SóProvas


ID
5140993
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Águas da Prata - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A administração pública contratou a empresa de Lupércio para demolição de um prédio público em ruínas da cidade de Massachussets do Sul. A demolição foi combinada para o dia 24 de fevereiro. No dia combinado, a empregados de Lupércio chegaram com as máquinas, porém, a prefeitura não havia desapropriado o terreno que estava com muitos moradores de rua dentro. De acordo com a narrativa do caso hipotético, assinale abaixo a alternativa que corresponde ao contrato administrativo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Fato da Administração: de acordo com Hely Lopes Meirelles e Maria Sylvia Zanella Di Pietro, o fato da Administração consiste na ação ou omissão da Administração contratante, sem natureza geral, que retarda ou impede a execução do contrato. Exemplo: Administração não providencia desapropriações necessárias para a dupli​cação de rodovia.

    FONTE: Manual de Direito Administrativo (2019) - Alexandre Mazza. 

  • GAB. A

    Teoria da IMPREVISÃO

    Fato da Administração → Atos ou Omissões da Adm. que incidem DIRETAMENTE no contrato.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB

  • Complemento :

    →Fato da administração –(atinge diretamente o contrato, forma explícita) quando a atuação específica do Poder Público atingir diretamente o contrato, retardando ou impedindo sua execução →(rompimento do contrato ) →(rompimento do aluguel antes do prazo)→ é uma das causas que impossibilitam o cumprimento do contrato administrativo pelo contratado.

    →Fato do príncipe – (atinge indiretamente o contrato, forma implícita) o desequilíbrio contratual ou desequilíbrio econômico-financeiro, também é causado pelo poder público e, por esta atuação, haverá necessidade de recomposição do preço. Ocorre que, neste caso, há uma atuação extracontratual (geral e abstrata) do ente estatal que termina por atingir diretamente a relação contratual.

  • Gab. A

    Síntese que pode ajudar a responder questões relacionadas:

    Fato do Príncipe, Fato da Administração, Caso Fortuito e Força Maior, Interferências Imprevisíveis

     * Constitui cláusula implícita de todo contrato administrativo.

     Fato do Príncipe: atos gerais do estado que oneram indiretamente o contrato. Ex.: uma lei que aumenta os impostos.

    Fato da Administração: atos e omissões que atuam diretamente no contrato. Ex.: atraso no pagamento por mais de 90 dias.

    Caso Fortuito ou Força Maior: eventos imprevisíveis ou inevitáveis que impedem ou oneram a execução do contrato. Pode ser evento humano, ex.: greve dos caminhoneiros ou evento da natureza, ex.: inundações.

    Interferências Imprevistas: fatos imprevistos preexistentes que oneram, mas não impedem a execução. Ex.: um solo mais rochoso mais duro do que o previsto, onde será necessário utilizar equipamentos mais modernos com o custo maior. 

    Bons estudos!

  • A questão contém em seu enunciado descrição de situação hipotética em que o contratado, sem culpa, não pôde executar o contrato.

    Para resolver a questão, vejamos cada um dos institutos jurídicos abordados em suas alternativas.

    Fato da administração é a ação ou omissão da Administração Pública que impede que, tendo relação com o objeto de contrato administrativo, impede o particular contratado de executar o contrato. O fato da administração, portanto, é uma das causas de impedimento da execução do contrato pelo contratado.

    Cláusulas exorbitantes são cláusulas dos contratos administrativos que concedem prerrogativas à Administração Pública, colocando-a em posição de superioridade em relação ao particular. As cláusulas exorbitantes seriam ilícitas em contratos privados em que as partes ocupam posições iguais, mas são lícitas nos contratos administrativos em que a Administração Pública goza de algumas prerrogativas em relação ao particular para que possa defender e garantir o interesse público.

    Cláusula de descumprimento e cláusula conclusiva não são conceitos ou institutos do direito administrativo.

    Verificamos que, na situação descrita na questão, o particular não pode executar o contrato em razão da omissão da Administração Pública em desapropriar e liberar o local em que a demolição deveria ser realizada. O enunciado, portanto, se refere a um fato da administração, de modo que a alternativa correta é a alternativa A.

    Gabarito do professor: A.  

  • GABARITO - A

    Não confunda:

    Fato da Administração - " VASCILO DA ADM"

    Fato da Administração consiste em toda ação ou omissão do Poder Público que, incidindo direta e especificamente sobre o contrato, retarda ou impede sua execução.

    Fato do Príncipe - " IMPREVISÃO " acontecimento INdireto

    Segundo leciona Hely Lopes Meirelles, fato do príncipe consiste em toda determinação estatal, positiva ou negativa, geral, imprevista e imprevisível, que onera substancialmente a execução do contrato administrativo.