-
os seguintes critérios de classificação:
? C1: Custo do Serviço – neste critério é avaliado o preço de cada fornecedor pelo serviço a ser prestado;
? C2: Inteligência – neste critério verificamos se a empresa está atualizada frente às novidades tecnológicas e de gestão, visando garantir a integridade e patrimônio do cliente.
? C3: Segurança – Verificamos se a empresa possui um histórico de bons serviços prestados e seu compromisso com a confidencialidade.
? C4: Flexibilidade – Consideramos neste critério a flexibilidade da empresa frente a mudanças de procedimentos internos.
? C5: Sistema de Gestão da Qualidade – este critério avalia o comprometimento do fornecedor com a qualidade do serviço prestado.
-
Alguns requisitos a serem observados: entrega do objeto correto, na quantidade correta, no local apropriado e dentro do prazo acordado. Caso sejam detectados problemas, ações corretivas são tomadas pela organização, indo desde a procura por outros fornecedores até a substituição do bem solicitado por outro similar.
-
Eis que a literatura nos dá 3 autores e suas próprias definições de critérios quando da avaliação de fornecedores:
"Viana (2000) sugere que os fornecedores sejam avaliados através de quatro critérios: desempenho comercial, cumprimento de prazos de entrega,a qualidade do produto e desempenho do produto em serviço."
"Já Slack, Chambers e Johnston (2008) propõem cinco objetivos de desempenho: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo." "Adicionalmente, Corrêa e Corrêa (2009) propõem alguns subobjetivos, de acordo com os objetivos de desempenho para custo/preço (custo de produzir e custo de servir), velocidade (acesso, atendimento, cotação, entrega), confiabilidade (pontualidade, integridade, segurança, robustez), qualidade (desempenho, conformidade, consistência, recursos, durabilidade, confiabilidade, limpeza, conforto, estética, comunicação, competência, simpatia e atenção) e flexibilidade (produtos, mix, entregas, volume, horários, área)."
-
Gabarito: D
-
Letra D.
As empresas deverão ser avaliadas nos seguintes momentos:
1. No processo de cadastramento;
2. Na entrada da mercadoria;
3. Na entrada do serviço;
4. No processo de inspeção;
5. No gerenciamento do contrato.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/fontes-de-fornecimento-fornecedores/65181
-
a questão explica e dá uma definição mais objetiva da avaliação de fornecedores do que os comentários do colegas. Vamos simplificar pessoal!!!, concurseiro estuda por resumos, mapas mentais, macetes, dicas e mnemônicos.
-
GABARITO: LETRA D
Normalmente em empresas de grande porte a aprovação de um novo fornecedor não é responsabilidade da área de Compras e sim do setor de Engenharia de Desenvolvimento ou Engenharia de Produto; o comprador funciona como interface entre o provável fornecedor e a empresa, ou seja, coleta dados e informações cadastrais, visita das instalações, recebe amostra do produto a ser fornecido.
Esses parâmetros de avaliação e aprovação seriam:
a) quanto ao preço;
b) quanto à qualidade;
c) quanto às condições de pagamento;
d) quanto às condições de embalagem e transporte.
Após a aprovação e o preenchimento de todos os quesitos* dá-se início ao fornecimento normal. Deve-se então fazer a análise inicial das entregas para avaliar
se há:
a) cumprimento dos prazos de entrega estabelecidos;
b) manutenção dos padrões de qualidade estabelecidos;
c) política de preços determinada;
d) assistência técnica.
FONTE: Administração de Materiais - Uma Abordagem Logística - Marco Aurélio P. Dias.
-
Desempenho Comercial, Cumprimento de Prazos de Entrega, Qualidade do Produto, Desempenho do Produto ou serviço.
-
o que é ''desempenho comercial''?