultura Sintrópica, Ernst Götsch, baseia sua cosmovisão transdisciplinar em muita ciência e a prática diária de mais de cinco décadas. A lógica que orienta sua tomada de decisão percorre um trajeto que nasce na ética de Kant e atravessa a física, a filosofia grega e a matemática. Ele também se apoia na biologia, química, ecologia e botânica, e se abastece da cena tecnológica do momento, adaptando técnicas e ferramentas de outras áreas. Portanto, a agricultura de Ernst Götsch se vale de um encadeamento coerente e sistemático de dados, livre de contradições internas, que não somente percorre uma narrativa lógica como também inclui uma expressão concreta no fim do caminho. Do planejamento à execução do plantio, há método, e há resultado prático. Mais que uma boa ideia, a Agricultura Sintrópica comprovadamente funciona, e pode responder aos maiores desafios sociais e ambientais do nosso tempo.

Disponível em: https://agendagotsch.com/pt/what-is-syntropic-farming/

O vocábulo “que” está empregado abaixo com função de conjunção em todas as suas ocorrências, MENOS na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • QUE :

    Conj. integrante X Pron. relativo

    CI

    estabelece a ligação de uma oração com outra; pode ser substituído por isto ou isso.

    PR

    substitui um substantivo, evitando a sua repetição; aparece após o substantivo que substitui; pode ser substituído por o qual (a)

    ✧ GAB: E ✧

  • GABA: E

    a) Conjunção Subordinativa Integrante (o "que" introduziu uma OSSOD)

    b) Conjunção Subordinativa Integrante (o "que" introduziu uma OSSOD)

    d) Locução conjuntiva explicativa

    e) Pronome relativo: veja que retoma termos anteriores (conceitos e técnicas) e pode ser substituído por "os quais"

  • Gabarito, E

    Que = Isso/Disso = Conjunção Integrante.

    Que = O qual (e variações) = Pronome Relativo:

    “(...) há um conjunto de conceitos e técnicas que viabilizam o acesso (...)”(3º parágrafo)

    (...) há um conjunto de conceitos e técnicas os quais viabilizam o acesso (...)

    Ademais, para fixar, destaca-se que Conjunções Integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e apostoConjunções integrantes: que, se.

    A luta continua !

  • ✅Letra E.

    Na alternativa correta, o QUE está exercendo a função de PRONOME RELATIVO, introduzindo uma oração SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA.

    Subordinada por haver DEPENDÊNCIA.

    Adjetiva por ser introduzida por pronomes relativos como: que, onde, cujo, o qual, a qual...

    Restritiva por estar SEM VÍRGULAS.

    Erros? Só avisar!! BONS ESTUDOS!!!

  • A questão é sobre a palavra "que" e quer que marquemos a alternativa em que o vocábulo “que” NÃO está empregado abaixo com função de conjunção. Vejamos:

     .

    A) “(...) e, logo de cara, avisar que aqui você não vai encontrar uma receita pronta para copiar e colar.” (1º parágrafo)

    Errado. Nesse caso, que é CONJUNÇÃO integrante e equivale a "isso". (avisar "ISSO" = que aqui você não vai encontrar...)

    Conjunção integrante: introduz oração subordinada substantiva. É mero conectivo oracional. As conjunções integrantes são representadas pelas conjunções "QUE" e "SE”. A oração pode ser trocada por "isso, nisso, disso". Ex.: Necessito de que me ajude. (= Necessito disso).

     .

    "QUE" pronome relativo equivale a O(A) (S) QUAL (IS) Ex.: O livro que eu li é ruim. (que = O QUAL)

    "QUE" conjunção integrante equivale a ISSO / ESSE (A) Ex.: Estou certo de que você passará nas provas. (= Estou certo DISSO)

     .

    B) “(...) abre caminho para que o agricultor aprenda a buscar suas respostas usando outro raciocínio, (...)” (1º parágrafo)

    Errado. "Que", nesse caso, faz parte da locução conjuntiva "para que" e é classificado como CONJUNÇÃO subordinativa final.

    Conjunções subordinativas finais: têm valor semântico de finalidade, objetivo, intenção, intuito...

