SóProvas


ID
5142184
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CIAS-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Você é um profissional do SAMU do interior, está de plantão, e às 3 horas da madrugada recebe um chamado para socorrer uma vítima de queda em residência. Chegando ao local, você aborda a vítima que se apresenta sem resposta e com um sangramento pequeno na cabeça e pelo nariz. Ao ver a vítima, seu parceiro se desespera e fala para você que vocês devem removê-la logo, antes que ela morra. Você não soube controlar a situação e acabou cedendo. Chegaram na unidade 24 horas da cidade, que também é UBSF onde trabalham, e não havia vaga. Como não houve comunicação prévia, pediram para aguardar até resolverem o encaminhamento da vítima. Durante a espera, a vítima retoma a consciência e vocês percebem que o sangramento é pequeno, que ela é diabética, porém teve uma crise de hipoglicemia, desmaiou, caiu e bateu a cabeça e o rosto, mas aparentemente está tudo bem, vocês tentam argumentar na unidade 24 horas para que ela possa ser atendida ali mesmo.

Com base no caso, responda à próxima questão. 

Ao transportar o paciente imediatamente, por orientação do seu parceiro, você feriu um requisito geral para ser profissional do SAMU, exigido pela Portaria nº 2.048/02. Qual?

Alternativas
Comentários
  • 1.1.1.3 - Técnico de Enfermagem: Profissional com Ensino Médio completo e curso regular de Técnico de Enfermagem, titular do certificado ou diploma de Técnico de Enfermagem, devidamente registrado no Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdição. Exerce atividades auxiliares, de nível técnico, sendo habilitado para o atendimento Pré-Hospitalar Móvel, integrando sua equipe, conforme os termos deste Regulamento. Além da intervenção conservadora no atendimento do paciente, é habilitado a realizar procedimentos a ele delegados, sob supervisão do profissional Enfermeiro, dentro do âmbito de sua qualificação profissional.

    Requisitos Gerais: maior de dezoito anos; disposição pessoal para a atividade; capacidade física e mental para a atividade; equilíbrio emocional e autocontrole; disposição para cumprir ações orientadas; disponibilidade para re-certificação periódica; experiência profissional prévia em serviço de saúde voltado ao atendimento de urgências e emergências; capacidade de trabalhar em equipe; disponibilidade para a capacitação discriminada no Capítulo VII, bem como para a re-certificação periódica.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt2048_05_11_2002.html