A questão é multidisciplinar e exige conhecimento sobre o Decreto n. 1.171/94 (Código de Ética do Servidor Público) e da Lei n. 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:
I. É permitido ao servidor público admitir que perseguições, antipatias ou interesses de ordem pessoal interfiram negativamente no trato com os usuários dos serviços ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores.
Falso. Na verdade, é vedado. Aplicação do Decreto n. 1.171/94 (Código de Ética do Servidor Público), Seção III, XV, "f": XV - E vedado ao servidor público; f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;
II. O respeito às manifestações culturais, étnicas e religiosas, e o respeito mútuo como condição necessária para o convívio social democrático, são alguns conteúdos que devem ser trabalhados na escola para que o aluno evolua em sua formação.
Verdadeiro. Aplicação do art. 1º, da LDB: Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Portanto, o item I é falso e o item II é verdadeiro.
Gabarito: C