    São elas: a fim de que, para que, que e porque (= para que)

    Ex.: Fazemos tudo, para que você passe nas provas.

     .

    C) “(...) bem diferente do que estamos acostumados.” (1º parágrafo)

    Errado. Nesse caso, que é CONJUNÇÃO integrante e equivale a "disso". (bem diferente "DISSO" = "do que estamos acostumados")

     .

    D) “(...) uma vez que o estabelecimento de áreas agrícolas altamente produtivas, (...)” (2º parágrafo)

    Errado. "Que", nesse caso, faz parte da locução conjuntiva "uma vez que" e é classificado como CONJUNÇÃO subordinativa causal.

    Conjunções subordinativas causais: têm valor semântico de causa, motivo, razão...

    São elas: porque, porquanto, como, uma vez que, visto que, já que, posto que, por isso que, na medida em que, dado que...

    Ex.: Uma vez que você está estudando bastante, suas chances de passar em concurso são enormes.

     .

    E) “(...) há um conjunto de conceitos e técnicas que viabilizam o acesso (...)”(3º parágrafo)

    Certo. Nesse caso, "que" é um pronome relativo, retoma "conceitos e técnicas", pode ser substituído por "os quais" e introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva (sem vírgula).

    Pronome relativo: introduz oração subordinada adjetiva. Exerce função sintática de sujeito, obj. direto, obj. indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito ou aposto. A palavra pode ser trocada por "o qual, a qual, os quais, as quais". Ex.: O livro que li era péssimo. (que = o qual)

     .

    Gabarito: Letra E 

  • Assertiva e

    “(...) há um conjunto de conceitos e técnicas que viabilizam o acesso (...)”(3º parágrafo)

  • A “(...) e, logo de cara, avisar que aqui você não vai encontrar uma receita pronta para copiar e colar.” (1º parágrafo) (ERRADA) OBS. Conjunção integrante. Basta substituir por: ISSO.

    B “(...) abre caminho para que o agricultor aprenda a buscar suas respostas usando outro raciocínio, (...)” (1º parágrafo)  (ERRADA) OBS. Conjunções Subordinativas Finais: Para que, A fim de que, que....

    C “(...) bem diferente do que estamos acostumados.” (1º parágrafo) (ERRADA) OBS. Conjunção integrante. Basta substituir por: DISSO= DE + ISSO

    D “(...) uma vez que o estabelecimento de áreas agrícolas altamente produtivas, (...)” (2º parágrafo)  (ERRADA) OBS. Conjunções Subordinativas Causais: Porque, Como, Já que, visto que, UMA VEZ QUE, dado que, sendo que....

    E “(...) há um conjunto de conceitos e técnicas que viabilizam o acesso (...)”(3º parágrafo)  (CORRETA)

  • A explicação da Thaís,08 de Abril de 2021 às 01:21,está completa.

  • Gabarito: letra "E".

    Na letra "E", a função do "que" é de pronome relativo.

  • gab e

     há um conjunto de conceitos e técnicas que viabilizam o acesso

    (aqui, o ''que'' é um pronome relativo. Podemos substituí-lo por ''as quais''

     há um conjunto de conceitos e técnicas as quais viabilizam o acesso

    (oração sub. adjetiva restritiva)

    Profs: Pablo \ Isabel \ Alexandre Soares S2

  • Gabarito E

    → O "que" para ser:

    Conjunção Integrante = pode ser trocado por "isso";

    • Logo, A, B, C e D são conjunções integrantes.

    Pronome Relativo = pode ser trocado por "o(s), a(s), qual(is)";

    • "E" é um pronome relativo: (...) há um conjunto de conceitos e técnicas que viabilizam o acesso (...) → (...) técnicas AS QUAIS viabilizam....

    Preposição = pode ser trocado por "de" ou é quando: verbo "ter" + que + infinitivo (R).

    ______________________________________________________________________

    Acerca da C e D:

    C. “(...) bem diferente do que estamos acostumados.” → Conjunção Comparativa ("(...) bem diferente DISSO...").

    D. “(...) uma vez que o estabelecimento de áreas agrícolas altamente produtivas, (...)” → Conjunção Causal (locução conjuntiva "uma vez que").