SóProvas


ID
5147068
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Carneirinho - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A senescência começa com a concepção e termina com a morte. Durante os períodos iniciais de crescimento, predomina o anabolismo e, depois da maturidade fisiológica, o catabolismo. O envelhecimento é marcado por perda progressiva da massa corpórea e mudanças na maioria dos órgãos e sistemas. Sobre o envelhecimento e os fatores clínicos que interferem no padrão alimentar do idoso, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F as falsas.

( ) O aumento da produção de saliva no idoso é potencializada pelo uso de vários medicamentos.
( ) A hipocloridria secundária à redução do número de células parietais pode levar à disbiose intestinal com alteração da estrutura e da função intestinal, promovendo obstipação e perdas nutricionais.
( ) A disponibilidade e a absorção de cálcio no intestino delgado estão diminuídas, contribuindo para a deficiência de cálcio e o desenvolvimento da raquitismo do idoso.
( ) A redução da motricidade do aparelho digestivo e a redução da ingestão hídrica, devido às alterações no mecanismo da sede, podem levar à constipação e à desidratação.
( ) A digestão proteica, bem como o aproveitamento de ferro e vitamina B12, podem estar comprometidos em consequência da diminuição do ácido clorídrico e do fator intrínseco, colocando o idoso em risco de anemia megaloblástica e perda excessiva de massa magra.

A alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:  

Alternativas
Comentários
  • ( F) O aumento da produção de saliva no idoso é potencializada pelo uso de vários medicamentos.

    ( V) A hipocloridria secundária à redução do número de células parietais pode levar à disbiose intestinal com alteração da estrutura e da função intestinal, promovendo obstipação e perdas nutricionais.

    (F ) A disponibilidade e a absorção de cálcio no intestino delgado estão diminuídas, contribuindo para a deficiência de cálcio e o desenvolvimento da raquitismo do idoso.

    (V ) A redução da motricidade do aparelho digestivo e a redução da ingestão hídrica, devido às alterações no mecanismo da sede, podem levar à constipação e à desidratação.

    ( V) A digestão proteica, bem como o aproveitamento de ferro e vitamina B12, podem estar comprometidos em consequência da diminuição do ácido clorídrico e do fator intrínseco, colocando o idoso em risco de anemia megaloblástica e perda excessiva de massa magra.