SóProvas


ID
5142643
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Vista Serrana - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A cisão dos objetos é a responsável pela criação de objetos bons e maus, a cisão dos impulsos é a que separa o amor e ódio. A idealização, na posição ______________, é muito intensa, não apenas porque o amor e ódio permanecem amplamente cindidos, mas porque a construção de um objeto muito bom (idealizado) é necessária para combater a periculosidade extrema dos objetos _______________. Segundo Klein, a defesa mais primitiva contra a _____________.

Fonte:
http://apvp.com.br/biblioteca/biblioteca_120.pdf

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    "A cisão dos objetos é a responsável pela criação de objetos bons e maus, a cisão dos impulsos é a que separa o amor e ódio. A idealização, na posição esquizo-paranóide, é muito intensa, não apenas porque o amo r e ódio permanecem amplamente cindidos, mas porque a construção de um objeto muito bom (idealizado) é necessária para combater a periculosidade extrema dos objetos persecutórios. Segundo Klein, a defesa mais primitiva contra a angústia." "


  • A questão refere-se à teoria de Melanie Klein.


    Trata-se da literalidade do texto que foi utilizado de apoio pela banca:


    “A cisão dos objetos é a responsável pela criação de objetos bons e maus, a cisão dos impulsos é a que separa o amor e ódio. A idealização, na posição esquizoparanóide, é muito intensa, não apenas porque o amor e ódio permanecem amplamente cindidos, mas porque a construção de um objeto muito bom (idealizado) é necessária para combater a periculosidade extrema dos objetos persecutórios. Segundo Klein, a defesa mais primitiva contra a ansiedade."


    A teoria das relações objetais de Melanie Klein tem como foco as relações que o bebê realiza com o objeto, o qual existem duas posições relacionais: a esquizoparanoide e a depressiva.


    De acordo com Klein, ao nascer, o bebê tem um ego arcaico, não integrado, que o faz não compreender o objeto como total, mas apenas parte dele, ou seja, são objetos cindidos. Nesse sentido, ele percebe o seio bom como aquele gratificante que o amamenta e traz sensações de bem estar; e percebe um outro seio, o seio mau, que o provoca sentimentos de destruição e agressividade. É necessário que o objeto bom seja mais presente que o objeto mau, já que este ocasiona ansiedade persecutória diante da iminência fantasiosa do bebê em ser destruído por ele. Esse primeiro estágio é da posição esquizoparanóide.


    Gabarito da professora: Letra A.