SóProvas


ID
5148799
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na glicólise, que ocorre fora da mitocôndria, a molécula de glicose que possui 6 carbonos, é quebrada em outras duas moléculas que possui 3 carbonos cada uma. Essas novas moléculas formadas após a quebra da glicose recebem o nome de:

Alternativas
Comentários
  • B) PIRUVATO.

    A glicólise (do grego glykos, açúcar, e lysis, quebra) é um processo anaeróbio, ou seja, sem a presença de oxigênio, que ocasiona a degradação da glicose (CHO). Nessa via metabólica, que ocorre no citoplasma das células de todos os seres vivos, acontece a formação de ácido pirúvico (CHO) e de moléculas de ATP.

  • Gabarito: B

    A glicólise ocorre no citoplasma da célula, por intermédio de enzimas, chamadas de desidrogenases, livres no citosol. A glicólise representa o início da desmontagem da glicose, através da quebra dessa molécula, composta por seis átomos de carbono, em duas moléculas de piruvato (ácido pirúvico) – C3H4O3, composta por três átomos de carbono cada. Portanto, para que a glicólise ocorra, a célula precisa gastar 2 ATPs. Porém, o saldo intermediário da glicólise rende 4 ATPs, assim, o saldo final do processo rende de 2 ATPs à célula.

    Fonte: Material do Gran Cursos

  • Piruvato ou ácido pirúvico (C3H4O3)