SóProvas


ID
5144725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito da ordem econômico-financeira na Constituição Federal de 1988, julgue o item a seguir.


A livre iniciativa impede a interferência do poder público no exercício das profissões e atividades econômicas.

Alternativas
Comentários
  • É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei (Constituição Federal, artigo 170, parágrafo único).

    Gabarito: ERRADO

  • A livre iniciativa é a regra em nossa Constituição,mas pode sofrer limitação pelo Poder Público em alguns casos. Um exemplo é a interferência do Poder público em determinada atividade econômica para garantir a livre concorrência.

    Art. 5°, XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;

    Gabarito ERRADO

  • Gab: Errado

    Trata-se de norma constitucional de eficácia contida, o que significa dizer que é possível sim a interferência do poder público no exercício das profissões por meio de lei que estabeleça qualificações profissionais.

    Assim estabelece o artigo 5o, XIII da CF "é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer"

  • Errado

    Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

    .....

    Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei

    Também o exercício de qualquer ofício ou profissão poderá se sujeitar às exigências que a lei estabelecer:

    Art. 5º.....

    XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;

  • GABA ERRADO

    norma de eficácia contida.

    explico.

    ainda que haja um preceito constitucional da livre iniciativa como fundamento da República Federativa do Brasil e que esteja tal norma prevista no artigo 5 que versa sobre direitos e garantias fundamentais. A própria norma da a possibilidade do poder público restringir nos casos previstos em lei.

    5o, XIII da CF "é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer"

    exemplo:

    Eu posso abrir um mercado, mas o código de defesa do consumidor(uma lei infraconstitucional) me proíbe de ter determinadas condutas.

    exemplo²:

    Eu posso cursar medicina, mas eu preciso do CRM para poder atuar na profissão.

    pertencelemos!

  • o gabarito é errado, mas eu juro que eu queria que fosse certo na realidade : /

  • Trata-se de questão sobre ordem econômica e financeira.

    A livre iniciativa impede a interferência do poder público no exercício das profissões e atividades econômicas.

    ERRADO. O art. 170, parágrafo único assegura a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, mas ressalva expressamente os casos previstos em lei. Portanto, é permitida a interferência do poder público no exercício das profissões e atividades econômicas.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: errado.

  • Não prestei esse concurso, mas aparentemente não estava tão difícil, sempre que aparece alguma questão é bem tranquila.

  • Acrescento:

    A norma que diz: " Art. 5°, XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer "

    É de eficácia contida !

  • Algumas profissões podem ser regulamentadas por lei que crie requisitos para atuação. Ex: para ser advogado é preciso seguir todos os requisitos previstos na lei 8906/94.
  • GABARITO: ERRADO

    Art. 170, Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.      

  • mas pera ai, nao ensinam que a regra esta certa? se estivesse escrito "nunca" "jamais" ai sim, mas a regra é nao interferir... nao entendi