SóProvas


ID
5146657
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ministro Andreazza - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os testes psicológicos costumam ser descritos como padronizados por dois motivos, ambos contemplam a necessidade de objetividade no processo de testagem. Diante do exposto pode-se dizer que os motivos são:
I- a relação dos testes com a estatística;
II- estarem ligados à uniformidade de procedimentos em todos os aspectos importantes da administração, avaliação e interpretação dos testes;
III- o sentido da padronização diz respeito ao uso de padrões para a avaliação dos resultados. Estes padrões costumam ser normas derivadas de um grupo de indivíduos – conhecidos como amostra normativa ou de padronização – no processo de desenvolvimento do teste;
IV- os padrões usados para avaliar os resultados de um teste devem indicar a diversidade do sentido deles;
V- o objetivo de conhecer as habilidades e níveis de socialização.
Dos itens acima descritos, estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    A questão pede as justificativas pelas quais é necessário haver objetividade no processo de testagem.

    I) Errada. O fato do teste estar relacionado com a estatística diz respeito ao seu desenvolvimento e não à objetividade da sua aplicação.

    II) Correta. Essa é a finalidade da padronização e normatização, apresentar uma forma consistente de avaliação, aplicação e interpretação dos resultados de um teste. Aqui, aparentemente a banca tratou a padronização e normatização como sinônimos.

    III) Correta. Aqui temos o mesmo raciocínio da II.

    IV) Errado. A padronização está relacionada às finalidades já apresentadas anteriormente. Essa avaliação de padrões citada indica justamente a consistência dos resultados e não sua diversidade.

    V) Errada. Aqui está um construto que determinado teste pode avaliar.

  • Achei estranha essa questão por conta do item III. Fiquei na dúvida pois fala de avaliação de resultados. Se pensarmos de maneira mais genérica, podemos dizer que sim, porém, faz-se uma diferenciação entre padronização e normatização. Na padronização, refere-se a uniformidade da APLICAÇÃO dos teste, já a parte de resultados estaria mais associada a normatização, que refere-se a uniformidade na INTERPRETAÇÃO dos escores do teste.

    Porém, o item III foi copiado e colado do Capítulo 1 INTRODUÇÃO AOS TESTES PSICOLÓGICOS E SEUS USOS de Fundamentos da Testagem Psicológica de Susana Urbina.

    https://www.larpsi.com.br/media/mconnect_uploadfiles/c/a/cap_01_4_.pdf