SóProvas


ID
5144689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Com base no disposto na legislação relativa ao direito empresarial e societário e na jurisprudência sobre esses ramos do direito, julgue o item a seguir.


No caso de morte do sócio comanditário de uma sociedade em comandita simples, dissolve-se, em relação a ele, a sociedade caso não haja disposição no sentido de permitir a continuação das atividades com os seus sucessores.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    CC- Art. 1.050. No caso de morte de sócio comanditário, a sociedade, salvo disposição do contrato, continuará com os seus sucessores, que designarão quem os represente.

    -----------------------------------

    Lembrando que, de acordo com o art.1045 do CC, na sociedade em comandita simples tomam parte sócios de duas categorias:

    1) os comanditados, pessoas físicas, responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais; e

    2) os comanditários, obrigados somente pelo valor de sua quota.

  • A Sociedade em Comandita Simples possui dois tipos de sócios, com responsabilidade mista:

    Comanditados: Pessoas FÍSICAS, responsáveis SOLIDÁRIA e ILIMITADAMENTE pelas obrigações sociais;

    Comanditários: Pessoas FÍSICAS OU JURÍDICAS obrigados somente pelo valor de sua quota (responsabilidade LIMITADA).

    São aplicadas subsidiariamente as normas da Sociedade em Nome Coletivo, nos quais forem compatíveis com a Sociedade em Comandita Simples, cabendo aos Comanditados os mesmos direitos e obrigações dos sócios da Sociedade em Nome Coletivo.

    administração dos atos de gestão da sociedade cabe aos sócios Comanditados, não podendo os Comanditários praticá-la, tampouco fazer constar seus nomes na FIRMA social, já que atuam como meros investidores, sob a pena de responderem como os Comanditados:

    Art. 1.047. Sem prejuízo da faculdade de participar das deliberações da sociedade e de lhe fiscalizar as operações, não pode o comanditário praticar qualquer ato de gestão, nem ter o nome na firma social, sob pena de ficar sujeito às responsabilidades de sócio comanditado.

    Comanditário pode participar das deliberações e fiscalizar as operações e NÃO é obrigado à reposição de lucros recebidos de boa-fé e de acordo com o balanço. Além disso, PODE ser constituído como procurador da sociedade, com poderes especiais para determinado negócio.

    Diminuído o capital social por perdas supervenientes, não pode o comanditário receber quaisquer lucros, antes de reintegrado aquele (art. 1.049, parágrafo único, CC).

    Na hipótese de morte do sócio comanditário, a sociedade continuará com seus sucessores, salvo disposição contratual.

  • Errado

    Art. 1.045. Na sociedade em comandita simples tomam parte sócios de duas categorias: os comanditados, pessoas físicas, responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais; e os comanditários, obrigados somente pelo valor de sua quota.

    Parágrafo único. O contrato deve discriminar os comanditados e os comanditários.

     Morrendo o sócio comanditário, a sociedade não se dissolve, continuando com os sucessores do falecido, que designarão quem os represente, conforme prevê o art. 1.050 do CC, que fundamenta a assertiva: 

     

    Art. 1.050. No caso de morte de sócio comanditário, a sociedade, salvo disposição do contrato, continuará com os seus sucessores, que designarão quem os represente.

  • comanditário não é otário, logo tem responsabilidade limitada. Já o comanditado é o otário que leva a bucha, pois responde ilimitadamente. (consegui gravar assim)

  • DICA: O comanditado é um coitado, responde ilimitado.

  • A questão tem por objeto tratar das sociedades e, comandita simples. A sociedade em comandita simples encontra-se prevista nos art. 1.045 a 1.051, CC. É um tipo societário que também caiu em desuso, tendo em vista a responsabilidade ilimitada e solidária dos sócios comanditados. A sociedade em comandita simples poderá ser empresária (exerce empresa – registro no RPEM) ou simples (não exerce empresa – registro no RCPJ).

     Esse tipo societário, por contemplar duas modalidades de sócios, deverá discriminar no contrato social: a) os sócios comanditados, que devem ser obrigatoriamente pessoas físicas e respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais; e b) os Sócios comanditários, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas e são responsáveis limitadamente pelo valor de suas cotas. Aos sócios comanditados cabem os mesmos direitos e obrigações dos sócios da sociedade em nome coletivo.


    No caso de morte do sócio comanditário de uma sociedade em comandita simples, dissolve-se, em relação a ele, a sociedade caso não haja disposição no sentido de permitir a continuação das atividades com os seus sucessores.


    Ocorrendo a morte de sócio comanditário, a sociedade, salvo disposição do contrato, continuará com os seus sucessores, que designarão quem os represente.


    A dissolução da sociedade em nome coletivo ocorrerá pelas hipóteses previstas no art. 1.044, CC, e, ainda, quando a sociedade permanecer unipessoal por mais de 180 dias (art. 1.051, CC). Quando a ausência de pluralidade de sócio for na modalidade 'comanditado' (morte, por exemplo), os comanditários nomearão administrador provisório para praticar, durante o prazo de 180 dias (art. 1.033, §único, CC), os atos da administração, sem assumir a condição de sócio, mas apenas de administrador provisório.




    Gabarito do professor: ERRADO


    Dica: Aplicam-se à sociedade em comandita simples as normas da sociedade em nome coletivo, que é regida subsidiariamente pelas normas de sociedade “simples pura" (art. 997 a 1.038, CC). 

  • DICA DE UM COMENTÁRIO DO QC:

    COMANDITADO : ADVOGADO (tem mais dinheiro, responde solidária e ilimitadamente);

    COMANDITÁRIO: ESTAGIÁRIO (tem menos dinheiro, responde somente pelo valor de sua quota)

  • Morte do Comanditado: dissolução parcial da sociedade

    Morte do Comanditário: continuará com os sucessores.

  • O que eu entendi dessa assertiva era que a sociedade não será dissolvida no seu total, mas somente no sentido de exclusão do sócio falecido (que ao meu ver é bem plausível caso não haja disposição contratual em contrário).

    Segue o jogo...

  • Artigo 1.050, CC: "No caso de morte de sócio comanditário, a sociedade, salvo disposição do contrato, continuará com os seus sucessores, que designarão quem os represente".

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 1.050. No caso de morte de sócio comanditário, a sociedade, salvo disposição do contrato, continuará com os seus sucessores, que designarão quem os represente.

  • Interessante. A sociedade em comandita simples é uma sociedade personificada, entretanto, essa questão está classificada em sociedades não personificadas.

  • A morte do sócio comanditário, em regra, faz com que a sociedade continue com seus sucessores, que nomearão que os represente.

  • Art. 1.050. CC No caso de morte de sócio comanditário, a sociedade, salvo disposição do contrato, continuará com os seus sucessores, que designarão quem os represente.