SóProvas


ID
5146378
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Laguna - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A doença renal crônica (DRC) é uma condição que origina inúmeras dúvidas junto do doente, relativamente à sua alimentação e ao modo como poderá aderir e corresponder da melhor forma às indicações nutricionais e alimentares do seu plano de tratamento. O tratamento nutricional implica, quase sempre, alteração de hábitos alimentares que, muitas das vezes, são difíceis de aceitar pelos doentes. Sobre a terapia nutricional na DRC é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Mesmo havendo algumas incertezas quanto à quantidade de proteína a ser prescrita para os diferentes estágios da DRC, a maioria dos guias práticos e pesquisadores da área recomenda dietas que contenham entre 0,6 e 0,8 g/kg/dia, particularmente para pacientes nos estágios 3 a 5 (não dialítico) da DRC. Para os estágios mais precoces da doença (1 e 2), recomenda-se uma dieta com uma quantidade normal de proteína em torno de 0,8 a, no máximo, 1 g/kg/dia.

    Cupari 3 edição 2014

  • Para pacientes adultos com DRC G3-5D

    • Fósforo

    deve ser ajustada para manter os níveis séricos do mineral dentro da normalidade. Restrição deve ser indicada na presença de hiperfosfatemia persistente e progressiva, e após a avaliação, também, de níveis séricos de cálcio e paratormônio (PTH). A intervenção em nutrição deve considerar não somente a quantidade de fósforo, mas suas fontes dietéticas e a presença de aditivos em alimentos processados.

    • Potássio,

    de forma prudente, deve ser ajustada para manter os níveis séricos dentro da normalidade.

    • sódio

    é recomendada em <2,3 g/dia, em conjunto com intervenções farmacológicas aplicáveis.

    BRASPEN J 2021; 36 (2o Supl 2): 2-22